Quatro motivos para incluir Big Data no seu e-commerce

Por Colaborador externo | 20 de Março de 2014 às 16h20
photo_camera Divulgação

Por Thoran Rodrigues*

Dois séculos depois da Revolução Industrial, o mundo começa a viver um novo ciclo: a Revolução Informacional. Essa revolução nos promete uma grande mudança da automação da produção e do consumo de bens de informação, e o Big Data é apenas o elemento mais aparente dessa enorme revolução.

Os benefícios potenciais que o Big Data pode trazer para as empresas engoblam diferentes áreas e processos, mas são indiscutíveis. Confira abaixo quatro grandes motivos para investir e tirar proveito do Big Data na sua loja virtual:

Automação

O volume de informações disponíveis hoje permite a automação de diferentes processos dentro de uma loja virtual, como o preenchimento de cadastro dos usuários, o enriquecimento de dados ou mesmo a configuração de preços. A automação reduz a fricção nos processos de cadastro e compra, aumentando as vendas.

Conhecimento do usuário

Todo e-commerce possui uma enorme riqueza de informações: termos e produtos que foram pesquisados ou visualizados, logs de navegação dos usuários, compras abandonadas ou efetivadas, e outras. Ao mesmo tempo, as interações sociais – publicações, tuítes, check-ins – representam mais de 80% dos dados que trafegam on-line.

As ferramentas de manipulação de Big Data permitem a combinação dessas informações internas e externas permitindo às empresas entenderem melhor seus clientes (atuais e potenciais) e criar ações publicitárias e de relacionamento mais efetivas, que se traduzem em mais vendas e maiores lucros.

Conhecimento do mercado

Do outro lado da moeda, a riqueza de dados disponíveis permite que qualquer empresa conheça seus concorrentes em detalhes, dos preços praticados às promoções sendo realizadas, facilitando o planejamento estratégico e a realização de ações focadas nos pontos fracos da competição, bem como entender as estratégias mais bem sucedidas no mercado.

Inovação

Uma pesquisa da Edgell Knowledge Network sobre a percepção do Big Data entre os executivos do varejo norte-americano apontou que apenas três em cada dez lojistas já executou ou está para executar algum projeto de Big Data. Isso significa que soluções dessa natureza ainda são inovadoras e podem representar uma vantagem competitiva para o e-commerce.

*Thoran Rodrigues é CEO da BigData Corp., empresa especializada em soluções de Big Data.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.