Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

T-Commerce - A tecnologia do futuro

Por| 04 de Agosto de 2017 às 21h21

Link copiado!

T-Commerce - A tecnologia do futuro
T-Commerce - A tecnologia do futuro

* Por Anselmo Martini

O mercado de T-Commerce, por sua natureza tecnológica aliada a parte criativa dos conteúdos que incluem filmes, seriados, comerciais e as mais variadas produções independentes, permite abrir um novo espectro de possibilidades que inevitavelmente deve mudar a maneira de pensar e consumir, levando o mercado a um novo patamar.

Com o constante e rápido desenvolvimento de soluções, em específico no mercado de entretenimento, em breve todas as empresas de tecnologia relacionadas a área de e-commerce, conteúdo, plataforma, geração de dados e informação estarão de uma forma ou outra vinculadas ao conceito de T-Commerce, seja por meio de sua própria tecnologia ou por licenciamentos e parcerias.

A capacidade de adequar-se as necessidades das empresas e pessoas é fundamental tanto para a monetização quanto para a popularidade desse recurso, como uma nova opção no mercado. Especificamente no segmento brasileiro de audiovisual essa é uma tecnologia que será uma grande ferramenta para produtores independentes oferecerem as marcas e empresas como uma das principais contrapartidas por patrocínios, indo além do que é entregue hoje, gerando uma oportunidade de monetização até então inexistente. Assim, as empresas passam a ter não apenas a compensação fiscal, mas uma receita efetiva e conforme o produto e plataforma de distribuição disponível atingindo ótimos níveis de retorno.

Continua após a publicidade

Por se tratar de um assunto extremamente novo no país para os profissionais de diversas áreas, ainda não existe uma regulamentação específica, portanto é um campo a ser explorado em todos os aspectos e, de certa maneira descoberto, visto as inúmeras possibilidades que oferece.

Existem diversas formas de desenvolver este mercado, seja usando tecnologias já conhecidas, como o chamado 2nd screen, em tradução livre “segunda tela”, trata-se de um aplicativo que reconhece a imagem por som e sinaliza o produto que aparece na TV ou em outro aparelho disparando uma mensagem, por exemplo, em um aplicativo de celular ou tablet; ou por meio de outras alternativas mais interativas e imediatas para o consumidor.

Um dos pontos mais interessantes de uma tecnologia de T-Commerce é o grau de interatividade com o espectador/consumidor e as capacidades oferecidas, como a possibilidade de colocar produtos/serviços em um carrinho, navegar entre as opções de forma interativa e rápida, concluindo a compra ou reservando o produto para adquiri-lo após o programa. Dessa maneira, é possível passar de espectador para consumidor e de volta para espectador, tudo em poucos cliques.

A demanda e exigência cada vez maior do público consumidor obriga que as novas plataformas e tecnologias relacionadas ao T-Commerce sejam altamente flexíveis e polivalentes para atender os interesses e desejos do espectador e dos clientes, seja em plataformas e emissoras de TV ou marcas e empresas que investem para a venda de produtos, serviços e anúncios.

Continua após a publicidade

O desenvolvimento de tecnologias que integrem conteúdos, produtos e e-commerce é a tecnologia do futuro e o caminho que o T-Commerce segue. Cada vez mais a melhor solução é aquela que é menos invasiva, disponível imediatamente com cada vez menos cliques e mais precisão e que entregue aquilo que se propõe com a máxima velocidade e qualidade.

Analisando o mercado brasileiro em geral, infelizmente estamos presos a questões burocráticas, tributárias e normativas ficando para trás de outros países em que o empreendedorismo é, em regra geral, mais acessível. Porém, a grande vontade e inabalável persistência dos empresários brasileiros agregado ao potencial latente do mercado é algo que sobressai, sempre atraindo interesse tanto nacional como internacional. O tempo dirá se isto ocorrerá, porém o T-Commerce está se desenvolvendo e se fortalecendo de forma permanente para marcar presença e tornar-se algo comum no mercado brasileiro. Portanto vale ficarmos de olho.

* Anselmo Martini é Vice-Presidente de Marketing Global do grupo CinemallTec, responsável pela plataforma Cinemall, tecnologia desenvolvida pela empresa que permite a integração de produtos, marcas e serviços diretamente no conteúdo nas mais variadas plataformas, tais como sites, smartphones, tablets e Smart TVs.