Álbum de Sting estrelou primeira transação online da história

Por Redação | 26 de Novembro de 2015 às 14h39

Vivemos em um mundo em que temos Black Friday, Cyber Monday e um e-commerce funcionando o tempo todo, e para muita gente, é difícil imaginar como as coisas eram antes disso. Principalmente nos primórdios da internet, em que a rede já era popular, mas pouco segura para o envio de dados de cartões de crédito. Mas mesmo nesse ambiente, a primeira compra online aconteceu em 1994 e envolveu um disco do cantor Sting.

A informação aparece em um vídeo da fornecedora de software para comércio eletrônico Shopify e desmente alegações de marcas como a Pizza Hut, que diz ter vendido, em 1994 e pela internet, uma pizza grande de pepperoni com queijo extra e champignon. Já há quem diga que a primeira transação online aconteceu quando estudantes da Universidade de Stanford, nos anos 70, compraram maconha de um revendedor do outro lado do país, no MIT. Isso realmente acontece, mas apenas o contato se deu pela internet, enquanto a troca de dinheiro pelo produto ocorreu pessoalmente.

De acordo com o Shopify, a primeira venda totalmente online aconteceu sim em 1994, mas não pelas mãos da Pizza Hut, e sim, em uma empresa chamada Net Market, uma das primeiras a apostar na internet como ferramenta de negócios. Foi lá que, em 11 de agosto de 1994, um de seus fundadores comprou, utilizando a rede e uma plataforma da companhia que ainda estava em desenvolvimento, o álbum “Tem Summoner’s Tales”, de Sting, utilizando uma transferência de dinheiro online.

E apesar de a internet ainda não ser um local seguro para se passar informações financeiras, não é como se ela já fosse infestada de hackers como é hoje em dia. A maior dificuldade, de acordo com Dan Kohn, era efetivamente obter o acesso à internet, algo que ainda era caro e tecnicamente complicado.

A NetMarket existe até hoje e ainda está no ramo do comércio eletrônico. Ela faz parte do Grupo Affinion, que possui diversas ferramentas, plataformas e empresas relacionadas a relações com consumidores e varejo.

Fonte: Shopify (YouTube)

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.