Pesquisa mostra que 40% dos brasileiros não se sentem seguros no e-commerce

Por Redação | 30 de Setembro de 2016 às 11h33
photo_camera Divulgação

Uma nova pesquisa da Opinion Box revelou que cerca de 40% dos brasileiros ainda não sentem segurança em compartilhar seus dados com o e-commerce. A pesquisa, que focou na percepção do consumidor sobre a privacidade de dados em lojas online, entrevistou 1.884 usuários de ambos os sexos, diferentes classes econômicas e regiões do país.

De acordo com os resultados, a preocupação com a segurança dos dados costuma afetar usuários principalmente no momento do cadastro para efetivar uma compra, quando sites pedem que o comprador insira informações como CPF e nome completo.

A sensação de insegurança também é maior quando a compra acontece através de aplicativos móveis: apenas 36% dos entrevistados disseram ter segurança em inserir informações como número do cartão de crédito ou código de segurança em um smartphone. No e-commerce desktop tradicional, 48% indicaram não ter problemas com isso.

A preocupação também é grande com quem está monitorando os dados inseridos na web. De acordo com 73% dos entrevistados, por exemplo, o governo não teria o direito de acessar, armazenar ou analisar dados de utilização dos usuários de internet no Brasil.

Mesmo com os índices de preocupação, o uso de e-commerce continua bem difundido entre usuários: dos respondentes, 86% afirmaram que têm o hábito de comprar pela internet e metade deles indicaram que fazem compras especificamente através de aplicativos para smartphone.

Fontes: Opinion Box

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.