E3 2017 acontece de 13 a 15 de junho

Por Redação | 17.06.2016 às 14:34

Como já é tradição, em seu último dia de portas abertas, a E3 já marcou as datas de seu evento para o ano que vem. Em 2017, a maior feira ocidental de games deve acontecer entre os dias 13 e 15 de junho, mais uma vez na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. O centro de convenções também será o mesmo de sempre, onde permanece há mais de 20 anos.

O foco na realidade virtual, a antecipação por novas versões do PlayStation 4 e Xbox One, e acima de tudo, os grandes anúncios, levaram mais de 70 mil pessoas a participar da E3 2016. De acordo com os números oficiais, foram mais de 50 mil visitantes entre jornalistas, personalidades, analistas de mercado, produtores de conteúdo e membros de equipes de desenvolvimento e produção, além das equipes de empresas e expositores.

Além disso, outros 20 mil fãs participaram da E3 Live, espécie de feira paralela voltada especificamente para os visitantes que não são membros da indústria ou da imprensa. 2016 foi o primeiro ano a receber um espaço dedicado apenas a esse público, com ingressos gratuitos distribuídos pela internet na base do “quem chegar primeiro”, e esgotados em apenas algumas horas.

A promessa era de demonstrações de alguns dos anúncios e contato com desenvolvedores, além de shows musicais. Entretanto, essa parte da E3 2016 foi bastante criticada, justamente, pela ausência de atrações, com pouquíssimos estandes, quase nenhum dos games que estavam disponíveis dentro do Los Angeles Convention Center e mais locais de venda de merchandising do que inovações para serem experimentadas pelos visitantes.

A E3 2016 não foi a maior da história em número de visitantes, mas de acordo com a organização, bateu todos os recordes anteriores nas redes sociais. No Twitter, foram mais de sete milhões de postagens durante o evento, 500 mil curtidas em fotos relacionadas à feira no Instagram e 42 milhões de pessoas assistindo pelo Twitch às diferentes transmissões das empresas durante os três dias de portas abertas.

Por dentro, também muitas atrações. Segundo a ESA, que organiza a E3, foram 1.600 produtos apresentados ao público neste ano, entre jogos, dispositivos, conceitos, produtos e merchandising, disponíveis em espaços divididos entre 250 expositores.

Fontes: ESA, VG24/7