Cade aconselha arquivamento de processos do Buscapé e Microsoft contra a Google

Por Wagner Wakka | 14 de Maio de 2018 às 13h49
TUDO SOBRE

Google

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou na sexa-feira (11) o arquivamento de dois processos sobre possíveis infrações cometidas pela Google. A gigante da tecnologia respondia a processo da Microsoft e da E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia, esta que detém os sites de comparação de preços Buscapé e Bondfaro.

A Microsoft entrou com ação contra a Google por conta de buscadores. A empresa criada por Bill Gates afirma que foram inseridas condições abusivas que impediam que clientes pudessem tanto contratar o serviço de propagandas Bing Ads, da Microsoft, quanto o AdWords, da Google. Com estas ofertas de forma abusiva, clientes que optarem por anunciar em ambas plataformas teriam resultados piores.

O Cade disse que falou com vários clientes que contrataram ambas as opções de propaganda e chegou à conclusão de que não havia resultado negativo para o consumidor. Dessa forma, recomenda o arquivamento da ação.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Já no caso do E-Commerce Media Group Informação e Tecnologia, a Google é acusada de copiar as avaliações que foram feitas no Buscapé e no Bondfaro e utilizar em seus produtos no Google Shopping, sistema de compras da empresa. Aqui, o Cade checou com sites que fazem serviços semelhantes ao de ambos os serviços e não recebeu reclamações parecidas. Com isso, o Conselho acredita que não há provas de que o internauta tenha sido prejudicado neste contexto.

Com a recomendação, agora o tribunal do Cade precisa dar a palavra final. Ou seja, não quer dizer ainda que ambos os processos tenham sido arquivados, mas há um passo a mais neste caminho. O Conselho ainda não tem data para que este julgamento seja feito.

Fonte: Uol

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.