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Google Analytics ganha maior número de recursos dos últimos dez anos

Por| 14 de Outubro de 2020 às 11h50

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Reprodução/Pixabay (Pexels)
Reprodução/Pixabay (Pexels)
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O Google anunciou nesta quarta-feira (14) aquela que, segundo a empresa, é a maior revisão do Google Analytics (GA) em quase dez anos. A plataforma - que realiza monitoramento e análise de sites no mundo todo - traz agora novas capacidades de aprendizagem automática, informes web unificados com os de aplicações, bem como integrações nativas e atualizações de privacidade.

De acordo com o Google, essa versão "redesenhada" do Analytics tem como objetivo proporcionar um enfoque mais preciso para análises e medição de dados. Na unificação dos informes de web com apps - cujo beta foi apresentado no ano passado - o Analytics conta agora com modelos de aprendizagem automáticos incorporados, com integrações entre o próprio GA e o Google Ads. Além disso, os administradores das páginas terão novos controles para gerenciar seus dados de forma mais eficiente.

Jornada de consumo

O novo Analytics também passa a oferecer a medição centrada no cliente, em vez de medição fragmentada por dispositivo ou plataforma. Ele usa vários espaços de identidade, incluindo IDs de usuário fornecidos pelo profissional de marketing e métricas exclusivas do Google de usuários que optaram pela personalização de anúncios, para fornecer uma visão mais completa de como os consumidores interagem com as empresas no ambiente digital. Por exemplo, é possível visualizar se os clientes descobrem primeiro sua empresa a partir de um anúncio na web, depois instalam seu aplicativo e fazem compras nele.

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Será possível também obter um melhor entendimento de todo o ciclo de vida dos clientes, desde a aquisição até a conversão e retenção. Isso é fundamental quando as necessidades das pessoas estão mudando rapidamente e é necessário tomar decisões em tempo real para ganhar - e manter - novos leads. Houve ainda uma simplificação e reorganização dos relatórios para que os insights possam ser encontrados de forma mais intuitiva, com base na parte da jornada do cliente que o departamento de marketing está interessado. Por exemplo, é possível visualizar quais canais estão gerando novos clientes no relatório de aquisição de usuários e, em seguida, usar os relatórios de engajamento e retenção para entender as ações que esses clientes realizam e se eles permanecem por perto após a conversão.

Previsão de tendências

Com foco, principalmente, em e-commerces, o Google afirma que os novos modelos de aprendizagem podem alertar automaticamente os administradores das páginas sobre tendências significativas de seus dados. Isso inclui, por exemplo, calcular a probabilidade compra ou perda de venda de um produto. Outra nova funcionalidade inclui uma medição unificada para eliminar a fragmentação de dados entre dispositivos e plataformas. Com isso, há um controle de informações mais granular, permitindo uma melhor personalização de anúncios.

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As novas features ajudam até mesmo a antecipar ações futuras que seus clientes podem realizar. Por exemplo, ele calcula a probabilidade de rotatividade para que os administradores de campanhas possa investir com mais eficiência na retenção de clientes em um momento em que os orçamentos de marketing estão sob pressão. Foram adicionadas ainda novas métricas preditivas, como a receita potencial que se pode obter de um determinado grupo de clientes. Isso permite que o profissional crie públicos para alcançar clientes de maior valor e execute análises para entender melhor por que alguns consumidores tendem a gastar mais do que outros, para que possam ser tomadas medidas para melhorar os resultados.

O GA agora conta também novas integrações entre os produtos de marketing do Google para aperfeiçoamento do retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês). Segundo o Google, há agora uma integração mais profunda com o Google Ads que permite que a criação de públicos que possam alcançar consumidores com experiências mais relevantes e úteis, onde quer que eles decidam se envolver com a empresa.

YouTube

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A nova abordagem do GA também possibilita atender a solicitações antigas de anunciantes. Como o novo Analytics pode medir as interações do aplicativo e da web juntos, ele pode incluir conversões de visualizações engajadas do YouTube que ocorrem no aplicativo e na web em relatórios separados. Isso inclui ver as conversões de visualizações de vídeo do YouTube, junto com as conversões do Google e de canais pagos não pertencentes ao Google e canais orgânicos como Pesquisa Google, redes sociais e e-mail. Isso ajuda a entender o impacto combinado de todos os esforços de marketing das empresas.

Privacidade

O Google disse ainda que o novo Analytics também traz um design centrado em privacidade, com uma medição segura da privacidade das informações que trafegam na página e que ganhará atualizações periódicas.

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De acordo com Vidhya Srinivasan, vice-presidente de plataformas de medição, análises e compra do Google, "o novo GA está desenhado para se adaptar a um futuro sem cookies ou identificadores de navegação do usuário. "Nós passamos a usar um enfoque flexível de medição e, no futuro, isso incluirá modelos para preencher vazios onde os dados podem estar incompletos", afirmou o executivo. "Isso significa que o Analytics torna-se mais confiável para ajudar os administradores de sites a medir seus resultados de marketing, satisfazendo as necessidades de nossos clientes, enquanto eles se recuperam dos períodos de incerteza".

Fonte: Blog Google