Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Correios fecham acordo com China para receber mercadorias por navio

Por| 02 de Junho de 2020 às 10h38

Link copiado!

Correios fecham acordo com China para receber mercadorias por navio
Correios fecham acordo com China para receber mercadorias por navio

Os Correios firmaram um acordo de colaboração mútua com a China para que encomendas oriundas do país asiático possam chegar aqui por via marítima. Desde o início da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), os governos fecharam aeroportos e fronteiras, o que dificultou o transporte de encomendas de diversos países, normalmente feito por via aérea. 

Os Correios estão atendendo à solicitação da União Postal Universal (UPU), um órgão internacional das Nações Unidas voltado para organizar envios postais internacionais. O objetivo desta agência é desburocratizar a entrada de produtos em alfândegas. 

No acordo entre Brasil e China, a intenção é dar vazão a produtos comprados em e-commerces do país asiático que estão presos ainda no remetente. “Devido à grande quantidade de carga represada dos sites de e-commerce chineses, o correio daquele país foi um dos primeiros a optar pelo encaminhamento marítimo. Com o acordo, queremos garantir a continuidade do serviço postal e, assim, atender às expectativas dos consumidores brasileiros”, aponta o presidente dos Correios, Floriano Peixoto. 

As negociações preveem o encaminhamento de, pelo menos, três remessas de produtos vindos da China por navio, os quais serão recebidos no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP), no Paraná. O ponto fica próximo ao centro de distribuição dos Correios de Pinhais, em Curitiba. A primeira remessa chegou no último dia 30 de maio, sendo que outras devem ser encaminhadas ao porto de Paranaguá ainda em junho e julho. 

Continua após a publicidade

Apesar de essa ser a única alternativa de envio e recebimento neste cenário de pandemia, a principal desvantagem é o tempo. Enquanto encomendas enviadas por avião demoram uma semana para chegar ao Brasil, os envios por navio levam 45 dias. 

Os Correios ainda não sabem se devem manter a modalidade de envio após a pandemia. Para isso, é preciso que haja uma demanda contínua considerável, o que acontece somente com produtos da China.

Fonte: Veja