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Mercado Livre investe R$ 20 milhões em ações sociais e de prevenção. E até shows

Por| 18 de Julho de 2020 às 12h00

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Divulgação/Mercado Livre
Divulgação/Mercado Livre
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Em meio à pandemia, o Mercado Livre, anunciou na última quarta-feira (15), investimentos na ordem de R$ 20 milhões para uma série de medidas de prevenção, solidariedade e responsabilidade. O objetivo, segundo a empresa, é apoiar e manter a saúde de seus usuários e colaboradores neste período de crise.

O investimento desse valor, segundo a empresa, começou a partir do dia 17 de março, com em medidas que apoiam os vendedores de pequeno porte em sua plataforma e, ainda, facilitar o consumo de bens essenciais durante a quarentena. Além disso, foram arrecadados R$ 2,5 milhões a partir de doações da empresa, bem como foi criado um movimento de apoio para angariar recursos na América Latina, via Mercado Livre e Mercado Pago, para entidades como Cruz Vermelha e o Banco de Alimentos.

“No início da pandemia, entendemos que a primeira coisa a fazer seria cuidar de nossas pessoas, e apoiar nossos consumidores e vendedores, para que pudessem retomar as suas rendas e manter seus negócios funcionando”, ressalta Stelleo Tolda, COO do Mercado Livre.

Mais de 90% do quadro funcional da empresa está atuando em home office desde então. Além disso, a companhia afirma que reforçou os cuidados de prevenção para os profissionais que permaneceram na linha de frente (serviços logísticos). "As equipes que seguem em nossos centros logísticos - aproximadamente 10% dos nossos 11 mil colaboradores na América Latina - tiveram seus cuidados reforçados para que trabalhem em segurança", afirmou Tolda. "Desde março, reforçamos ao máximo as medidas de prevenção: o Mercado Livre está compartimentalizando os grupos de trabalho para reduzir o contato entre as pessoas, intensificando as ações de limpeza em cada troca de turno, tanto no CD quanto no transporte fretado, e instruindo os colaboradores a higienizar suas ferramentas e postos de trabalho. Também está sendo medida a temperatura dos motoristas e colaboradores que, se apresentarem febre, serão direcionados ao ambulatório da empresa e, se for necessário, a um hospital para que o atendimento seja conduzido segundo o protocolo de saúde e segurança vigente".

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O COO da empresa disse ainda que com relação às entregas, o Mercado Livre eliminou a necessidade da assinatura do cliente no celular do entregador ao receber a encomenda. Com isso, é evitado o contato que cada entregador faz com até 150 pessoas todos os dias, reduzindo o risco de contágio. "E, seguindo as mesmas orientações da Organização Mundial da Saúde, enfatizamos que é importante manter distância de pelo menos um metro da pessoa que estiver fazendo a entrega.", declarou.

Entre outras medidas, a empresa eliminou as comissões para vendas de produtos de primeira necessidade até 13 de abril e a cobrança de multa e mora dos contratos de capital de giro de março, benefício também estendido para abril.

Pequenos vendedores

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E para apoiar os pequenos vendedores, uma das categorias mais impactadas no cenário econômico atual, a empresa anunciou novas linhas de capital de giro, com ofertas de R$ 1 mil até R$ 350 mil. Do total ofertado, mais de R$ 110 milhões já foram originados, em cerca de 50 mil operações.

A maior parte dos recursos foi concedida para microempresas com faturamento de até R$50 mil por mês. “E em junho, seguimos ampliando nossa oferta de crédito para fomentar pequenos negócios e ajudar na renda e organização financeira das famílias", continua Tolda. "As novas iniciativas tiveram como potencial de beneficiar milhões de compradores e vendedores do Mercado Livre e do Mercado Pago”.

Mais clientes

A escalada do novo coronavírus, que obrigou boa parte da população a ficar em casa, em quarentena, também migrou o consumidor para as plataformas de e-commerce. Segundo o Mercado Livre, no período de 24/02 a 03/05, o número de novos consumidores que entrou na plataforma cresceu exponencialmente: foram 5 milhões (+45%) na América Latina e 2.6 milhões (+28%), somente no Brasil, segundo o estudo proprietário da empresa, intitulado “E-commerce: evolução nos hábitos do consumidor. Em tempos de Covid-19” (que já está na sua segunda edição). “Além disso, o marketplace registrou um crescimento de 15-20% de novos vendedores na plataforma em comparação ao primeiro trimestre de 2020”, finaliza o executivo.

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Homenagem aos profissionais da saúde

A empresa também aproveitou para anunciar que transmitirpa uma série de shows em homenagens aos profissionais que vem sendo essenciais durante a crise da COVID-19. Chamada de “Frente a frente: um artista cantando para um herói”, a ação consiste na realização, em 6 países da América Latina, de 10 shows, em que cada cantor se apresenta para um único espectador.

No Brasil, o primeiro show acontecerá neste sábado (18), durante o intervalo do programa Altas Horas, da Rede Globo, e será protagonizado por Seu Jorge, em uma apresentação para Camila Poquini, enfermeira que atua diretamente em Unidades de Cuidados Intensivos de pacientes com COVID-19. A apresentação completa, de 20 minutos, traz sucessos como “Seu Olhar” e “Carolina”, e estará disponível no mesmo dia no canal do Mercado Livre no Youtube e no Globoplay. No domingo (19), o show será transmitido pelo Multishow, às 19h45. Confira abaixo o teaser:

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Nos sábados subsequentes (25/7 e 01/8), também no intervalo do “Altas Horas”, serão lançados os shows outros artistas participantes da ação e que serão divulgados pelo Mercado Livre posteriormente. Assim como acontece com a apresentação do Seu Jorge, as demais atrações estarão disponíveis nas mesmas plataformas online e de streaming, com exibição no Multishow no dia seguinte.

“Com essa série de shows, queremos expressar nossa gratidão e homenagem a enfermeiros e médicos, assim como bombeiros, policiais, profissionais da logística e tantos outros prestadores de serviços essenciais, que seguiram trabalhando normalmente para que todos os demais pudessem permanecer em isolamento social durante a pandemia", explica Tolda. "Mesmo em um cenário ainda repleto de incertezas, consideramos importante essa celebração para ganharmos fôlego e seguir empenhando todos os esforços para cuidar das pessoas e das empresas em toda a América Latina”.