Second Screen chega ao e-mail marketing

Por Colaborador externo | 06 de Novembro de 2013 às 08h35

Por *Juliana Azuma

Second Screen, do inglês "segunda tela". É justamente dessa forma que podemos explicar o conceito que cada vez mais toma conta do brasileiro, a possibilidade de replicar ou estender o conteúdo de uma tela principal para uma nova visão, seja dividindo o conteúdo ou servindo de apoio para o conteúdo inicial.

Dados de mercado indicam que 70% dos usuários de tablets utilizam o aparelho enquanto estão assistindo à televisão. Já a Futuresource aponta que 31% das pessoas assistem a conteúdo da TV em seus computadores enquanto estão na sala, com a TV desligada ou em outro canal.

A utilização da tecnologia Second Screen pode se dar por duas formas: sequencial, quando a navegação é iniciada em um dispositivo e depois tudo é repassado para outro, com o objetivo de facilitar ou até mesmo evitar limitações da primeira tela; e simultânea, quando é realizada ao mesmo tempo em que se faz outras atividades.

E essa moda, principalmente a simultânea, também chega ao comércio eletrônico. Outra pesquisa da Equation Research ressalta que 87% dos donos de tablets compraram presentes do Natal de 2012 em seus dispositivos. Ao mesmo tempo, um levantamento do Google também teve resultados parecidos, mostrando que 81% das compras feitas por smartphones são espontâneas, sendo que as pessoas sentem que economizaram tempo, aprimorando assim sua experiência.

A experiência é ponto central para a utilização do conceito de second screen no e-mail marketing. Layout responsivo é palavra de ordem, adaptável a qualquer tela, e a mensagem eletrônica deve proporcionar ao usuário a possibilidade de transferir canais ou a facilidade e intuitividade de realizar uma compra ao mesmo tempo em que acessa os e-mails e assiste à novela.

A tecnologia evolui, o e-commerce alavanca, e o e-mail marketing acompanha as tendências para atender à demanda do novo consumidor.

*Juliana Azuma é superintendente de Marketing Services da Serasa Experian e responsável pela Virtual Target.

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