Quer evitar frias na Amazon? Basta prestar atenção nos comentários suspeitos

Por Redação | 19.08.2013 às 15:47

Se você compra livros na Amazon, já deve topado com algumas críticas bastante suspeitas de usuários que, mesmo após apenas alguns dias do lançamento de uma obra, já se derramam em longos e elogiosos comentários sobre o conteúdo, o autor e tudo mais, completando com a avaliação: cinco estrelas. Consultor e autor de livros como 'Lean Hospitals' e 'Healthcare Kaizen'. Mark Graban recentemente fez uma postagem no seu perfil no LinkedIn ensinando a evitar algumas frias na megaloja virtual ao ensinar como identificar esse tipo de farsa.

Graban inicia afirmando que, como escritor, os comentários em sites de compras são fundamentais para que ele receba o feedback dos leitores, amplie a autoestima e ajude a ampliar as vendas de seus livros, principalmente quando outros leitores em potencial se deparam com resenhas positivas.

No entanto, Graban destaca que, se o comprador perceber algo estranho na resenha, a tática pode se voltar contra o autor. Entre as características que o autor considera suspeitas estão a classificação com cinco estrelas poucos dias depois que o livro foi lançado; os comentários cinco estrelas sempre cheios de palavras no superlativo e muito entusiasmo; os comentários escritos em um tom familiar, como se os leitores fossem amigos ou familiares do autor; as pessoas que comentam e classificam sem nunca terem comentado sobre qualquer outro livro ou produto na Amazon; e os usuários que sempre comentam e avaliam livros dos mesmos autores.

O autor afirma que ter comentários e avaliações suspeitas não significa que o livro é ruim, mas ele sugere que os consumidores devem estar atentos e buscar mais informações sobre livros e produtos antes de concluírem a compra. Mark Graban sugere que toda a vez que os compradores forem ler os comentários, que eles não se esqueçam de clicar sobre o ícone ao lado do nome do revisor - "Ver todos os meus comentários" - para que se possa buscar comentários suspeitos.

Dicas cuidados compras Amazon

Reprodução: Mark Graban/LinkedIn

Graban comenta algo que considera impressionante (por vezes, até engraçado) sobre alguns anúncios de livros, como o fato de você se deparar com um comentário de uma estrela repleto de críticas em um anúncio que só recebeu classificação cinco estrelas. Como comprador, o autor sugere que você busque por comentários feitos por compradores de livros verificados. Esses comentários ainda podem ser falsos, mas a grande maioria dos comentários suspeitos não possuem o selo 'Amazon Verified Purchase'.

Dicas cuidados compras Amazon

Reprodução: Mark Graban/LinkedIn

"Outra grande dica (de um leitor chamado Remco, que a enviou nos comentários) é utilizar o recurso 'Look Inside' da Amazon para você ler um trecho do livro. Ou, também baixar a versão prévia do livro no Kindle (que você ver no seu computador ou na web, mesmo se você não tiver um dispositivo Kindle ou aplicativo)", escreveu.

Graban também deixa claro que nunca pediu para amigos e familiares comentarem nas páginas de seus livros para burlar os sistemas de avaliação e que não promete a outras pessoas cópias gratuitas de seus livros para que elas o classifiquem bem. Por fim, ele garante: as farsas são muitas e, na Amazon, todo cuidado é pouco.