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Tecnologia aplicada no varejo

Por| 25 de Novembro de 2017 às 17h40

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Tecnologia aplicada no varejo
Tecnologia aplicada no varejo

Por Anselmo Martini*

Não é de hoje que a tecnologia está mudando a maneira como o consumidor interage com as marcas. Para o setor varejista, muitas das inovações que constantemente são desenvolvidas merecem um olhar mais cuidadoso, pois podem representar interessantes oportunidades de negócio.

O advento dessas novas tecnologias, impacta o dia a dia das pessoas a todo momento e, consequentemente, altera a forma como elas consomem. Se antes a preocupação dos lojistas era vender, hoje encaramos um desafio muito maior, que é oferecer a melhor experiência de compra.

Nesse universo multicanal o varejo não tem outra opção senão compreender o comportamento do cliente e avaliar algumas variáveis: quando, como, porque e onde os consumidores fazem suas compras. Também considero importante interpretar influências que pesam na decisão de compra e na escolha do canal, além de maneiras para prever a demanda.

E é aí que a tecnologia se torna uma grande aliada, as lojas físicas se tornam cada vez mais atraentes, principalmente ao utilizar soluções interativas que mesclam vendas e entretenimento, proporcionando uma melhora significativa na experiência de compra. Por outro lado, o mercado tem sentido um crescimento expressivo nas vendas online.

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Segundo a pesquisa Total Retail 2017, desenvolvida pela PwC, uma das maiores empresas de auditoria e serviços profissionais do mundo, o Brasil utiliza mais os dispositivos móveis que nos outros países: 53% dos brasileiros pesquisam produtos online, enquanto a média mundial é de 44%.

Para atender esse nicho, a tecnologia é aplicada de diversas formas, como por exemplo, aplicativos que permitem ao cliente escolher o que deseja consumir antes mesmo de chegar ao local, compras por leitura de QR Code e tecnologias tap and go, para pagamentos sem contato. E é possível explorar ainda mais oportunidades, uma vez que o usuário conectado também consome conteúdo por meio da internet.

E ele ao mesmo tempo que assiste uma série ou filme, também pode ser impulsionado a consumir. Por meio do T-Commerce é possível oferecer ao telespectador uma plataforma que, com apenas um clique, permite comprar os produtos exibidos nos programas sem ter a necessidade de sair do canal ou do conteúdo que está assistindo.

Apesar de ser algo novo e desconhecido por muitos, essa pode ser uma ferramenta e oportunidade para que os e-commerces, junto com as empresas, sejam elas emissoras, serviços de streaming, lojas virtuais e produtores de conteúdo independente, maximizem sua receita.

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É claro que algumas tecnologias tendem a demorar um pouco mais para serem assimiladas pelos consumidores e até pelo próprio mercado, mas é importante ter em mente que líderes de setor surgem e tendências são ditadas a partir do momento em que se arriscam. Vale reforçar que atualmente a palavra-chave é inovação e investir em novas tecnologias ou soluções melhoradas pode ser o salto para se destacar em um mercado que está em constante mudança e cada dia mais competitivo.

E aí, o que você está esperando para inovar?

*Anselmo Martini é Vice-Presidente de Marketing Global do grupo CinemallTec, responsável pela plataforma Cinemall.