Pesquisa mostra comportamento dos brasileiros em compras online internacionais

Por Redação | 24 de Julho de 2013 às 17h05

Um estudo encomendado pelo PayPal mostrou que os brasileiros devem gastar cerca de R$ 2,6 bilhões em compras em sites estrangeiros de comércio eletrônico até o final de 2013. O estudo mapeia os principais caminhos do comércio eletrônico global.

A pesquisa aponta ainda que, até o fim de 2013, mais de 88 milhões de estrangeiros vão realizar compras em sites brasileiros, movimentando R$ 1,5 bilhão. Até 2018, este montante deverá atingir os R$ 4 bilhões. Quem mais deve gastar em sites brasileiros este ano são os norte-americanos (R$ 849 milhões); seguidos dos britânicos (R$ 115 milhões); alemães (R$ 88 milhões); australianos (R$ 9,5 milhões); e chineses (R$ 400 milhões).

Mario Mello, diretor geral do PayPal para a América Latina, afirma que "o estudo mostra o alto potencial de compra do brasileiro e, em paralelo, demonstra que este mercado traz inúmeras oportunidades a diversos segmentos do comércio brasileiro, que buscam expandir seus negócios para além das fronteiras nacionais".

Os brasileiros estão na lista dos que mais buscam produtos em sites norte-americanos. O estudo estima que os consumidores daqui movimentem R$ 1,3 bilhão em compras nos EUA até o final de 2013 – de um total global de US$23,2 bilhões.

As vendas online de mercadorias entre Brasil, Austrália, China, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos devem saltar 200%, chegando a US$ 307 bilhões em 2018 – atualmente este valor é de US$ 105 bilhões. Até o final deste ano serão mais de 94 milhões de pessoas em todo o mundo realizando compras online transnacionais.

"O comércio transnacional não é novidade. As lojas em qualquer mercado estão cheias de mercadorias de diversas etnias. A novidade é que agora se tornou mais fácil para os consumidores realizarem compras online diretamente com os comerciantes em todo o mundo", disse David Marcus, presidente do PayPal.

Tendências e oportunidades

Perante a análise dos hábitos de compra de mais de seis mil consumidores em seis mercados ao longo dos últimos 12 meses, o PayPal destaca algumas tendências e oportunidades do mercado de exportação online, entre elas:

  • Os destinos internacionais do e-commerce mais populares são: Estados Unidos (45%), Reino Unido (37%), China continental (26%), Hong Kong (25%), Canadá (18%), Austrália (16%) e Alemanha (14%). Já os brasileiros optam primeiro pelos Estados Unidos (79%), seguido pela China (48%), Hong Kong (17%) e Reino Unido (17%).
  • As principais categorias de compras para os compradores transnacionais nestes seis mercados são: vestuário, calçados e acessórios (US$12,5 bilhões); remédios e cosméticos (US$7,6 bilhões); joias e relógios (US$5,8 bilhões); eletrônicos pessoais como tablets e smartphones (US$6 bilhões); computadores e hardware (US$6 bilhões); e eletroeletrônicos (US$5,4 bilhões).
  • As principais razões para aquisições online em portais estrangeiros são: a economia de dinheiro (80%) e a variedade de produtos (79%). Este cenário também mostra que o comprador transnacional busca por itens estrangeiros autênticos e de alta qualidade, além de preços mais em conta.
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.