E3 2013: Microsoft dispara títulos novos e comenta mês de lançamento do Xbox One

Por Felipe Santana Felix | 10.06.2013 às 17:24 - atualizado em 10.06.2013 às 23:43

De Los Angeles, Eua*

A conferência da Microsoft deu oficalmente a largada na E3 2013, com uma chuva de títulos exclusivos e novidades sobre o novo console Xbox One. Para começar, a nova geração do Xbox já tem data de lançamento para novembro deste ano. O console deve chegar a 21 países e, nos Estados Unidos, será vendido por U$ 499 (cerca de R$ 1.066).

Traficionalmente iniciada com um teaser da série Call of Duty, a apresentação deste ano da Microsoft começou com um trailer cinemático do novo título da série Metal Gear Solid 5, The Phanton Pain, da Konami, que deverá contar a história do resgate do personagen Kaz Miller, de Metal Gear Solid: Peace Walker. A promessa é de um open world com novos elementos como meteorologia dinâmica, “liberdade estratégica”, além de múltiplas formas de transporte (de cavalos a tanques de guerra). Não foi anunciado se o game deverá ser exclusivo para o Xbox One ou se estará disponível para outras plataformas.

De qualquer forma, se depender da quantidade de novos títulos exclusivos apresentados, os futuros proprietários do console não terão do que reclamar. Entre as principais novidades está Ryse: Son of Rome, disponível apenas para o Xbox One. Com um trailer carregado de gameplay e quick time events, o game de ação colocará o jogador na pele do general romano Marius Titus em um aventura que deve focar na “restauração” de Roma na época das invasões bárbaras.

Já outro novo título exclusivo da plataforma, Sunset Overdrive, da Insomniac, foge do realismo que promete marcar a nova geração de consoles e mergulha o jogador em um shooter cartunesco e frenético em open world, que promete um ambiente dinâmico que deverá mudar constantemente através da nuvem do Xbox One.

Considerado o game que seria o precursor espiritual de Halo, nada foi dito sobre o esperado título Destiny na conferência. Ainda assim, fãs de ficção científica não ficaram decepcionados com o gameplay do novo título Titanfall, da Respawn Entertainment, que também será exclusivo para o Xbox One. O shooter multiplayer em primeira pessoa colocará o jogador em um cenário de guerra futurista que une elementos como mechas, jetpacks e até um pouco de parkour! O game deverá ser lançado no segundo trimestre de 2014.

O Xbox One também receberá seu primeiro título do estilo sandbox com Project Spark. Com visual bem estilizado, o game utilizará integrações com o Kinect e com o Smart Glass para ajudar o jogador a construir seus próprios games dentro do game (#gameception). Falando em sandbox: Minecraft também estará no Xbox One.

Tudo que é bom, volta

Nem só novidades marcaram a conferência da Microsoft, que também mostrou teasers e gameplays de sequências de alguns títulos consagrados da plataforma. É o caso de Forza 5, que embarcará a nova função Drivetar, que modificará a inteligência artificial do computador em tempo real para corresponder com o modo de dirigir de cada jogador. Segundo os desenvolvedores, a ideia é que o jogador sinta que está jogando com outras pessoas, não com máquinas.

Foram anunciados ainda Dead Rising 3, Witcher 3 e a quarta sequência da série de Battlefield, Second Assault — que, aliás, foi responsável por um dos maiores #fails da conferência durante o gameplay ao vivo. E, é claro, um teaser do novo game da série Halo foi apresentado, prometendo um gameplay em 60 frames por segundo.

Para os gamers nostálgicos, o Xbox One deve receber ainda um remake do game de luta lançado originalmente em 1994 para o SNES e arcades, Killer Instinct.

Xbox One revelado

Novas funções do console Xbox One também foram apresentadas durante a conferência. Entre elas está a nova Timeline, que promete mostrar informações em tempo real sobre o progresso do jogador em determinado game.

Aliás, para quem gosta de compartilhar os seus avanços no game, duas funções mostradas do console se destacam: através do Upload Studio, o Xbox One permitirá que o jogador grave suas partidas em tempo real e disponibilize-as para ser assistidas na Xbox Live assim que os forem encerradas. Uma nova parceria com o Twitch também dará ao jogador a possibilidade de fazer stream em tempo real das partidas.

Além disso, os Microsoft Points, sistema de compras da Xbox LIVE, será substituído por dinheiro de verdade. Na verdade, usuários Gold da LIVE poderão compartilhar alguns recursos para até 10 contas dependentes, como o multiplayer, por exemplo, e terão direito a um sistema semelhante a PS Plus, do PlayStation 3. Todos os meses, a partir do dia 1º de julho, os assinantes poderão baixar dois jogos de graça através da novidade — entre os títulos prometidos já estão Assassin's Creed 2 e Halo 3.

Futuro do passado

Ainda importante para a Microsoft, o irmão mais velo do Xbox One, o atual Xbox 360, também recebeu sua devida atenção durante a conferência da Microsoft. O console recebeu um novo design, mais leve, fino e elegante, e deverá estar disponível nas lojas a partir de hoje nos EUA. A Microsoft não deu detalhes de atualização de hardware para o console.

A empresa prometeu ainda que o console antigo deve receber “centenas” de títulos nos próximos meses, o que parece indicar que ela ainda não deve deixar os donos do 360 na mão.

Entre alguns títulos exclusivos anunciados para o Xbox 360 estão um port do game online para PCs World of Tanks, o novo Max The Curse of Brotherhood, desenvolvido pela norueguesa Play Games, e Darksouls II. Além disso, vários dos games que devem chegar ao Xbox One nos próximos meses também deverão estar no Xbox 360, como Batman: Arkham Origins e GTA 5.

Xbox One no Brasil

Conforme comentamos, a Microsoft selecionou 21 países para receber o novo console em novembro. E sim, para a felicidade geral da nação, o Brasil está na lista! A empresa ainda não revelou com exatidão o dia da chegada do console.

Estamos no Los Angeles Convention Center e, em breve, mandaremos mais notícias com impressões e conteúdo exclusivo da E3! Fiquem ligados!

*Com Rafael Romer

Veja abaixo os trailers de todos os games apresentados na conferência da Microsoft na E3:

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain:

World of Tanks:

Kinect Sports Rivals:

Max: The Curse of Brotherhood:

Dark Souls II:

Ryse: Son of Home:

Killer Instinct:

Sunset Overdrive:

Forza Motorsport 5:

Minecraft Xbox One Edition:

Quantum Break:

D4:

Project Spark:

Crimson Dragon:

Dead Rising 3:

The Witcher 3:

Battlefield 4:

Below:

Halo 5:

TitanFall: