E3 2013: Battlefield 4, Titanfall e títulos da EA Sports marcam conferência

Por Felipe Santana Felix | 10.06.2013 às 19:17 - atualizado em 13.06.2013 às 18:14

*De Los Angeles, Eua

Em uma apresentação de pouco menos de uma hora, a EA trouxe celebridades do mundo do esporte e novos títulos de séries já conhecidas, mas apresentou poucas novidades para os jogadores.

O grande destaque da conferência foi a demonstração ao vivo das novas possibilidades de gameplay do quatro game da série Battlefield, Second Assault, que deverá ser lançado para o Xbox One e PlayStation 4 no segundo trimestre de 2014.

Com 64 jogadores no palco, a EA apresentou algumas das novas funções do game, como o Commander Mode, que permitirá ao jogador entrar no campo de batalha na pele de um comandante e não como mais um dos soldados do jogo. Neste modo, o gamer terá uma vista de cima do campo de batalha e poderá, através do console ou tablet, providenciar inteligência para seu time e até suporte militar, como artilharia.

O game também terá uma rede social própria, chamada de Battle Log, que poderá ser acessada através de tablets e smartphones, na qual os jogadores poderão trocar experiências e informações.

Durante o gameplay, o destaque ficou para a interação com cenário do jogo, bem mais dinâmica do que FPSs atuais. Um dos jogadores plantou explosivos na coluna de uma galeria subterrânea que, quando detonaram, derrubaram o chão da rua logo acima. Na cena final do gameplay, um edificio inteiro foi ao chão após ter sido alvo de tiros constantes de artilharia pesada.

Para os jogadores que estavam preocupados com o que a compra dos direitos sobre a marca Star Wars pela Disney — e a passagem dos títulos de games para a EA — poderia representar, um teaser-anão de Battlefront revelado durante a apresentação pode ser uma esperança. Apesar de nenhuma informação sobre data de lançamento ter sido dada, o game deverá chegar para o Xbox One e PS4 com a nova engine Frostbite 3, voltada para games da próxima geração.

Apresentado durante a coletiva da Microsoft, o novo shooter de primeira pessoa Titanfall recebeu um pouco mais de detalhes em um vídeo com gameplay e comentários de desenvolvedores durante a conferência da EA.

Segundo a equipe da Respawn Entertainment, o foco do título exclusivo do Xbox One é que o jogador tenha uma experiência dupla de jogo, trocando entre os Mechas (chamados de Titans) e os pilotos em uma mesma partida. Diferente de robôs gigantes tradicionais, o Titans devem ser mais ágeis e rápidos, comparados a evoluções de exoesqueletos modernos.

Teasers para Dragon Age Inquisition e Mirrors Edge também foram apresentados na coletiva. Assista:

Nas quadras, nas pistas e no octógono

Os fãs dos games de esporte da EA Sports podem ficar empolgados com o anúncio de três novos títulos de games conhecidos da publisher, além de uma grande novidade: NBA Live 14. Já FIFA 14, UFC e Madden NFL devem chegar para Xbox One e PlayStation 4 com as novas engines da EA, Frostbite 3 e EA Sports Ignite.

No game de basquete, a nova tecnologia bounceTek promete separar a bola das mãos dos personagens e, pela primeira vez, liberá-la para a influência da física nos games. Já em Madden NFL, são as tecnologias Truestep e Player Sense que prometem trazer uma dinâmica mais realista para os fãs de futebol americano — um jogo que costuma sofrer quando portado para games que não conseguem captar os movimentos do esporte.

A novidade fica por conta da entrada da EA Sports no mundo do MMA, através do game UFC, que deve chegar às lojas em 2014. Apresentado pelo presidente do UFC, Dana White, e pelos lutadores campeões Jon Jones e Benson Henderson, o game trará a tecnologia apelidada de MMAi, com um sistema orgânico de inteligência artificial que permite aos oponentes reagirem perfeitamente ao combate. O corpo dos personagens também responderá organicamente a golpes durante a luta, deformando-se de acordo com os impactos sofridos.

Para jogadores que preferem esportes sobre quatro rodas, a novidade é o título Need For Speed Rivals, que terá uma integração multi-plataforma na qual jogadores poderão influenciar corridas dentro de games através de dispositivos Android e iOS. Durante uma demonstração, um tablet foi usado para dar suporte ao jogador correndo como policial em uma perseguição de carros.

Dos smartphones para os consoles

Um dos mais baixados games mobile no ano passado, o shooter em terceira pessoa Plants vs Zombies 2: Garden Warfare, lançado para Facebook no mês passado, terá sua versão para Xbox 360 e Xbox One, utilizando também a nova engine Frostbite 3. Ainda não há data de lançamento, mas o gameplay do jogo mostrou um modo co-op de até quatro jogadores. Peggle 2 é outro título da Popcap que deve ser lançado em breve, mas nenhum detalhe foi dado.

*Com Rafael Romer