Confiança do consumidor brasileiro online é cada vez maior, aponta pesquisa

Por Redação | 03.02.2015 às 10:35
photo_camera Divulgação

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (03) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostra que o brasileiro está mais confiante e seguro com respeito a realização de compras via internet. Os números analisados pelo SPC dão ânimo ao e-commerce brasileiro mesmo com a economia dando sinais de pouco crescimento para o setor em 2015.

O estudo avaliou que, em uma escala de zero a dez, o índice médio de satisfação dos consumidores brasileiros que realizam compras online é de 9,3. Além disso, foi possível avaliar que o medo de ser enganado é cada vez menor - apenas 8% dos entrevistados afirmam não comprar pela internet por terem receio de não receber o que foi adquirido.

Cerca de 19% dos consumidores virtuais realizaram sua primeira compra pela internet entre 2013 e 2014. Esta parcela aumenta entre as mulheres (23%), consumidores das classes C,D e E (26%) e entre as pessoas sem ensino superior (36%). Já os consumidores que mais compram pela internet são os mais escolarizados, que possuem idade entre 35 e 49 anos e pertencem às classe A e B.

A comodidade é justamente um dos fatores que mais pesam para 74% dos consumidores digitais. Já para metade deles, a maior vantagem de comprar pela internet é o preço baixo, além de proporcionar economia de tempo (33%) e facilidade para comparar produtos de marcas concorrentes (27%).

A pesquisa também revelou que, em 2014, os produtos mais comprados online pelos brasileiros foram eletrônicos (61%), livros (47%), calçados (44%), roupas (42%) e eletrodomésticos (36%).

Além disso, o estudo detectou quais os produtos que ainda enfrentam certa resistência do consumidor virtual. Dentre os itens que os internautas nunca comprariam pela internet estão os seguros (25%), artigos para animais de estimação (19%), calçados (17%), roupas (16%) e comida entregue em casa (15%).

O estudo elaborado pelo SPC entrevistou 678 pessoas em todas as capitais brasileiras entre os dias 5 e 8 de janeiro deste ano. Todos os participantes realizaram compras pela internet em 2014. A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais e o nível de confiança para refletir a realidade é de 95%.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/medo-de-ser-enganado-nas-compras-online-e-cada-vez-menor