10 dicas importantes para um e-commerce

Por Colaborador externo

Por Marlon Pitoli*

O comércio eletrônico é uma vantagem para o lojista que pretende expandir o seu negócio. Mas o que é preciso para uma loja virtual ter sucesso? Um bom planejamento e que as decisões sejam tomadas corretamente são fundamentais. Além disso separei algumas dicas importantes para quem pretende implantar a sua loja virtual.

1. Planejar

Tenha um plano de negócio! Vendas não ocorrem sozinhas! Expor o seu produto e esperar não é a melhor opção. A criação de uma loja virtual pode se tornar tão complexa quanto a criação de uma loja física. Independente de qual seja o seu ramo de atividade, é preciso ter um bom planejamento.

É preciso definir qual é o público, onde está, o que consome, comportamento e qual diferencial que irá oferecer. Além disso, tempo e valor de investimento são fundamentais. Não podemos esquecer das metas, que precisam ser realistas e também administrar qualquer despesa ou lucro.

2. Plataforma

A plataforma é indispensável! Atualmente diversas empresas oferecem esse serviço, então pesquisar e avaliar é fundamental para saber qual a melhor que se adequa ao seu negócio. As mais utilizadas são: Open Source e SaaS.

Para loja virtuais com custos baixos e que não requerem nenhum tipo de customização a SaaS (Software as a Service) é a mais recomendada, pois é um modelo de distribuição de software na qual não é vendido e não precisa de instalação diretamente nas máquinas dos clientes, sendo necessário apenas uma conexão à internet. Já para e-commerce com alta necessidade de integração e customização a Open Source é a melhor opção. Tem controle absoluto do roadmap (ferramenta onde é possível planejar, comunicar e ter uma visão fututa dos seus produtos) e, além de não ficar refém de uma plataforma alugada, é um software de código gratuito e sem limitações.

Atualmente as melhores plataformas Open Source no mercado são: Magento, PrestaShop, OsCommerce, VirtueMart, SpreeMart, ZenCat e Tomato Cart.

Lembre-se sempre que a melhor plataforma é aquela que encaixa ao seu negócio e a sua necessidade.

3. Design

Capriche no layout! A elaboração de um design bem elaborado pode conquistar o cliente de cara! É essencial apresentar a disponibilidade dos produtos, imagens de qualidade, descrição do produto, material utilizado, medidas, peso e embalagens.

4. Meios de pagamento

Quanto mais formas de pagamentos disponíveis no site, mais serão as chances de conversão de venda! Mas é necessário avaliar se a estrutura oferecida suporta administrar tantas formas de pagamento, principalmente para vendas por meios do cartão de crédito. É de extrema importância a contratação de serviços especializados contra fraude (Ex: F Control e Clear Sale).

5. Logística

Separar o produto para envio, qualidade da embalagem e realizar a entrega dentro do prazo mais curto possível, sem sombra de dúvidas, define a qualidade do serviço prestado e gera extrema satisfação ao cliente. Saiba escolher qual será o seu melhor parceiro, ou seja, a empresa que prestará esse serviço. Atualmente os Correios é o maior fornecedor logístico e atende tanto pequenas quanto grandes empresas.

6. Política de privacidade, troca e devolução de produtos

É importante comunicar o seu cliente que não irá vender ou fornecer qualquer tipo de dado cadastrado no site, por esse motivo a política de privacidade é essencial para o e-commerce. Trocas e devoluções são obrigatórias para que não haja desentendimento com o cliente e nem com a lei. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem o prazo de até sete dias corridos para se arrepender da compra, contudo o prazo de troca pode ser estipulado pelo lojista que normalmente varia em até 30 dias.

7. Marketing

Desenvolver um planejamento de marketing é necessário para que a loja online ganhe espaço e suas vendas sejam bem sucedidas. Atualmente existem diversas ferrramentas para acompanhar e investir nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que é essencial para que as pessoas possam localizar o e-commerce em sites de busca.

Outro caminho são as redes sociais e o SMO (Social Media Optimization). Por meio deles é possível criar um vínculo, interagir e ficar mais próximo do seu cliente, tudo gratuitamente. Porém, tenha cuidado e sempre respeite as normas de utilização de cada uma delas.

8. Certificações de segurança

Ter a certeza que o produto adquirido através do site chegará na residência é uma dúvida e desconfiança muito comum dos novos consumidores. Então, possuir certificações e selos de segurança que demonstrem a garantia do site, tanto como links para redes sociais, fale conosco e telefone é de extrema importânica. Com isso, o novo consumidor pode ter certeza que entrará em contato para confirmar a compra ou existência da loja.

Outro ponto importante é manter o cliente sempre bem informado após a compra, se o pedido já foi expedido ou encaminhado para expedição, confirmar o prazo de entrega, o código de rastreio e qualquer outra informação que você ache relevante.

9. Explore sua plataforma

Tente explorar todas as ferramentas oferecidas pela plataforma adquirida. Uma das opções é disponibilizar o campo para o cálculo do frete e o prazo para entrega. Procure também por ferramentas que sugiram a compra de produtos parecidos com o que o cliente está comprando. Para o segmento de moda, sugira uma peça de roupa ou bolsa e ofereça frete grátis ou pontos de fidelidade.

Você também pode investir no atendimento online para facilitar a compra, além de ser outra ferramenta que confirma que a loja realmente existe. Lembre-se que compras por impulso sempre se tornam vantajosas e irresistíveis!

10. Promoções

O planejamento de promoções é essencial! Portanto, estude, faça um levantamento dos produtos disponíveis em seu estoque e a melhor época para realizar uma promoção. Caso seja inviável, ofereça o frete grátis para todos o Brasil, estipule um valor para esse frete ou apenas para uma localidade. Mas nunca se esqueça de oferecer vantagens ao seu cliente para converter as vendas em fidelização ao site.

*Marlon Pitoli é formado em Administração de Empresas e atualmente cursa pós-graduação em Economia Financeira, pela Unicamp. Aos 15 anos foi um dos fundadores da loja Espaço Básico – localizada nas cidades paulistas de Itu e Salto. Na ocasião participou do Business Plan, estratégia de lançamento e gerenciamento de toda operação. Com apenas 22 anos possui uma trajetória profissional reconhecida e comparada a de grandes gestores. Atualmente é sócio e diretor executivo da Pitoli ADM, administradora de e-commerce que atua desde 2010 na inserção e gestão de grandes marcas consolidadas.