Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Amazon testa ferramenta de machine learning para compras online

Por| 21 de Setembro de 2018 às 14h08

Link copiado!

Amazon testa ferramenta de machine learning para compras online
Amazon testa ferramenta de machine learning para compras online
Tudo sobre Amazon

Sistemas de recomendação de produtos de acordo com os gostos e hábitos do usuário não são raros, mas eles normalmente se baseiam no histórico de compras e itens visualizados, métricas pouco precisas e que podem gerar falsos positivos para os lojistas. Foi pensando nisso que a Amazon iniciou os testes do Scout, um sistema que utiliza inteligência artificial, imagens e “joinhas” para entender melhor o que os consumidores estão procurando.

Usando machine learning, a tecnologia transforma a navegação pelos produtos da loja online em uma experiência mais visual e intuitiva, ajudando até mesmo os indecisos a encontrarem aquilo que eles podem nem mesmo saber que querem. Positivos ou negativos são dados aos produtos em diferentes categorias, e essas informações, junto com as já comumente utilizadas, como histórico de pesquisa e compras, são utilizadas para indicar novos produtos e também faixas de preço que soem interessantes aos consumidores.

É uma forma, também, de filtragem. Com a gigantesca quantidade de produtos fornecidos pela própria empresa, mais a lista infindável de parceiros de marketplace, pesquisar produtos pode não ser tarefa das mais intuitivas. Quando não se sabe exatamente o que buscar — digamos que você quer comprar um fogão, mas deseja pesquisar opções e não tem uma ideia específica —, o resultado da pesquisa, normalmente, é uma relação gigante de produtos e pouca ou nenhuma divisão.

De acordo com a Amazon, a tecnologia vem para resolver dois dilemas de seus consumidores, representados pelas frases “não sei o que quero, mas saberei quando encontrar” e “sei o que quero, mas não como se chama”. É, conforme afirma a companhia, “uma nova forma de comprar”, com um aspecto mais visual e menos focado nos termos pesquisados e informações históricas.

Continua após a publicidade

Além disso, claro, se trata de uma maneira de impedir a fuga de usuários para o que a gigante do e-commerce chama de “sites de inspiração”. Ao acessar o Pinterest, por exemplo, os consumidores podem visualizar produtos e terem ideias, além de conhecerem modelos específicos. Tais serviços disponibilizam até mesmo links para compra, que nem sempre levam à Amazon, fazendo com que o público, em si, não seja a única coisa fugindo.

A novidade, ainda, parece ser uma evolução de uma plataforma recente lançada pela empresa, chamada de “achados interessantes”. Em uma seção específica do site, produtos curados por especialistas e influenciadores podem ser curtidos ou não em diferentes categorias, com uma espécie de lista personalizada, com aqueles que receberam positivo e também novas indicações, sendo criada para o usuário.

Os testes do Scout estão acontecendo em categorias como cozinha, móveis, decoração, iluminação, sapatos femininos, cama, mesa e banho. Com o tempo, de acordo com a Amazon, mais e mais produtos serão adicionados à lista do experimento, com a prioridade atual sendo os setores de roupas e bolsas.

Continua após a publicidade

Além disso, a novidade não está aparecendo para todos os usuários, mas quem acessa a Amazon pelo aplicativo tem mais chance de ver o recurso ativo. De maneira geral, a experiência também pode ser acessada por um link específico, o www.amazon.com/scout.

Fonte: TechCrunch, Amazon