Entenda a diferença entre marketplace, e-commerce e vitrine virtual

Entenda a diferença entre marketplace, e-commerce e vitrine virtual

Por Guilherme Peixoto Artiles | 31 de Maio de 2021 às 10h00
Reprodução

O jeito de comprar se atualizou e as lojas online estão cada vez mais presentes na vida e no gosto dos consumidores, abrangendo diversos segmentos, como cosméticos, eletrônicos, esportivos, vestuário, entre muitos outros. E nesse cenário, essas lojas estão constantemente passando por mudanças, melhorias e adquirindo ainda mais modernidade e expansão.

Muitos empreendedores, se deparam com diferentes categorias de canais de venda, como os marketplaces, e-commerces e vitrines virtuais, e não sabem exatamente qual a diferença entre eles e qual escolher. A seguir, vamos te explicar quais são as características de cada um e suas principais diferenças.

O que são Marketplaces?

Os marketplaces são plataformas online que reúnem diversos produtos de diferentes lojas, como uma espécie de shopping. Ou seja, é uma grande vitrine onde as empresas expõem seus produtos. Essa modalidade de comércio conta com vantagens como o baixo custo de investimento, já que para vender através dele é necessário apenas negociar a comissão que será paga ao "dono do shopping" por cada venda realizada. O fato é que o marketplace pode proporcionar muita visibilidade, já que o acesso a essas plataformas é feito a todo momento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O que são E-commerces?

Os e-commerces são lojas online, onde a marca é quem comercializa seus produtos, cuida de todas as etapas da jornada de venda, desde a compra até a entrega, além do seu próprio estoque. Mas, claro, dentro desse processo há a possibilidade de realizar a terceirização de algum serviço.

O que são Vitrines Virtuais?

As vitrines virtuais (ou lojas virtuais) tratam-se exatamente do site de um vendedor. Nela, estarão expostos todos os produtos à escolha do cliente. É realmente uma espécie de vitrine, onde o item é visualizado, escolhido, colocado no carrinho e depois a compra é finalizada.

E quais são as diferenças entre eles?

Observamos então, que existem diferentes propostas em cada um desses canais. O e-commerce exige mais investimento, como mão de obra e logística. Em contrapartida, os lucros não precisam ser divididos entre intermediários. Ou seja, ele é um comércio online de uma marca em específico. Diferentemente, o Marketplace evita certos custos operacionais, visto que é apenas um ambiente onde lojas e clientes se conectam, além de exigir menos investimento em marketing, por exemplo, já que a visibilidade se torna mais abrangente.

E ambos se diferem também da vitrine virtual que exige uma boa logística, grande quantidade de produtos, e necessita maiores esforços de autopromoção. Melhor dizendo, esse formato precisa de bastante investimento em SEO e estratégias de posicionamento para ser encontrada na internet. Mas, apesar disso, ela pode ter custos mais baixos, visto que o investimento feito nesse modelo retorna para o negócio.

Sendo assim, cada uma dessas opções citadas possuem as suas particularidades e possuem diferentes benefícios, que devem ser avaliados de acordo com o perfil e objetivo da empresa, considerando aquilo que a atende melhor.

Como a Hubsales pode te ajudar nisso

E qual dessas modalidades a sua empresa escolheu? Você ainda tem dúvidas de como melhorar as suas estratégias e vendas nessas plataformas? Com a Hubsales sua única preocupação será com as entregas. Nós fazemos o restante para a sua empresa.

Além de intermediar os contratos e integrar todos os marketplaces com gerenciamento de estoque e precificação centralizada, nós também realizamos todas as descrições personalizadas de cada item. Efetuamos também cadastros de produtos, auxiliamos na definição de mix dos itens e em todos os maiores processos operacionais para você, com planos acessíveis para todos os portes de negócios.

Nós também conectamos seus produtos nos maiores e-commerces do Brasil, otimizando tempo e processos do seu negócio.

Gostou dessas inúmeras soluções que a Hubsales traz para a sua empresa? Agende uma conversa e fale com um de nossos especialistas.

*Artigo produzido por colunista com exclusividade ao Canaltech. O texto pode conter opiniões e análises que não necessariamente refletem a visão do Canaltech sobre o assunto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.