9 funções do iOS 9 que podem ter passado despercebidas por você

Por Durval Ramos RSS

ios 9

Ainda que cada nova atualização do iOS traga várias novidades ao sistema, é comum que aquelas adições menores passem despercebidas por boa parte dos usuários. Afinal, a estrutura é tão pouco alterada pela Apple que as pessoas simplesmente não veem porque explorar cada nova opção para descobrir o que mudou de uma versão para a outra. Mesmo com o iOS 9 estando disponível já há alguns meses, ainda há um bom número de recursos que ainda são desconhecidos por boa parte dos donos de iPhone e iPad.

Algumas delas são bem úteis para o dia a dia e você pode estar deixando de aproveitar por puro desconhecimento. Assim, para ajudá-lo a tirar o melhor proveito de seu iOS 9, listamos algumas dessas funções pouco populares do sistema para que você extraia todo o potencial de seu aparelho.

Esconda suas fotos

Não há nada mais vergonhoso na vida do que deixar alguém pegar seu celular e esquecer algumas fotos comprometedoras no seu álbum. E nem precisa ser aquele nude que você guardava com tanto carinho ou aquela sua pose de marombeiro em frente ao espelho. Sempre há aquela selfie que a gente tira sem qualquer razão aparente, mas que não queremos que ninguém veja. Pois agora você pode escondê-las para não passar mais vexame na frente dos amigos.

E fazer isso é algo bem simples. Basta tocar em "Selecionar", escolher as imagens que você não quer que sejam exibidas e tocar no ícone de envio. Isso vai abrir algumas opções de compartilhamento e, entre elas, você verá o ícone "Ocultar". Assim, é só confirmar a operação para que essas fotos sejam colocadas em uma pasta dedicada a esses arquivos que você prefere tirar do álbum principal. 

ios 9 ocultar foto

Mova e apague várias fotos com poucos toques

Visualize o seguinte cenário: você tem várias fotos de um show ou uma viagem que estão acumulando muito espaço no seu iPhone e você quer movê-las para outra pasta ou mesmo exclui-las. Como fazer para selecionar todas elas? Tocar uma a uma até que você deixe de sentir a ponta do seu dedo? Pois o iOS 9 traz uma forma bem mais simples e menos monótona para isso.

Basta tocar em "Selecionar", no canto superior direito, como você sempre fez e, ao invés de sair clicando em cada uma das imagens, toque em somente uma e deslize o dedo pelo restante da tela para que todas as demais também sejam marcadas. Na prática, é como se você estivesse em seu computador, clicasse com o mouse em uma pasta e arrastasse o cursor para criar um campo de seleção. Assim, após ter definido as imagens, é só escolher o que quer fazer com elas.

ios 9 selecionar fotos

Trave sua tela em 30 segundos

Nós somos tão acostumados ao bloqueio da tela do iPhone que quase nunca damos o devido valor a isso. Afinal, mais do que mostrar aquele papel de parede bacana que você encontrou, essa pequena função serve para proteger seu aparelho e impedir que alguém mal-intencionado tenha acesso a ele quando você não estiver olhando. O problema é que, às vezes, o tempo desse bloqueio pode demorar mais do que a pessoa quer e, nesses casos, a restrição não ajuda muita coisa. Quer dizer, a não ser que você altere isso a partir de uma nova função do iOS 9.

ios 9 bloqueio 30s

A partir da última atualização do sistema, é possível fazer com que o iPhone bloqueie a tela com apenas 30 segundos de inatividade. Assim, você pode deixá-lo de lado por um espaço de tempo ridiculamente curto e, ainda assim, não se preocupar com outras pessoas mexendo nele sem autorização. Para isso, basta ir na opção "Bloqueio Automático" dentro de "Geral" nos "Ajustes". Então, é só selecionar a opção 30 segundos e pronto.

Ligações mais fáceis

Apesar de todas as novidades que a Apple sempre introduz a cada nova versão do iOS, ela não consegue simplificar o simples ato de ligar para um contato. São várias opções até chegar ao número desejado para fazer aquilo que deveria ser a função básica de um telefone. Depois de muito tempo, parece que alguém dentro da empresa se atentou para isso e decidiu simplificar as coisas.

ios 9 ligações

A partir do iOS 9, você pode ligar para os seus contatos a partir da própria tela de busca. Basta ir até a área de buscas — caso não saiba chegar até lá, é só ir navegando ao máximo para a esquerda da sua tela principal — e procurar pela pessoa para quem você deseja ligar. Repare que, nos resultados, já aparecem alguns ícones. A partir deles você pode tanto mandar uma mensagem quanto realizar uma chamada pelo Facetime ou um telefonema tradicional. Então, escolha a função e pronto.

Levando o iCloud Drive para a tela principal

Nem todo mundo deu o devido valor à chegada do iCloud Drive ao iOS 9. A última grande atualização do sistema trouxe aos iPhones e iPads a possibilidade de acessar o serviço de armazenamento da Apple na nuvem com mais facilidade, além de manter sempre em segurança as suas fotos, vídeos e demais documentos. A plataforma sempre existiu, mas nunca foi muito acessível nos dispositivos móveis e isso mudou graças à nova versão do iOS.

É bem possível que o ícone do iCloud Drive já esteja sendo exibido na sua Home Screen, mas sempre há a possibilidade dele ter desaparecido ou, no caso daqueles que sofrem uma obsessão por manter tudo muito organizado, você pode simplesmente querer ocultá-lo para deixar sua tela de aplicativos mais organizada. Independentemente das suas razões, é só acessar os "Ajustes" do iOS 9 e, em seguida, iCloud > iCloud Drive > Mostrar na Tela de Início. Caso você queira o ícone, é só deixar a função ativada. Caso contrário, pode desmarcar para que a nuvem suma da sua vista.

ios 9 icloud

E pode ficar tranquilo: ocultar o aplicativo da sua Home Screen não significa dar as costas ao iCloud Drive. Assim, por mais que você tenha escondido o ícone, seus arquivos continuam armazenados nos servidores da Apple.

Anexar arquivos do iCloud

Ter seu e-mail sempre à sua disposição é uma revolução que os smartphones fizeram já há alguns anos, mas ainda há algumas limitações que precisam ser trabalhadas. No caso do iPhone, a falha sempre foi a impossibilidade de anexar um arquivo. Afinal, como fazer quando você está no meio da rua e precisa enviar aquele trabalho de faculdade para o professor ou aquele relatório urgente para o seu chefe? Pois o iOS 9 conseguiu dar um jeito de fazer com que isso seja possível.

Caso você use o aplicativo Mail, o padrão da Apple para a acessar sua caixa de entrada, ele agora consegue se comunicar diretamente com o iCloud Drive, permitindo que você anexe arquivos armazenados na nuvem. Não é a solução perfeita para algo que é tão simples nos computadores, mas já corresponde a um avanço enorme nesse sentido nos dispositivos móveis.

ios 9 anexo

É claro que, para isso, você precisa usar tanto o Mail quanto o iCloud Drive. Assim, quando estiver digitando o seu e-mail, é só pressionar a tela por alguns segundos para ativar o menu de opções. Navegue para o lado até que a função "Adicionar Anexo" apareça. Então, é só escolher o arquivo desejado e pronto!

Integrando e-mail e calendário

Com o Facebook, é praticamente impossível para uma pessoa perder um evento. No entanto, nem todos os compromissos são agendados pela rede social e, por conta disso, você pode esquecer daquela reunião que marcou por e-mail ou até mesmo perder a hora para aquele encontro que você tanto esperava. E o iOS 9 trouxe uma novidade nesse sentido — ainda que um tanto quanto polêmica.

A partir da mais recente versão do sistema, o aplicativo Calendários pode se conectar diretamente ao seu e-mail em busca de conversas que estejam marcando algo. Assim, basta ter uma mensagem dizendo o dia e a hora para que o iOS adicione isso à sua agenda e o notifique quando chegar a hora. O único problema é que esse recurso é bastante invasivo, uma vez que você abre mão de toda a sua privacidade para que a integração possa acontecer.

Ios 9 calendário

O lado bom é que, nativamente, essa opção está desativada. Se você não tem problemas em ter seus e-mails lidos pela Apple, é só ativar isso em "Ajustes" e, em seguida, entrar em "Mail, Contatos e Calendários". Então, vá até a última opção da enorme lista de configurações que aparece e selecione "Eventos encontrados no Mail".

Siri com o seu sotaque

Mesmo quando a Siri finalmente ganhou uma versão em português, ela ainda derrapava na hora de entender o que o usuário falava. Programada com um tipo bem específico do nosso idioma, ela se atrapalhava na hora de reconhecer sotaques e não eram raros os casos em que o usuário tinha de repetir várias vezes alguns comandos básicos para que a assistente conseguisse reconhecer o que estava sendo dito. E a Apple decidiu olhar para o mercado brasileiro mais uma vez e, graças a um pequeno recurso do iOS 9, trouxe uma maneira bem simples de minimizar esses incômodos.

ios 9 siri

A partir da última versão do sistema, a Siri é capaz de aprender a voz do seu usuário, identificando sotaques e se tornando muito mais precisa. Você pode calibrar seu uso e fazer com que ela se acostume com o seu jeito de falar. Para isso, só é preciso ativar a função "E aí Siri" dentro da opção "Siri" em "Ajustes". Ao fazer isso, você é automaticamente levado para um assistente que vai ajudá-lo a aparar essas pequenas arestas e tornar o uso do sistema mais preciso. Assim, o iOS reconhece com muito mais perfeição o que você diz e acaba com a irritante necessidade de ficar repetindo o mesmo comando meia dúzia de vezes até que ele funcione — ou você desista de esperar e execute manualmente mesmo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome