Dona do AliExpress planeja abrir escritório no Brasil

Por Redação | 08 de Janeiro de 2016 às 19h58

O Alibaba.com, empresa de comércio eletrônico da gigante chinesa Alibaba, é a maior companhia do setor em todo o mundo, superando gigantes como eBay e Amazon. O sucesso da empresa, que tem cerca de 40 milhões de usuários em todo o planeta, é repetido também no Brasil, onde ela mantém mais de 2 milhões de clientes (números de março de 2015).

Tamanho sucesso em terras brasileiras leva a companhia a considerar a ampliação de sua atuação por aqui, o que incluiria a abertura de um escritório nacional da Alibaba.com em um futuro não tão breve. O grupo chinês opera dois sites de comércio eletrônico: o AliExpress.com, direcionado a consumidores finais; e o Alibaba.com, para atacadistas e empresas.

Apesar de não revelar muitos detalhes sobre o volume de vendas, o diretor de marketing e desenvolvimento de negócios da companhia para a América Latina, Alex Tsai, contou à agência Reuters que até abril do último ano foram realizados 60 milhões de pedidos por brasileiros. Nos últimos dois anos, a quantidade de usuários dos serviços da companhia aqui no Brasil cresceu 200%.

Alibaba

No longo prazo, Alibaba pretende abrir escritório no Brasil. (Foto: Leighklotz/Flickr)

Tudo isso faz com que os chineses olhem com um carinho bastante especial para o mercado brasileiro. “Estamos otimistas com os números de 2015. Achamos que a crise é oportunidade para as pequenas e médias empresas começarem a negociar via comércio eletrônico”, comentou Tsai. "No longo prazo, podemos ter um escritório no Brasil”.

E o foco da companhia por aqui deve ser o mercado de pequenas e médias empresas, que podem ter uma oportunidade de iniciar ou ampliar as suas exportações, algo especialmente interessante em tempos de dólar alto. Atualmente, a parceria do Alibaba com brasileiros trabalha apenas com importação de eletrônicos e maquinários da China e da Índia e artigos pessoais e de moda dos Estados Unidos e da China.

Fonte: Reuters

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.