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Veículo autônomo da Google é uma ameaça ao reinado varejista da Amazon

Por| 26 de Setembro de 2018 às 08h50

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Veículo autônomo da Google é uma ameaça ao reinado varejista da Amazon
Veículo autônomo da Google é uma ameaça ao reinado varejista da Amazon
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A Amazon protagonizou um crescimento acelerado desde a garagem de Jeff Bezos, com expansão particularmente vertiginosa de 65% apenas em 2018. Embora o reinado varejista da companhia siga com ventos mais do que favoráveis no momento, pelo menos uma ameaça potencialmente disruptiva foi identificada num horizonte próximo pela Morgan Stanley: o Waymo.

De acordo com a financeira, o aperfeiçoamento e a consequente popularização do veículo autônomo da Google pode baratear consideravelmente os processos logísticos para um grande número de empresas de varejo. Em relatório emitido a clientes, a analista ancorou suas predições em diversas parcerias firmadas entre Mountain View e varejistas como Walmart ou mesmo o próprio serviço Google Shopping.

Ainda segundo a Morgan Stanley, uma saída óbvia para que a Amazon mantenha a sua liderança seria a empresa focar em ofertas autônomas “diferenciadas”, de forma a reduzir também os custos envolvidos no transporte de mercadorias. Em números, isso representaria uma economia entre 30% e 50% com logística, proporcionando um aumento nos lucros líquidos entre 5% e 15% — ou, em termos monetários, algo entre US$ 10 bilhões e US$ 30 bilhões.

“A Amazon já está investindo na sua própria rede de entregas a fim de melhorar a eficiência e oferecer maior flexibilidade aos clientes”, escreveu a equipe da Morgan Stanley aos investidores. “Em muitos aspectos, investir na oferta de soluções autônomas é apenas uma extensão dessa mesma estratégia.”

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Prime Now e parceria com a Toyota

De fato, a companhia de Jeff Bezos tem devotado os últimos anos a alternativas logísticas cada vez mais versáteis e integradas às necessidades urbanas. O serviço Prime Now, por exemplo, iniciado em 2014, oferece entregas em até 1h a assinantes do Amazon Prime. Ademais, atualmente a companhia também entrega as compras diretamente no carro do cliente, além de ultrapassar fronteiras com novas licenças para fretes transoceânicos.

Em relação aos investimentos em veículos autônomos, vale lembrar ainda que a Amazon anunciou no início do ano uma parceria com a Toyota para o desenvolvimento de um sistema autônomo capaz de coletar pacotes em caminhões de entrega e entregá-los na porta do cliente. “Mesmo que a Amazon tenha se mantido relativamente silenciosa em relação a investimentos em direção autônoma”, diz a Morgan Stanley, “ela certamente é um dos poucos apostadores que pode fazer frente ao Waymo”.

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Fonte: Business Insider