Correios querem implantar pontos de autoatendimento até abril

Por Redação | 18 de Fevereiro de 2014 às 12h10

Você enfrenta incompatibilidades entre o seu horário presente em casa e o momento de entrega dos Correios? A instituição promete mudar isso com um novo sistema de autoatendimento, que deve ser implementado até abril no Rio de Janeiro, em caráter de testes, e na sequência ser importado para outros estados do país, como São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná.

Com um funcionamento semelhante ao de um caixa eletrônico de banco, os terminais devem ser instalados em locais públicos como estações de metrô, shopping centers e supermercados, permitindo tanto a postagem de cartas como a retirada de objetos registrados. No segundo caso, a novidade funcionará em conjunto com outra característica que está sendo implementada pelos Correios: o envio de notificações por SMS.

De acordo com a instituição, no momento de uma compra, por exemplo, o usuário terá a opção de receber o produto em casa ou em um quiosque de sua preferência. Com a chegada da mercadoria, o consumidor receberá uma notificação por email e um código de acesso, que deve ser usado na máquina de autoatendimento para retirada do produto.

É mais uma tentativa dos Correios para reduzir o número de encomendas devolvidas a remetentes por ausência de destinatário, um índice que hoje é de 4%. Já para envios, o processo é ainda mais simples e deve contar com pagamentos por meio de cartão de crédito ou pré-pagos, que podem ser adquiridos previamente na internet. Os valores devem ser os mesmos das agências.

Segundo informações da Agência Brasil, o investimento é de R$ 3 milhões e o sistema de autoatendimento foi inspirado em outros semelhantes, usados em países da Ásia, Europa, Estados Unidos e no Chile.

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