Publicidade

E3 2016: o que esperar da maior feira de games do mundo

Por| 09 de Junho de 2016 às 10h37

Link copiado!

E3 2016: o que esperar da maior feira de games do mundo
E3 2016: o que esperar da maior feira de games do mundo

A maior feira de games do mundo acontece entre os dias 12 e 16 de junho e, como de costume, promete trazer muitas novidades para toda a indústria. No entanto, ao contrário do que estamos habituados a ver nos anos anteriores, a edição da 2016 da feira tem tudo para ser bem diferente daquilo que vimos antes.

Isso porque a E3 2016 já se desenha bastante atípica. É claro que ainda teremos uma tonelada de anúncios vindo por aí, algumas surpresas, vários vazamentos e outros pequenos acontecimentos que sempre fazem parte do show. Porém, paralelo a tudo isso, temos as grandes jogadas das gigantes. Com rumores bastante fortes vindo de todos os lados, a feira promete ser histórica por marcar a apresentação de novas tecnologias da Sony, Microsoft e Nintendo.

E não falamos apenas do ano da realidade virtual. O PlayStation VR chega em outubro e já sabemos praticamente tudo o que precisamos sobre ele, assim como o HoloLens vem para nos encantar mais uma vez e receber mais alguns detalhes sobre seu lançamento. Só que a promessa é um pouco maior e devemos ter também novos consoles aparecendo no evento. Já sabemos que o NX não vai dar as caras, mas é quase certo que teremos o tal PS4.5, apelidado de Neo, e até uma versão melhorada do Xbox One.

Continua após a publicidade

Assim, por mais que muita gente goste de dizer que a E3 está perdendo a sua relevância, é impossível ficar alheio a ela. Ainda que algumas empresas tenham desistido de participar e outras tenham optado por montar seu próprio evento paralelo, a verdade é que a E3 continua sendo o grande palco para as novidades dos games e, em 2016, isso não vai ser diferente.

Novos consoles e tecnologias

A conferência da Sony é uma das mais aguardadas desta E3 exatamente pela quantidade de novidades que ela deve apresentar. O PlayStation VR deve ser um dos principais destaques da apresentação, tendo mais detalhes sobre seu lançamento, sobretudo relacionado à data. Sabemos que é em outubro, mas não exatamente quando — e a resposta pode aparecer aí. Aposte também em possíveis bundles trazendo o PS4 juntamente com os óculos de realidade virtual.

Aliás, falando no console, não podemos nos esquecer do tão comentado Neo, a versão atualizada do PlayStation 4, apelidado carinhosamente de PS4.5 ou mesmo PS4K, em referência à suposta função que permite suporte à resolução Ultra HD. Muita gente torceu o nariz para a novidade, mas não podemos esquecer que essa é uma prática bem comum dentro da indústria e que vemos sendo repetida geração após geração. Afinal, como você acha que o dono do PS3 Fat ficou quando soube do lançamento do Slim? Pois é.

Continua após a publicidade

A verdade é que o tal Neo realmente parece bastante promissor. Além da melhoria na resolução, a promessa é que seu hardware também passe por melhorias e seja capaz de trazer gráficos bem melhores que o do PS4 original — o que ajudou a aumentar a birra de muita gente.

Porém, por mais que muita gente dê esse anúncio como certo, ainda restam muitas questões a serem respondidas. Além do preço e das próprias funcionalidades, o ponto que mais chama a atenção é sobre o rumor que dizia que o novo console teria games exclusivos que o PS4 tradicional não rodaria. Esse é o principal temor do pessoal e que só vamos descobrir se é algo real ou não na próxima segunda-feira (13).

Já em relação aos jogos, pouco se sabe sobre o que está por vir. Há quem acredite que devemos ver uma nova leva de relançamentos, desta vez focados na resolução 4K. Porém, é muito mais provável que tenhamos títulos inéditos aparecendo e aproveitando o poder de fogo desse novo hardware, como o possível God of War 4, cujas artes conceituais já vazaram por aí.

Continua após a publicidade

Também devemos ver mais jogos de realidade virtual sendo apresentados, assim como games anunciados na última E3 e que não foram mais comentadas. Inclua nessa lista Shenmue 3, Hellblade, The Last Guardian e Horizon: Zero Dawn. Pelo menos um deles deve ter sua data de lançamento revelada. Se houver mais coisas do que isso, a Sony está fazendo um excelente trabalho em guardar segredo.

A retomada da Nintendo?

Não é segredo para ninguém que o Wii U é um grande problema na vida da Nintendo e que ela precisa urgentemente dar a volta por cima. Tanto que a própria empresa apareceu na E3 2015 para falar que veríamos seu próximo console na edição seguinte da feira. Pois bem, a E3 2016 está aí e, com ela, as tão esperadas respostas sobre o misterioso NX.

Continua após a publicidade

O problema é que a empresa já disse que não vai levar o seu novo console para a feira. Até o momento, não sabemos absolutamente nada sobre ele e as coisas devem continuar assim por mais um tempo. As razões para esse chá de sumiço não foram reveladas, mas acredita-se que o anúncio de novas versões do PS4 e do Xbox One pudesse ofuscar a plataforma e, por conta disso, a Nintendo optou por adiar a revelação. Outros rumores afirmam que houve um atraso na produção do aparelho, visto que a empresa decidiu adicionar suporte à realidade virtual.

De qualquer forma, tudo o que temos até agora são imagens falsas de um controle que apareceram recentemente na internet e muita especulação. Assim, voltamos à estaca zero sobre o que esperar do aparelho. Há quem diga que o NX vai integrar o sucessor do Wii U e do 3DS, sendo um híbrido de portátil e sistema de mesa. Porém, a única coisa certa é que a Nintendo deve correr atrás do prejuízo e trazer um hardware capaz de rivalizar com Sony e Microsoft.

Além disso, a companhia japonesa também decidiu ser mais econômica com os jogos que estarão presentes no evento. Sem um Nintendo Direct para fazer novos anúncios, devemos ver apenas cenas do novo The Legend of Zelda (que chega para Wii U e NX) e de Pokémon Sun/Moon. Mais do que isso, a empresa disse que não vai mostrar. O problema é que não sabemos se é por decisão estratégica ou porque não tem mais nada para apresentar. Quem te viu, quem te vê, Big N.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, só essas duas presenças são bastante válidas. O novo Zelda, por exemplo, tem muito o que ser mostrado. Não sabemos absolutamente nada sobre o game e restam muitas dúvidas sobre o que está por vir. Tirando o fato que ele é lindo, todo o resto é uma enorme incógnita. Teremos um Link mulher? Os personagens vão falar? Quão grande é o mapa? Que novos recursos ele oferece? O que há de novo? E de clássico? Pois essas são apenas algumas das questões que precisam ser respondidas sobre o jogo e que esperamos ver sendo apresentadas nesta E3.

Já em relação a Pokémon Sun/Moon, as coisas são um pouco mais simples. A Nintendo lançou, recentemente, alguns vídeos que apresentam os Pokémon lendários, a nova região e os personagens que vão acompanhar o protagonista. Assim, o que a E3 deve nos revelar sobre os novos jogos deve ser os monstrinhos inéditos. Até agora, só vimos cinco deles e a feira é uma ótima oportunidade de apresentar mais alguns. Ou, quem sabe, uma evolução dos iniciais. De qualquer forma, toda migalha é válida para quem não vai levar quase nada para o evento.

E a Microsoft?

Continua após a publicidade

Bem, das três grandes, a Microsoft é a que menos deu indícios do que está por vir. Enquanto os rumores saem de todos os lados na concorrência, a empresa segue quietinha e sem dar indícios de nada do que está por vir. Assim, só nos resta especular.

Em termos de hardware, é difícil imaginar. Por um lado, o presidente da Xbox, Phil Spencer, disse que não vê sentido em lançar um console intermediário no meio da geração, como a Sony deve fazer com o PS4. Assim, dificilmente vamos ver algo como um Xbox 1.5 ou coisa que o valha.

Por outro lado, o mesmo Spencer disse que é muito mais interessante para a empresa fazer com que o console seja modular como um PC, ou seja, lançar complementos e acessórios que façam com que o mesmo console que a gente já tem em casa possa ficar mais potente com a adição desses periféricos.

Continua após a publicidade

Além disso, é importante lembrar que já surgiram rumores sobre uma nova versão mais poderosa do One. Os detalhes sobre o console ainda são escassos, mas tudo aponta para um hardware potente e capaz de superar o próprio PlayStation 4. Porém, ainda restam muitas questões sobre o assunto, já que a Microsoft vem fazendo muito mistério sobre o assunto.

Outra aposta, desta vez mais provável, é que vamos ver a Microsoft reforçando a integração entre o Xbox One e o Windows 10. A empresa vem há meses investindo no desenvolvimento desse ecossistema, mas segue com o terrível trabalho de comunicação, fazendo com que o que deveria ser seu trunfo se transforme em dor de cabeça. Desse modo, a sua apresentação no próximo dia 13 de junho é a chance de provar que unir os dois sistemas em algo único é uma ótima sacada.

E o que isso significa na prática? Possivelmente veremos mais jogos que se aproveitem dessa integração entre as marcas Windows e Xbox. Seja com aplicativos universais ou mesmo modos multiplayer unificados, a conferência da Microsoft deve usar essa união como seu grande diferencial. Não seria nada estranho ver um Gears of War 4 com modo online entre jogadores do PC e console.

Continua após a publicidade

Além disso, é difícil imaginar muitas surpresas em termos de novos jogos. Em 2015, a companhia trouxe uma enxurrada de novidades e a grande maioria delas já está nas lojas. Desse modo, é muito pouco provável que tenhamos novos games dessas franquias aparecendo tão cedo. Isso faz com que Gears of War 4 seja a grande estrela do Xbox One, acompanhado de Recore, Scalebound, Crackdown 3 e outros exclusivos que já vimos anteriormente, mas que estão sem novidades há algum tempo. Qualquer coisa além disso, será mesmo uma enorme surpresa. Há boatos também de um Forza Horizon 3 e de uma versão para PCs de Halo 5.

Por fim, mas não menos importante, o HoloLens. Os óculos de realidade aumentada seguem muito promissores, mas ainda com poucas novidades palpáveis. E, embora já tenhamos visto grandes avanços na tecnologia, é difícil imaginar que vejamos uma versão finalizada aparecendo nesta E3.

Isso não quer dizer, porém, que o acessório não vá dar as caras. Como nos anos anteriores, ele será apresentado, vai roubar a cena, mas dificilmente teremos algo mais concreto sobre seu lançamento. Em compensação, a Microsoft bem que poderia revelar a aplicação desses óculos dentro de algum grande jogo. Com o PlayStation VR às vésperas de ser lançado, seria uma ótima jogada mostrar como a sua tecnologia é diferente e promissora.

Continua após a publicidade

Outros anúncios

Deixando as três grandes de lado, temos um misto de certezas e apostas que mostra que a E3 deste ano tem tudo para ser bem agitada. De um lado, sabemos que veremos games como Mass Effect: Andromeda, os novos Battlefield e Call of Duty aparecendo para deixar todos os fãs dessas franquias animados. Além disso, certamente teremos os retornos de muitas séries anuais, como FIFA e Pro Evolution Soccer para alegrar os fãs do esporte.

Aliás, a Electronic Arts já começou a soltar um pouco do que vai apresentar em sua conferência. O anúncio de Battlefield 1, ambientado em plena Primeira Guerra Mundial, foi uma enorme surpresa e conquistou até mesmo os jogadores que não são muito fãs de FPS. FIFA 17 também teve um teaser liberado, pegando todo mundo de surpresa ao abandonar a engine Ignite em prol da Frostbite, a mesma utilizada em Battlefield e Need for Speed.

Continua após a publicidade

Também devemos ver mais títulos esportivos, mais detalhes sobre Titanfall 2 e, quem sabe, algumas surpresas vindo por aí. A EA decidiu fazer seu próprio evento e, para bancar tudo isso, não deve se limitar a pouca coisa não.

Ubisoft

Já a Ubisoft decidiu facilitar o nosso trabalho e listou todas as novidades que vai levar para a feira. E a principal estrela é o recém-anunciado Watch Dogs 2, que promete levantar a série e corrigir todos os problemas do game original. Pelo que foi mostrado no trailer, há um enorme potencial ali.

A empresa deve mostrar ainda mais detalhes sobre os games que já foram revelados no ano passado. For Honor deve ganhar mais destaque, assim como Ghost Recon: Wildlands. E, para os fãs de RPG e humor negro, South Park: Fractured But Whole segue como o game com o melhor nome da feira.

Aliás, a Ubisoft prometeu revelar uma nova franquia, mas não há qualquer menção ao que pode ser. Seria mais um projeto relacionado à linha Tom Clancy ou algo totalmente novo? Por enquanto, é apenas uma interrogação no ar.

Bethesda

Em seu segundo ano consecutivo com conferência, ninguém sabe direito o que a Bethesda tem para apresentar. Dishonored 2 é certo, já que a empresa mostrou o game no ano passado e ninguém nunca mais tocou no assunto. Porém, o que mais deve aparecer além da sequência?

Perguntas não respondidas são adubo para rumores e estes já começaram a aparecer aos montes. Somente na semana que antecede a E3, surgiram boatos sobre um The Evil Within 2, Wolfenstein 2, Prey 2 e até uma remasterização de The Elder Scrolls V: Skyrim para PlayStation 4 e Xbox One. Se isso tudo se concretizar, será uma apresentação e tanto.

O que está certo

Além dos jogos já citados, há aqueles que a gente sabe que vão estar na E3 e que vão causar muita euforia entre os fãs. Exemplo disso é o aguardado Final Fantasy XV, que vem sendo mostrado incansavelmente pela Square Enix quase como em uma tentativa de pedir desculpas pelo atraso de quase 10 anos. O game já tem data de lançamento, mas a empresa não para de nos surpreender com tudo aquilo que o jogo é capaz de fazer, então tenha certeza de que mais novidades estão a caminho.

A japonesa ainda deve mostrar mais alguma coisa de Final Fantasy VII Remake para comemorar o aniversário do anúncio e para, mais uma vez, enlouquecer todo mundo. Na verdade, seria um crime não mostrar mais nada. Além disso, devemos ver algo mais também de Kingdom Hearts 3 e Kingdom Hearts HD 2.8 Final Chapter Prologue, assim como Deus Ex: Mankind Divided. E não seria nenhuma surpresa vermos um novo game sendo anunciado nesse meio do caminho.

Já a 2K Games vai levar um trunfo enorme para a feira chamado Mafia 3. O game pode não ser tão popular quanto um GTA, mas tem uma legião enorme de fãs e os trailers liberados até agora mostram que ele tem tudo para ser um dos melhores títulos do evento. Mundo aberto, ótima ambientação e um clima envolvente são alguns dos atrativos para que você coloque o game na sua lista de interesse.

A Warner também chega com alguns nomes de peso. Além do já anunciado LEGO Star Wars: O Despertar da Força, a empresa revelou recentemente Injustice 2, para os fãs de quadrinhos e jogos de luta. A promessa é que tenhamos o primeiro gameplay do título sendo mostrado no evento. Será que vai ser tão divertido quanto o primeiro?

Falando em luta, a Namco vai trazer mais informações sobre Tekken 7 e Dragon Ball Xenoverse 2. Os dois games estão sendo muito aguardados pelos fãs dessas franquias e a expectativa é que eles já possam ser testados na feira, permitindo que o público sinta um pouco dessa evolução no gameplay.

Rumores e mais rumores

Além desses jogos já confirmados, há uma lista considerável de games que devem ser mostrados, mas que ainda não foram confirmados. E a maior aposta de todas é uma sequência para Red Dead Redemption, que já vem sendo alvo de boatos há algum tempo e com alguns supostos vazamentos. Há quem acredite que seja uma remasterização do game clássico, o que justificaria a resistência em disponibilizar a retrocompatibilidade no Xbox One, mas já surgiram especulações sobre um título inédito, envolvendo um personagem mestiço, um mapa 1,5 vezes maior e com uma jogabilidade tão fluida quanto GTA 5.

A Capcom é outra que vem se rodeando de mistérios. Sabemos que Monster Hunter Generations está a caminho do 3DS, assim como um novo Ace Attorney e o modo história de Street Fighter V, mas há vários rumores apontando para outras séries da empresa. E a principal delas é Resident Evil 7, que muita gente já dá como certo na feira. E a expectativa em torno do game é tão grande que se fala muito mais dele do que de uma aparição de Resident Evil 2 Remake, que já foi confirmado.

Também surgiram algumas histórias sobre um novo Devil May Cry. Nada concreto, é claro, mas é aquele tipo de conversa que surge de pontos específicos e que realmente o deixam bem intrigado. Afinal, já faz um bom tempo desde que vimos Dante pela última vez, não é mesmo? Isso sem falar que está rolando uma conversa de um possível Dead Rising 4.

Para fechar a rodada de especulações, temos aquelas que são praticamente certas: as remasterizações. Mesmo com a atual geração há quase três anos no mercado, os estúdios ainda insistem em relançar alguns de seus clássicos e é bem provável que vejamos isso na E3. Já vimos indícios fortes de que os dois primeiros Batman: Arkham devem chegar ao PS4 e Xbox One, assim como a trilogia BioShock. E a dúvida que fica é: quem mais vai entrar na onda?

De qualquer forma, essas são apenas alguns dos jogos que devem aparecer na E3. Como dito, a edição deste ano da feira é bem atípica e promete trazer muitas novidades interessantes. Em meio às discussões sobre o fim da relevância do evento, ele se ergue repleto de possibilidades e mostra que, apesar de tudo, a E3 continua sendo a Disneylândia dos gamers.