Thom Yorke, do Radiohead, vende o "primeiro torrent pago da história"

Por Redação | 29.09.2014 às 15:35 - atualizado em 29.09.2014 às 16:02

Thom Yorke, líder do grupo Radiohead, lança esta semana seu mais novo álbum solo, Tomorrow's Modern Boxes. A novidade, entretanto, não só movimenta os fãs de música como também traz uma atração à parte: trata-se do primeiro torrent oficialmente pago. As informações são do The Verge.

"É um experimento para ver se a maneira como funciona a mecânica do sistema é algo que o público geral possa acessar facilmente", comenta Yorke ao falar sobre o formato de distribuição.

O BitTorrent, que é na verdade mais famoso por oferecer conteúdo pirateado via conexão peer-to-peer (P2P), vem tentando mudar um pouco sua imagem bucaneira, fazendo parcerias para oferecer conteúdo legal. E pago também.

Para isso, experimenta o que já vem fazendo sucesso na área dos games: os bundles (ou pacotes) levam direto ao usuário o conteúdo todo — sejam arquivos de áudio ou vídeo, ou de qualquer outro tipo —, acompanhado de um código que libera o material. Como o preço é considerado justo, os próprios usuários evitam pirateá-lo e até mesmo condenam quem faz isso.

Moby, Madonna e outros artistas já vêm utilizando o os BitTorrent Bundles, mas gratuitamente. As oito faixas e um vídeo de Tomorrow's Modern Boxes, vendidos a US$ 6 (dos quais 90% vão para Yorke e 10% para o BitTorrent) seriam o "primeiro torrent pago da história", de acordo com o próprio BitTorrent.

Ao lado do Radiohead, Yorke já havia explorado novas maneiras de distribuição com o álbum In Rainbows, em 2007. Na ocasião, venderam mais de 1,2 milhões de cópias e os fãs decidiram quanto pagaram por cada uma.

O artista acredita que os BitTorrent Bundles possam ser uma alternativa viável ao streaming via nuvem e também capaz de abrir portas para uma conexão direta com o usuário, assim como uma maneira melhor dos artistas controlarem a comercialização de seus conteúdos.

"Se isso funcionar, pode ser uma maneira efetiva de dar algum controle sobre o comércio na internet para quem está realmente criando o trabalho", diz o vocalista. O disco também estará à venda, de forma física, juntamente com o conteúdo digital. Resta saber se a moda vai pegar.

Fonte: http://www.theverge.com/2014/9/26/6849801/thom-yorke-tomorrows-modern-boxes-now-available-bittorrent