Explore ao máximo sua plataforma de e-commerce

Por Colaborador externo

Por Daniel Souza*

O sucesso no e-commerce depende de investir no lugar certo e de maneira estratégica. Um simples detalhe pode significar uma grande diferença no faturamento de uma loja virtual. Por esse motivo é de fundamental importância que gestores de lojas virtuais conheçam as funcionalidades de sua plataforma a fim de utilizar ao máximo os recursos fornecidos.

Antes de fechar negócio é preciso estar ciente se a plataforma escolhida oferece as integrações necessárias para o lançamento de uma loja virtual de sucesso. Algumas ferramentas são básicas para a maioria, como as que possibilitam um bom trabalho de SEO - como edição do conteúdo das Metatags, edição de URLs, inclusão de texto em catálogos de produtos, sitemap, order sharing, entre muitos outros. No entanto, são as ferramentas diferenciadas que vão ser decisivas na escolha da plataforma correta.

Explore ao máximo as opções promocionais disponíveis na plataforma, tais como descontos percentuais e valores fixos, frete grátis e descontos sobre o valor do frete, brindes, descontos exclusivos por canais parceiros. Disponibilize cupons para a primeira compra, personalize cupons em sua loja para incentivar a utilização e divulgação de sua promoção entre os clientes, explore os diversos comparadores de preço disponíveis, dê muita atenção para o canal afiliado e acompanhe os relatórios diariamente.

O acesso e interação com as redes sociais também são importantes ações inseridas nas configurações de uma plataforma. Monitore as redes sociais e promova ações individuais. Já existem plataformas que além de oferecer a integração básica, que permite likes e comentários de Facebook, ainda disponibilizam uma vitrine de produtos que interage com os últimos comentários feitos nesses produtos.

É essencial optar por plataformas que contem com funcionalidades que visam aumento de conversão, redução no custo operacional e aumento de tráfego orgânico. Hoje já é possível encontrar no mercado plataformas especializadas em cada segmento do varejo, como moda, móveis, joias, autopeças, por exemplo. Essas plataformas têm o propósito de facilitar a vida do varejista virtual, pois oferecem exatamente os recursos específicos para que ele venda seu produto.

Por fim, além de funcionalidades, uma boa plataforma de e-commerce deve contar com serviços de consultoria, treinamento e suporte que auxilia o gestor de loja virtual a entender como agir de forma assertiva.

* Daniel Souza é gerente de produto da Rakuten.