Faça suas compras de fim de ano com segurança pela Internet

Por Muni Perez

Com as festas de final de ano chegando e muitas pessoas deixando para comprar os presentes de última hora, adquiri-los pela internet pode ser uma alternativa rápida, prática e conveniente. Porém deve-se ficar muito atento à segurança na hora de comprar, para não cair em golpes e evitar estresses.

Quando se está comprando em lojas grandes e tradicionais, como Americanas.com, Pontofrio.com etc, é mais difícil ter problemas. Eles existem, claro, mas costumam ser pontuais e normalmente consegue-se resolver tudo sem maiores estresses.

O problema maior é quando você vai comprar de algum site desconhecido, ou também pelo Mercado Livre.

Mercado Livre

A plataforma de compras e vendas individuais mais famosa do país pode ser uma mão na roda, apesar de muitas pessoas terem medo de comprar por ela. É possível sim fazer bons negócios por lá sem ser enganado, e ainda conseguindo preços muito bons. Para isso deve-se seguir algumas pequenas dicas.

O site investiu muito em segurança nos últimos anos, e hoje é fácil se precaver contra golpes. Primeiro que existe o Mercado Pago, ferramenta que faz a ponte entre o comprador e o vendedor: você faz o pagamento através do MP usando cartão de crédito ou boleto, o vendedor é notificado do pagamento, envia o produto, e ao receber você libera o pagamento para o mesmo. Isso evita que você pague por um Xbox e receba só uma foto dele no lugar do aparelho. Então ao comprar, evite fazer depósitos diretamente na conta do vendedor.

Outra dica importantíssima é verificar as qualificações do vendedor e quantas vezes determinado produto já foi vendido.

Se você está querendo comprar um produto do vendedor “PapaiNoel2013”, que possui 5 mil vendas concretizadas, vários selos de confiabilidade do Mercado Livre e 98% de qualificações positivas, pode ter certeza que a chance de ser enganado por ele é mínima, já que é um vendedor confiável.

Agora, se o vendedor em questão tem poucas vendas e/ou poucas qualificações positivas e até negativas, claro que deve-se abrir o olho e procurar algum outro melhor.

Outro ponto importante é clicar no perfil do vendedor e ver as observações dos compradores. Lá você poderá ter uma visão geral de como o usuário trabalha, e se realmente é confiável.

A vantagem do Mercado Livre é que pode-se encontrar produtos com preços muito convenientes, principalmente smartphones e tablets. Mas cuidado! Ao comprar um smartphone, por exemplo, verifique sempre a faixa de frequências que ele opera, pois alguns são comprados no exterior e podem não funcionar com determinada operadora daqui.

Com essas duas dicas você poderá comprar sem problemas pelo Mercado Livre e ter seus presentes de final de ano sendo entregues com segurança e por um bom preço.

Comprando de sites não muito famosos

Como dito anteriormente, ao comprar de um site conhecido a chance de ter problemas é mínima – e caso haja, é fácil resolver pois normalmente é um problema pontual, não generalizado. Porém, ao comprar em um site pequeno, deve-se ficar atento a vários detalhes.

O primeiro é o nível de segurança quando se vai pagar com cartão de crédito. Existe um detalhe chamado certificado digital e selos de segurança emitidos por empresas especialistas na área, indicando que determinado site é confiável. Para verificar a veracidade da informação, normalmente basta clicar no selo, e você terá acesso à página da entidade certificadora, que te dirá se o site em questão é realmente verificado e seguro.

Então fique atento a selos como estes, que normalmente ficam no rodapé das páginas.

Selo de Segurança

Selo de Segurança 2 Selo de Segurança 3 Selo de Segurança 4 Selo de Segurança 5

Selo de Segurança 2
Selo de Segurança 3
Selo de Segurança 4
Selo de Segurança 5

Selos de segurança

Site blindado

Site verificado - veja os detalhes

Site não blindado

Site não verificado - observe que os espaços que deveriam conter as informações estão em branco.

Outra dica é fazer uma pesquisa no google pelo nome do site em questão, e ver as reclamações em locais como o www.reclameaqui.com.br. Se o número de reclamações for muito grande, abra o olho e procure alternativas.

O PROCON também possui uma lista de vários e-commerces que não são indicados. Já são quase 300 endereços.

Lista de sites não recomendados pelo Procon

Só em 2013, o órgão de defesa do consumidor adicionou à lista cerca de 100 estabelecimentos fradulentos. A instituição considera como impróprios para operação os sites que recebem várias reclamações e não respondem ao cliente, ou aqueles que não oferecem um canal de atendimento ao usuário. Uma pesquisa recente feita pelo órgão concluiu que muitas dessas lojas não possuem nem mesmo o CNPJ.

Então fique atento e compre somente em sites que não estejam nesta lista e não tenham muitas reclamações pela Internet (novamente, deve-se saber diferenciar problemas pontuais de generalizados).

Outra dica importantíssima é utilizar o bom senso e desconfiar de promoções absurdas e preços muito abaixo do mercado. O Canaltech publicou em novembro uma matéria sobre o assunto, com algumas dicas para identificar fraudes.

Fique atento também ao entrar em uma página que requer que você digite informações pessoais (nome, telefone, endereço, CPF) e veja se ela está utilizando o protocolo httpS ao invés do http simples. Isso é fácil identificar, basta procurar pelo ‘cadeado’ na barra de endereços. Dessa forma, você garante que seus dados são encriptados e fica mais difícil algum software malicioso capturar e entender essas informações.

Sites seguros

Matéria completa: Compras online: evite golpes e dores de cabeça!

Comprando em sites conhecidos

Ainda assim, ao comprar em sites conhecidos você pode ter belas surpresas negativas principalmente em relação a determinado produto não atender as expectativas. Então é sempre bom ler as observações e avaliações dos usuários, e ver o que eles acham do artigo em questão.

Claro que é impossível agradar a todos, então sempre terá um ou outro usuário que falará mal do produto. Faça o seu próprio filtro! Quando há 10 avaliações negativas de 15 no total, então o problema pode ser com o produto, não o comprador. Fique de olho!

Com essas dicas você já está apto a comprar com segurança na internet e aproveitar toda a comodidade que isso te traz. Os itens fundamentais para uma compra segura são atenção e pesquisa. Tenha atenção a todos os detalhes da loja, e sempre pesquise sobre ela antes de fechar a compra.