Empresas de e-commerce criam Dia do Consumidor no Brasil

Por Redação | 26 de Fevereiro de 2014 às 12h34

Para aumentar as vendas no primeiro semestre do ano, empresas de e-commerce decidiram criar um dia de compras online a exemplo do que já acontece na Black Friday, comemorada em novembro no Brasil.

A Buscapé Company anunciou que irá investir R$ 15 milhões para a criação da data, denominada de Dia do Consumidor no Brasil, segundo informou o site Info.

Neste ano, o dia de vendas com promoções especiais será realizado em 19 de março, mas a idéia é fazer com que as próximas edições ocorram às quartas-feiras, em dias próximos ou no próprio 15 de março, que é quando se comemora o Dia Mundial do Consumidor, reconhecido pelas Nações Unidas.

Durante este dia deve haver promoções expressivas em lojas de comércio eletrônico.

O primeiro semestre do ano costuma ter um desempenho de vendas considerado mais fraco por empresas de vendas online.

e-commerce

Nesta primeira edição do Dia do Consumidor no Brasil participarão varejistas como Americanas.com, Casas Bahia, Centauro, Dell, Extra, Magazine Luiza, Marisa, Netshoes, Pontofrio, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino e Walmart.com.

Porém o histórico de dias de compra como a Black Friday no Brasil não é dos melhores. Muitos consumidores ficaram insatisfeitos e a imagem da data saiu arranhada por conta de falsos descontos, chegando a receber o apelido de "Black Fraude".

O descontentamento dos clientes, inclusive, repercutiu internacionalmente, conforme a revista americana Forbes avaliou em um artigo. A publicação comparou a data de compras nos Estados Unidos e no Brasil. Para os americanos, o dia é uma ótima oportunidade para se aproveitar descontos especiais, enquanto para os brasileiros a data é marcada por fraude nas vendas.

Na última edição, por conta do alto número de queixas, o PROCON de São Paulo listou 325 lojas eletrônicas que deveriam ser evitadas.

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