10 recursos do WhatsApp que você precisa conhecer

Por Joyce Macedo RSS

Entre os usuários de aplicativos de mensagens instantâneas, o WhatsApp é unanimidade. Com mais de 900 milhões de usuários ativos por mês, o mensageiro faz sucesso em todo o mundo e se tornou uma das melhores maneiras de se conectar com as pessoas em diferentes países ou ter conversas em grupo.

O fato do aplicativo funcionar em sincronia com a agenda do smartphone ajuda no crescimento da sua popularidade, uma vez que os usuários não precisam adicionar contatos em uma agenda separada. Além disso, seu uso também ajuda a minimizar o impacto no bolso dos usuários, pois, ao contrário do SMS, o WhatsApp utiliza uma conexão com a internet para enviar as mensagens 

Mas provavelmente você faz parte dos milhões de usuários do serviço e está aqui para conferir dicas interessantes e tirar o máximo proveito do WhatsApp. Apesar de ser um aplicativo razoavelmente simples, ele possui alguns recursos que muitos usuários ainda não descobriram. Veja 10 destes recursos "escondidos" no WhatsApp que todos deveriam conhecer.

1. Descubra quantas mensagens você já enviou e recebeu no aplicativo

Para descobrir seus hábitos de comunicação no WhatsApp, vá até o menu Configurações > Conta > Uso de rede. Aqui é possível ver diversas informações, entre elas o número total de mensagens e chamadas enviadas e recebidas. 

Também é possível ver outras estatísticas, como o total de bytes enviados e recebidos, além da opção de zerar essas estatísticas – algo que pode ser útil para controlar melhor o uso do pacote de dados, por exemplo. 

Estatísticas WhatsAppImagem: Captura de tela / Canaltech

2. Silencie seus grupos

Grupos no WhatsApp podem ser muito úteis e divertidos, mas também pode se tornar inconvenientes e irritantes em determinados momentos. Se você está cansado de receber milhares de notificações daquele grupo da família onde circulam milhares de "bom dia" e fotos de autoajuda, saiba que é possível silenciá-lo pelo tempo que achar necessário. 

Para isso, basta entrar no grupo em questão, clicar no nome do grupo e selecionar a opção "Silenciar". Você terá três opções: silenciá-lo por oito horas, uma semana ou um ano.

Silenciar grupoImagem: Captura de tela / Canaltech

3. Personalize as notificações dos grupos

Se você não quer silenciar seus grupos, uma alternativa interessante é criar diferentes tipos de notificações para cada um deles, dessa forma você saberá de onde vêm as mensagens sem precisar mexer no celular e checar apenas aqueles que forem importantes. 

Para acessar essa configuração, clique no nome do grupo que deseja realizar as alterações e selecione a opção "Notificações personalizadas". Você poderá escolher o som das notificações do grupo, bem como o tipo de vibração, uso de notificação pop-up e até mesmo a cor da luz de alerta da notificação.

Notificações WhatsAppImagem: Captura de tela / Canaltech

4. Esconda dos seus contatos a última vez que entrou no WhatsApp

Se você quer manter um pouco da sua privacidade e até mesmo evitar confusões por ter ficado online e não respondido a mensagem dos amigos, saiba que é possível desativar o recurso "Visto por Último" que aparece acima de todas as mensagens. Para desativá-lo, vá até o menu Configurações > Conta > Privacidade

Aqui é possível definir quem pode ver a última vez que você acessou o app. São três opções: todos, meus contatos e ninguém. Porém, é importante destacar que ao desabilitar o recurso Visto por Último você também deixará de ver o horário do último acesso de seus contatos.

Visto por último WhatsAppImagem: Captura de tela / Canaltech

5. Altere o seu número de WhatsApp se você mudar o número do seu telefone

Troca de número de telefone pode ser bem traumático para usuários assíduos do WhatsApp. O serviço está associado ao número de telefone que você digita e verifica na hora de instalar o app e não ao seu número real. Se você resolver trocar o número do seu telefone, é preciso realizar uma pequena alteração no WhatsApp para não perder suas configurações, dados da conta e grupos. 

Caso você precise realizar a mudança de número, basta ir até o menu Configurações > Conta > Mudar número. Para que o processo seja concluído, é preciso que o novo número esteja habilitado para receber SMS e ligações. Lembrando que este procedimento deve ser feito a partir do telefone antigo.

Mudar número WhatsAppImagem: Captura de tela / Canaltech

6. Desative as confirmações de leitura

Ler a mensagem de alguém no WhatsApp e não responder já é considerado uma grave infração da etiqueta digital. Agora, se você realmente não está a fim de responder algumas mensagens, mas também não quer parecer deselegante, saiba que é possível visualizar as mensagens sem que as outras pessoas saibam disso. 

Basta ir até o menu Configurações > Conta > Privacidade e desativar as confirmações de leitura. Porém, se você desativar as confirmações de leitura, você também deixará de saber se os seus amigos leram ou não suas mensagens.

Confirmação de leituraImagem: Captura de tela / Canaltech

7. Verifique se um contato leu a sua mensagem

Se você é curioso demais para desativar as confirmações de leitura, saiba que você pode verificar quando uma pessoa leu sua mensagem. Isso pode ser particularmente útil em grupos. 

Se você é dono de um iPhone, basta selecionar a mensagem que deseja saber se foi lida e arrastá-la para a esquerda. As informações sobre o horário de entrega e de leitura surgirão na tela. Já para usuários de Android, basta selecionar a mensagem em questão e clicar no ícone "i" para verificar as informações de leitura e entrega. No caso de grupos, este recurso indica quais participantes já leram a mensagem enviada.

Confirmação WhatsAppImagem: Captura de tela / Canaltech

8. Acesse o WhatsApp do seu computador

Há alguns meses o WhatsApp liberou um dos recursos mais aguardados pelos usuários: a possibilidade de acessar o aplicativo usando um computador. O serviço traz a experiência do telefone para o desktop em todos os principais navegadores e é compatível com os principais sistemas operacionais móveis da atualidade.

Para acessá-lo, basta entrar no site web.whatsapp.com, escanear um QR Code utilizando o app do smartphone para fazer o login e sincronizar suas mensagens. A partir de então você pode começar, continuar e terminar suas conversas com todas as características habituais do app.

9. Evite que fotos e vídeos sejam baixados automaticamente

Se você não quer acabar com o seu plano de dados baixando vídeos e fotos enviados pelos seus amigos no WhatsApp, ou se você simplesmente não quer passar vergonha ao abrir uma mensagem enquanto está ao lado da sua mãe no sofá e se deparar com uma imagem com conteúdo impróprio, saiba que o WhatsApp permite que você escolha quais arquivos deseja baixar.

Para ativar essa opção, vá até o menu Configurações > Conversas e chamadas > Download automático. Nesta seção, é possível escolher quando o aplicativo irá realizar o download das mídias recebidas. Você pode optar pelo download automático apenas quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi, por exemplo, ou simplesmente tornar todo o processo de download manual, o que permite que você escolha o que vai baixar ou não para o seu celular. 

É importante ressaltar que as mensagens de voz são sempre baixadas automaticamente para o dispositivo "para garantir a melhor experiência de comunicação", de acordo com o WhatsApp.

Download WhatsAppImagem: Captura de tela / Canaltech

10. Envie a mesma mensagem para vários contatos de uma só vez

O recurso chamado "Lista de Transmissão" é um dos menos conhecidos no WhatsApp, porém ele pode ser extremamente útil se utilizado com responsabilidade. Ele permite o envio de uma mesma mensagem para diversos contatos sem que eles saibam que não se trata de uma mensagem exclusiva (algo parecido com a cópia oculta de um e-mail).

No Android, para criar uma nova lista de transmissão basta ir até a tela de Conversas > Botão de Menu > Nova transmissão. Toque em "+" ou digite os nomes dos seus contatos para escolher os destinatários. Por fim, toque em "Pronto" e, em seguida, em Criar.

Já em dispositivos iOS, toque no botão "Listas de Transmissão" no topo da sua tela de "Conversas", em seguida selecione "Nova Lista" e digite o nome dos seus contatos ou toque no botão (+) para escolher da sua lista. Por fim, toque em "Criar".

Quando você envia uma mensagem para a sua Lista de Transmissão, todos os destinatários receberão a sua mensagem normalmente na tela de Conversas. Quando seus contatos responderem esta mensagem, ela será enviada apenas a você e não aos outros destinatários da lista. Apenas os contatos que possuem o seu contato adicionado no telefone dos mesmos receberão a sua mensagem de transmissão.

Lista de transmissão Imagem: Captura de tela / Canaltech

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome