Solução brasileira permite provar itens adquiridos pela web antes da compra

Por Redação | 10 de Dezembro de 2013 às 07h00

Compras online estão cada vez mais se tornando um hábito do dia-a-dia dos internautas brasileiros. Mas, uma das maiores dificuldades para quem compra e vende online é o setor de peças de vestuários. Por mais que vários sites mostrem as medidas de suas peças de roupas, sempre fica uma dúvida na cabeça dos consumidores: “será que vai servir?”

Pensando nisso, uma empresa catarinense promete resolver esse problema através de uma solução em conjunto com as operadoras de cartão de crédito, transportadoras e plataforma de e-commerce, possibilitando que o consumidor adquira o produto e só pague depois de prová-lo.

Por meio do cartão de crédito, o consumidor pode fazer uma pré-compra na loja virtual sem efetuar o pagamento. Quando o produto chegar, o comprador tem de 15 a 20 dias para prová-lo, dependendo da política da loja. Se gostar do item, pode informar, na plataforma de e-commerce, que irá ficar com o produto. Somente aí a compra será concluída, com o registro na operadora do cartão de crédito. Ou, se preferir, não precisa ir até o site. Basta provar o produto e, ao fim do prazo de devolução, ele será automaticamente descontado. “É uma espécie de provador em casa,” afirma Cristiano Chaussard, diretor de Tecnologia da Flexy Negócios Digitais.

Caso o consumidor não aprove a compra, o produto pode ser devolvido para a loja virtual que aciona a transportadora e retira-o diretamente na casa do comprador – que precisará pagar apenas o frete. Ou então, se a loja virtual tiver uma loja física, o consumidor poderá devolver o produto pessoalmente sem nenhuma cobrança.

O sistema está sendo estudado por grandes marcas de Santa Catarina e da Região Sul do país, que se interessaram pela solução, e está adaptado à plataforma de e-commerce desenvolvida pela Flexy. Segundo Chaussard, a ferramenta pode ser utilizada tanto para comércio B2B como B2C, com diferentes possibilidades.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.