Black Friday: 75% dos brasileiros não conhecem a data

Por Redação | 19 de Novembro de 2014 às 11h04

Apesar de fomentar as vendas do comércio eletrônico no Brasil e em vários países do mundo, em especial nos Estados Unidos, a Black Friday ainda é algo desconhecido entre os brasileiros. De acordo com uma nova pesquisa da consultoria Hello Research, 3 entre 4 brasileiros não conhecem e não sabem o que é a Black Friday, mesmo com o evento sendo realizado desde 2010 por aqui.

A consultoria realizou a pesquisa com 1.200 pessoas nas ruas de 70 cidades de todas as regiões do Brasil. Os homens são os que estão mais alheios à Black Friday - 74% deles não conhecem a data especial do varejo. 72% das mulheres, por outro lado, disseram não ter ciência da data.

Por faixa etária, o público que mais conhece a ação possui entre 16 e 34 anos. 31% destes sabem o que é a Black Friday e muitos deles disseram já estar fazendo planos para compras na próxima edição, que acontece no dia 28 de novembro.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

Quando divididos em classes sociais, os números mostram a grande diferença de conhecimento sobre o evento. A classe A é a que mais conhece a Black Friday (69%), enquanto 43% da classe B tem ciência do evento. A classe C também tem relativo conhecimento sobre o que é a Black Friday (20%), enquanto somente 7% das classes D e E sabem do que se trata a data.

A pesquisa da Hello Research revela também que o Sudeste é a região do país que mais conhece a Black Friday (32%). As regiões Norte e Centro-Oeste aparecem logo depois com 27%.

Diferentemente do que se imagina, conhecer a ação não necessariamente resulta em vendas para o varejo. Segundo a pesquisa, apenas 28% dos que conhecem o evento já realizaram compras durante a ação promocional.

Apesar dos jovens conhecerem mais sobre a data, são os mais velhos que costumam comprar mais. O público que tem mais de 45 anos encabeça a lista, enquanto que o público de 25 a 34 anos compra menos.

Separados em classes sociais, os números do estudo apontam que 1 entre 2 consumidores da classe A já comprou algo na Black Friday. Já na classe B, esse número é de 31%.

Quanto à intenção de compra, 28% dos entrevistados disseram que pretendem comprar alguma coisa no dia 28 de novembro deste ano.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.