Black Friday: 75% dos brasileiros não conhecem a data

Por Redação | 19 de Novembro de 2014 às 11h04

Apesar de fomentar as vendas do comércio eletrônico no Brasil e em vários países do mundo, em especial nos Estados Unidos, a Black Friday ainda é algo desconhecido entre os brasileiros. De acordo com uma nova pesquisa da consultoria Hello Research, 3 entre 4 brasileiros não conhecem e não sabem o que é a Black Friday, mesmo com o evento sendo realizado desde 2010 por aqui.

A consultoria realizou a pesquisa com 1.200 pessoas nas ruas de 70 cidades de todas as regiões do Brasil. Os homens são os que estão mais alheios à Black Friday - 74% deles não conhecem a data especial do varejo. 72% das mulheres, por outro lado, disseram não ter ciência da data.

Por faixa etária, o público que mais conhece a ação possui entre 16 e 34 anos. 31% destes sabem o que é a Black Friday e muitos deles disseram já estar fazendo planos para compras na próxima edição, que acontece no dia 28 de novembro.

Quando divididos em classes sociais, os números mostram a grande diferença de conhecimento sobre o evento. A classe A é a que mais conhece a Black Friday (69%), enquanto 43% da classe B tem ciência do evento. A classe C também tem relativo conhecimento sobre o que é a Black Friday (20%), enquanto somente 7% das classes D e E sabem do que se trata a data.

A pesquisa da Hello Research revela também que o Sudeste é a região do país que mais conhece a Black Friday (32%). As regiões Norte e Centro-Oeste aparecem logo depois com 27%.

Diferentemente do que se imagina, conhecer a ação não necessariamente resulta em vendas para o varejo. Segundo a pesquisa, apenas 28% dos que conhecem o evento já realizaram compras durante a ação promocional.

Apesar dos jovens conhecerem mais sobre a data, são os mais velhos que costumam comprar mais. O público que tem mais de 45 anos encabeça a lista, enquanto que o público de 25 a 34 anos compra menos.

Separados em classes sociais, os números do estudo apontam que 1 entre 2 consumidores da classe A já comprou algo na Black Friday. Já na classe B, esse número é de 31%.

Quanto à intenção de compra, 28% dos entrevistados disseram que pretendem comprar alguma coisa no dia 28 de novembro deste ano.

Fonte: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/3-entre-4-brasileiros-ainda-nao-conhecem-o-black-friday

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.