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Claro inaugura conceito de loja virtual via streaming

Por| 21 de Outubro de 2020 às 12h13

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Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech
Captura de tela/Felipe Demartini/Canaltech

A Claro inaugurou na última semana sua primeira loja virtual por streaming, em um conceito que mistura comércio eletrônico e produção de conteúdo para simular a experiência nos estabelecimentos da marca. A ideia da empresa é oferecer, em transmissões ao vivo, materiais como análises de produto, unboxings, tutoriais e entrevistas com especialistas, enquanto os clientes podem tirar dúvidas com consultores em tempo real ou fazer compras sem saírem de casa.

As ofertas da chamada Live Store Claro envolvem aparelhos celulares, acessórios e planos, que agora podem ser adquiridos diretamente a partir do que for apresentado no programa. A live vai ao ar de segunda a sexta, das 13h às 17h15 (no horário de Brasília) e pode ser acessada a partir de uma aba específica no site da operadora ou pelo link claro.com.br/livestore. As apresentações são feitas a partir de um estúdio na cidade de São Paulo (SP), que simula a aparência dos estabelecimentos da marca.

Os aspectos de interação, ofertas e demais conteúdos são criados em tempo real, com os clientes tendo acesso direto aos produtos que estão sendo apresentados ou analisados na transmissão. Enquanto isso, vendedores de lojas físicas que continuam fechadas ou que atendem público reduzido devido às medidas para conter a disseminação do novo coronavírus passaram a atender os clientes virtualmente durante as lives, dando informações e auxiliando os usuários na tomada de decisões.

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De acordo com Renato Guimarães, diretor de canais próprios da Claro, a ideia da Live Store vem de iniciativas que já estão dando certo em outros países, funcionando como uma “experiência estendida” das lojas próprias que, neste momento, se encontram limitadas ou fechadas. O objetivo, segundo ele, e se aproximar dos clientes, disseminar informações e auxiliar os usuários na escolha de seus produtos, ampliando a familiaridade deles com a tecnologia.

Já Camila Costa, CEO da iDTBWA, agência que trabalha com a operadora no projeto, cita a loja ao vivo como um grande foco para a Black Friday, principalmente quando se leva em conta a recepção dos clientes na etapa inicial. "No início do projeto, tínhamos a ideia de usar lojas físicas reais como estúdios para as transmissões, mas logo percebemos que o potencial de evolução era muito maior, e não só uma oportunidade de momento [durante a pandemia]", completa.

Para o projeto que une diferentes tecnologias, a Claro conta com o apoio de empresas de audiovisual e desenvolvedores de tecnologias de CMS e realidade aumentada, além de agências de publicidade que trabalham com a identidade visual e as lojas físicas das operadoras. A expectativa dessa junção, claro, é alavancar as vendas durante o período de pandemia e atingir os clientes que ainda estão em isolamento ou evitando idas às lojas oficiais.

Fonte: Claro