E-books: Pague apenas pelas páginas que você efetivamente ler

Por Redação | 04.11.2012 às 15:18

A popularização de dispositivos para leitura digital, como o Kindle, da Amazon, e diversos outros tablets presentes no mercado, fez com que muitas pessoas aderissem aos e-books. Mas nem sempre elas terminam de ler os títulos que compram. É comum que elas parem no meio do caminho, ou precisem apenas ler determinados capítulos.

Uma empresa israelense pensou em uma solução inteligente para ajudar essas pessoas a economizar uma graninha: chama-se Total Boox. Ele permite que os usuários paguem apenas pelas páginas do livro que realmente leram, ou seja, é uma espécie de 'leia antes e pague depois'.

O pagamento é proporcional ao quanto você ler: se consumir 10% do livro, só se paga 10% do preço total do título. Segundo o próprio site, a necessidade de comprar um livro antes de ler distorce o mercado, dificulta a descoberta e reduz a leitura.

O serviço do Total Boox deve ser lançado no início de 2013 e ainda não foi divulgado o número de editoras que já assinaram com a empresa. No entanto, o site diz que eles já possuem "milhares de títulos". A empresa está sediada em Israel e tem representantes nos Estados Unidos e Reino Unido.

Por enquanto, apenas um aplicativo em versão beta está disponível na GooglePlay, para tablets com Android. O serviço parece bem útil para aqueles que precisam ler apenas determinado capítulo de um livro para a faculdade, por exemplo.

Total Boox