E3 2015: veja as datas e horários das principais conferências e se programe

Por Caio Carvalho | 12 de Junho de 2015 às 12h00
photo_camera Divulgação

Um dos eventos mais importantes do mundo dos games está prestes a começar. A E3 2015, que neste ano mais uma vez acontecerá no Centro de Convenções de Los Angeles, nos Estados Unidos, promete trazer as prévias de grandes jogos, como Mirror's Edge: Catalyst e Fallout 4, além de títulos que sequer foram anunciados.

A feira mesmo só será realizada nos dias 16, 17 e 18 de junho, quando o local é aberto à imprensa e aos expositores, mas o evento em si começa bem antes disso com as conferências de gigantes como Sony e Microsoft, que mostram em primeira mão quais novidades chegarão aos seus respectivos consoles nos próximos meses e o que esperar deles no futuro. Ao todo, estão agendadas seis transmissões ao vivo - e uma sétima pela internet, no caso da Nintendo.

Como são muitas apresentações, separamos abaixo as datas e horários de acordo com o fuso de Brasília para que você possa acompanhar todos os anúncios e não perder seus jogos favoritos. Marque na agenda aquelas que você deseja assistir e programe-se. Lembrando que o Canaltech fará uma cobertura especial direto de Los Angeles com os principais títulos do evento.

Domingo, 14 de junho

23h00 - Bethesda

  • O que esperar: sem dúvida, os games mais aguardados são o novo Doom, que por enquanto teve apenas um curtíssimo teaser de divulgação; e Fallout 4, que foi anunciado oficialmente na semana passada. Especula-se que novos capítulos das séries Elder Scrolls e The Evil Within também ganhem novidades (possivelmente DLCs).

23h30 - Nintendo Direct (edição especial)

  • O que esperar: a transmissão será focada em Super Smash Bros.

Segunda, 15 de junho

13h30 - Microsoft

  • O que esperar: ao contrário da apresentação desastrosa no ano de lançamento do Xbox One e de uma conferência morna em 2014, a companhia de Bill Gates garantiu que jogos é o que não vão faltar na E3 deste ano. E não devem mesmo, uma vez que a empresa vem com Rise of the Tomb Raider, exclusivo temporário do console; Halo 5: Guardians e Forza Motorsport 6. Também é possível que vejamos novas informações sobre Quantum Break, adiado para o ano que vem, Gears of War e demonstrações dos óculos de realidade aumentada HoloLens.

17h00 - Electronic Arts

  • O que esperar: como de costume, a produtora deve apresentar os carros-chefes de suas franquias esportivas, entre eles FIFA 16, o primeiro da série a contar com times femininos. Mas as maiores novidades ficarão com Star Wars Battlefront, o novo Need for Speed, Mass Effect 4 e Mirror's Edge Catalyst. Como todos já foram anunciados há um bom tempo, a previsão é que vamos ver os primeiros vídeos de gameplay de cada um deles.

19h00 - Ubisoft

  • O que esperar: mais sobre Assassin's Creed Syndicate, que deve corrigir os erros de Assassin's Creed Unity. Outros títulos que certamente vão aparecer na conferência da produtora francesa são Rainbow Six Siege, Just Dance e The Division. E claro, não podemos esquecer que as apresentações da Ubisoft sempre terminam com um grande anúncio exclusivo, geralmente de uma franquia aclamada pelos fãs ou até de um jogo inédito.

22h00 - Sony

  • O que esperar: fechando o segundo dia de apresentações, a Sony deve aproveitar o espaço para dar novos detalhes de Uncharted 4: A Thieve's End, que foi adiado para 2016, e da coletânea remasterizada da série que chega às lojas em outubro deste ano. Until Down, No Man's Sky, God of War 3 Remaster, Ratchet & Clank e o primeiro DLC de Bloodborne também devem aparecer, além das possíveis revelações de Dark Souls III, da nova expansão do jogo de tiro Destiny e de como está o desenvolvimento do Project Morpheus. Por fim, os indies, assim como em outras edições da E3, também devem ganhar destaque na conferência.

Terça, 16 de junho

13h00 - Nintendo

  • O que esperar: pelo segundo ano consecutivo, a Big N fará seus anúncios da E3 via internet, sem se apresentar em um palco ao vivo em Los Angeles. Após muitos atrasos, tudo indica que vamos descobrir mais informações sobre o novo Star Fox, que, por enquanto, está programado para sair no Wii U. Também há uma expectativa com relação ao novo Zelda, mesmo que a companhia tenha dito de que o game, assim como o próximo console da empresa, o NX, só ganharão mais destaque em 2016. Em todo caso, podemos aguardar por mais novidades de Splatoon, Fatal Frame V e quem sabe novos bonecos da linha Amiibo.

14h00 - Square Enix

  • O que esperar: a produtora foi a única a revelar praticamente tudo o que irá aparecer no palco de sua apresentação na E3. Entre os títulos estão Just Cause 3, Deus Ex: Manking Divided e possivelmente uma prévia exclusiva de Rise of the Tomb Raider, diferente da que será exibida na conferência da Microsoft. Há quem diga que um pouco de Kingdom Hearts 3 será exibido, ao contrário de Final Fantasy XV, que ficará de fora do evento neste ano. Para compensar a ausência, a empresa irá revelar um jogo inédito, guardado a sete chaves até o momento do anúncio.

21h00 - PC Gaming Show

  • O que esperar: quem joga no computador poderá acompanhar uma apresentação dedicada a jogos da plataforma - a primeira da história da E3. A transmissão será realizada pela AMD e pela revista PC Gamer e contará com a participação de executivos da Blizzard, Microsoft e Square Enix. Cliff Bleszinski, criador da série Gears of War, também marcará presença e deve divulgar seu novo game.

21h00 - Sony Latin America

  • O que esperar: seguindo a tradição, a Sony fará uma conferência dedicada aos países da América Latina, na qual revela seus planos para os jogadores do continente - incluindo nós, brasileiros. Na prática, os anúncios devem ser os mesmos da primeira apresentação da companhia na E3, com a diferença de que os títulos virão localizados para o nosso idioma e alguns conteúdos menores, mas exclusivos.

E tem mais vindo por aí

Como você viu, a E3 2015 promete uma bateria de conferências, uma atrás da outra, com inúmeras novidades para fãs do Xbox, PlayStation, PC, da Nintendo e de diversas empresas do mundo dos games. Veja abaixo uma relação com mais alguns jogos que serão exibidos no evento:

ABZÛ (PS4, PC)

Batman: Arkham Knight (PC, PS4, Xbox One)

Battleborn (PC, PS4, Xbox One)

Chasm (PS4, PC)

Call of Duty: Black Ops 3 (PC, PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360)

Fable Legends (Xbox One)

Guitar Hero Live (PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, Wii U)

Hellblade (PC, PS4)

Homefront 2: The Revolution (PC, PS4, Xbox One)

Mad Max (PC, PS4, Xbox One)

Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain (PC, PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360)

Persona 5 (PS4, PS3)

Resident Evil 0 (PC, PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360)

Rock Band 4 (PS4, Xbox One)

Soma (PC, PS4)

Street Fighter V (PC, PS4)

Xenoblade Chronicles X (Wii U)

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.