Como descobrir se um app é falso ou perigoso (iOS e Android)

Por Redação

Não é só na Google Play: recentemente, vários apps nocivos à saúde do seu smartphone, ou que apresentavam publicidade exagerada, foram encontrados também na App Store. Alguns deles trazem malware que podem roubar informações pessoais. Scammers podem tirar proveito, por exemplo, de informações de cartões de crédito digitadas no aparelho. Mas como saber se você está correndo risco? Veja no vídeo acima algumas dicas para garantir a sua segurança.

A primeira delas é checar quem publicou o app. É uma empresa conhecida? Em muitos casos, os falsários usam nomes parecidos com os originais, trocando uma letra ou criando alguma palavra similar. Leia com atenção o nome do autor!

Outra dica é checar os reviews das lojas de aplicativos. Um app real, provavelmente, terá dezenas, centenas, até milhares de reviews, muitos deles positivos. Já os falsos vão ter poucos reviews, a grande maioria negativa.

Veja a data de publicação do aplicativo. Um falso deve conter data recente de publicação, porque as lojas também possuem recursos para eliminá-los de tempos em tempos. Já os reais têm data antiga, mas com um "Update" recente. Essa é a diferença.

Cheque por erros de digitação no título ou na descrição. Muitos desses apps vêm da China, então, a tradução não costuma ser o forte do pessoal.

Também tome cuidado com apps que prometem descontos em compras. Parece bom demais para ser verdade? Provavelmente é mesmo. Não caia nessas promoções incríveis.

Se estiver em dúvida, visite a página oficial do aplicativo e procure pelo botão da Google Play ou App Store. Esse link, certamente, vai te levar para a página correta do download.

Essas foram as nossas dicas para você não correr o risco de baixar aplicativos falsos ou danosos nas lojas. Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco nos comentários. E aproveite pra curtir o vídeo aqui do lado e assinar nosso canal. Até a próxima!

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar