5 motivos para apostar em plataformas online para alavancar as vendas físicas

Por Colaborador externo | 08 de Agosto de 2017 às 13h14
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* Por Marco Zolet

Cada vez mais as vendas online ganham relevância no setor varejista, principalmente no segmento alimentício. Mesmo sendo considerada a maior dessa indústria, a área alimentícia teve nos últimos anos, uma participação modesta de vendas online, mas com uma expectativa de crescimento bastante significativa aqui no Brasil. Esse olhar otimista deve-se ao perfil do consumidor, que está mudando, afinal é cada vez maior o número de pessoas que andam conectadas e buscam comodidade, inclusive na hora de realizar suas compras em supermercados.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Kantar Retail, consultoria internacional de varejo, em 2025 as compras online no segmento de varejo alimentar representarão 3% do volume total de vendas do setor no Brasil. Para isso, estima-se que as conversões online cresçam entre 30% e 40% ao ano. Números bem expressivos em um setor que tem visto seu crescimento impactado pela economia e pelos hábitos de consumo do brasileiro.

Analisando o potencial de desenvolvimento deste mercado e os novos hábitos dos consumidores, separei cinco principais motivos para que os supermercadistas surfem nesta onda e garantam um crescimento acima da média no setor:

  1. Aumento da área influência da loja;
  2. Economia em investimentos em estruturas adicionais, como por exemplo Centros de Distribuição;
  3. Redução de custos de distribuição, pela proximidade do consumidor;
  4. Aumento do ticket médio;
  5. Alta presença de itens frescos, como frutas, legumes e verduras na lista de compras.

Atualmente, o mercado de plataformas online para o varejo alimentar é bastante limitado e muitas vezes caro. Porém, algumas startups têm conseguido ajudar os supermercadistas a terem uma presença online de forma rápida e sem investimentos adicionais em estrutura logística. Além de ter uma plataforma com uma usabilidade rápida, é preciso que ela seja também amigável para o consumidor, possua um modelo de entrega rápida e personalizada e utilize o modelo de economia compartilhada.

Por fim, destaco que para o varejo físico essas soluções tecnológicas oferecem uma alternativa eficiente, pois podem ajudar a incrementar as vendas, trazendo mais visibilidade da marca e até mesmo conseguindo fidelizar seus clientes pelo autoatendimento.

* Marco Zolet é CEO e fundador da Supermercado Now, plataforma de supermercado online que surgiu para facilitar a compra de bens básicos e recorrentes.

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