As tecnologias e o novo cenário de compras 4.0

Por Colaborador externo | 22 de Julho de 2019 às 15h19

Por Alexandre Moreno*

O setor de compras passou por grandes mudanças ao longo das últimas décadas, especialmente nos últimos anos. As empresas estão no processo de transformação digital, ou seja, a tecnologia é a base de todas as atividades das áreas, que buscam por mais eficiência, seja na otimização de tempo e equipe, na redução de custos ou na melhoria de serviços. 

A atual realidade das grandes organizações não comporta mais a ideia de um departamento de compras que recebe milhares de pedidos e gaste infinitas horas na avaliação dos orçamentos. Estamos vivendo a era das Compras 4.0, época em que as estratégias estão associadas às inovações para potencializar as compras corporativas. A tecnologia passou a transformar oportunidades em negócios. 

Um estudo realizado pelo The Hackett Group, em 2018, sobre os temas nas agendas dos CPOs, revelou que 38% das organizações já estão se transformando digitalmente e que 95% dos entrevistados acreditam que essa mudança vai acontecer, principalmente, na forma em que serviços e produtos serão entregues nos próximos anos. 

Isso significa investir em inovações como Big Data, Cloud Computing, Machine Learning e Internet das Coisas (IoT), que estão desenvolvendo um papel importante para eliminar riscos e trabalhos repetitivos. O trabalho operacional será substituído pelo estratégico e a busca por análises de dados, preocupação com preços e tendências de inflação não estarão mais presentes no dia a dia dos profissionais da área. 

Conheça 4 principais tendências tecnológicas, que ajudarão a impulsionar a área de Compras 4.0:

  • Big Data: grandes volumes de dados estruturados e não estruturados que podem ser analisados para obter insights e melhorar o poder de decisão.
  • Inteligência Artificial: possibilita que máquinas tenham constante aprendizado, à medida que trabalham, podendo ainda desempenhar tarefas como seres humanos.
  • Cloud Computing: permite a utilização de ferramentas, arquivos e aplicativos, utilizando apenas a internet e sem a necessidade de instalação.                                 
  • IoT: facilita a comunicação entre máquinas por meio da internet, que permite o compartilhamento de dados e informações para a execução de tarefas.

Na transformação digital, a lista de tecnologias consideradas 4.0 está cada vez maior. Estar inserido neste cenário significa, além de abrir novas oportunidades para as empresas, mostrar o interesse por inovação e possibilitar novos modelos de negócio. 

Aos poucos, as companhias estão adotando práticas e sistemas que vão ajudá-las na jornada rumo à transformação. 

Independentemente do porte da organização, é o momento de se planejar para investir em tecnologias que vão tornar as tomadas de decisão mais simples e objetivas.

 *Alexandre Moreno é Diretor de Serviços no Mercado Eletrônico

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.