As 5 melhores ferramentas para gravar gameplays no PC

Por Dimitri Pereira RSS

Call of Duty: Ghosts

Você sabe qual a melhor ferramenta para fazer gravações de capturas de jogos? Não é por falta de ofertas que terá dificuldades em conseguir responder isso, pois a Internet está cheia desses recursos disputando sua atenção. Se você é um jogador ansioso para compartilhar online as suas manobras épicas em jogos para PC com seus amigos, deve então conhecer 5 dos mais populares softwares disponíveis gratuitamente na rede. Eles são: Open Broadcast Software, Nvidia´s ShadowPlay, Raptr, MSI Afterburner e Plays.tv. Cada uma serve para um propósito diferente como gravação e partilha de destaques de clipes, transmitindo para o mundo o seu jogo, ou criando um gameplay completo do seu jogo favorito. Esse guia apontará para você qual o melhor programa de gravação de jogos para as suas necessidades.

Começaremos com uma visão geral de cada um desses recursos e em seguida analisaremos o desempenho atingido por cada software e como ele atua nos jogos.

Plays.tv

gameplay

Dos cinco programas para gravação de jogos apresentados aqui, o Plays.tv é de longe o mais fácil de usar. Isso faz com que o processo seja muito simples e divertido para postar clipes curtos de jogos online e quase não afeta os frame rates do seu jogo.

O Plays.tv não é apenas uma ferramenta de captura de vídeos, ele é uma plataforma, como uma espécie de Instagram que é extremamente viciante para os jogadores. Quando você entrar no Plays.tv, o programa vai te apresentar um painel de clipes de jogos populares do site. Escolha e clique em um desses clipes e seu navegador irá abrir uma janela para o vídeo. Quanto aos recursos de gravação de jogos reais, quando o aplicativo estiver sendo executado, ele começa a gravar suas sessões de jogos automaticamente. Por padrão, o Plays.tv irá gravar até 10GB de jogos a 720p de resolução e 30 quadros por segundo, mas se você desejar ajustar a capacidade máxima de armazenamento, resolução, o número de frames por segundo ou qualquer outro aspecto técnico do seu vídeo, todas essas opções podem ser  rapidamente modificadas nas configurações do software. As configurações também permitem ao usuário desativar a gravação automática de sessões de jogos completos. Se preferir, pode  permitir a captura de vídeo baseados em atalhos previamente configurados ao invés disso.

gameplay

Uma vez gravado o seu gameplay, o aplicativo abrirá uma janela com seu jogo gravado, oferecendo ferramentas muito simples de edição, como cortar o vídeo em um clipe compartilhável de 30 segundos. (Se você estiver jogando League of Legends ou Counter-Strike: Global Offensive, o programa automaticamente irá marcar no seu vídeo os momentos chave, como mortes, assassinatos e bombas). Uma vez feito isso, você pode adicionar um título, uma descrição e enviá-lo para o painel do Plays.tv com um clique. A URL do seu novo clipe é automaticamente copiada para o clipboard para facilitar o compartilhamento via email, mensagens instantâneas ou em redes sociais como Facebook e Twitter.

Nvidia´s ShadowPlay

gameplay

O software Nvidia´s GeForce Experience parece muito simples, mas nem sempre ele é. A interface às vezes pode parecer confusa e você pode perder algum tempo tentando entender a lógica interna do programa. Como o Plays.tv, o GeForce Experience faz mais do que apenas vídeos de registro. A Nvidia oferece configurações para todos os tipos de gráficos a fim de otimizar automaticamente a qualidade de imagem dos seus jogos para efeito visual máximo.

Para começar a usar o software, clique no botão ShadowPlay no canto superior direito da tela do GeForce Experience. Uma pequena janela pop-up é aberta. Ligue o interruptor para ativar o recurso e, uma vez ativo, você será capaz de alterar a qualidade da imagem, o áudio e todas as opções de gravação no painel contido no pop-up. Se você fechar essa pequena janela do ShadowPlay, você pode ir até Preferências na tela do GeForce Experience e lá encontrará mais opções de configurações adicionais.

Por padrão, o ShadowPlay grava até cinco minutos de jogo e a qualquer momento. A menos que você tenha ativado o recurso de gravação manual, ele capturará a sua ação até ser desativado. O ShadowPlay irá salvar os últimos cinco minutos do seu jogo se você pressionar "Alt + F10". Isso é um comando importante caso tenha feito algo legal, mas se esqueceu de ativar a gravação. Você pode também configurar o ShadowPlay para transmitir o seu jogo para sua conta Twitch.

Raptr/AMD Gaming Evolved

gameplay

Raptr, a companhia por trás da Plays.tv, tem um cliente de desktop com o mesmo nome, que também faz o serviço de registro do seu jogo. O usuário Raptr costumava ter o seu próprio software de gravação de jogo, mas agora ele é integrado ao Plays.tv atualmente em beta

Assim como o Plays.tv, o Raptr grava automaticamente suas sessões de jogos por padrão, quando você inicia um jogo. Usando a combinação "Ctrl + F2" ele salva os seus últimos 30 segundos de jogo e os clipes podem ser facilmente carregados para o Plays.tv. O Raptr também pode otimizar seus jogos assim como o GeForce Experience da Nvidia.

O Raptr também vem com built-in de integração com o Twitch.tv, permitindo que você transmita o seu jogo ao vivo com apenas alguns cliques. É muito fácil de usar. Tudo o que você precisa é entrar em sua conta Twitch via Raptr, desligar as configurações automatizadas de  gravação de jogos do Raptr e iniciar o seu jogo. Quando você quiser que sua transmissão ao vivo comece, use a combinação "Ctrl + [".

Se você estiver pensando em entrar no Twitch para fazer uma transmissão ao vivo, mas teme passar por aborrecimentos técnicos ou acha que precisa de um PC bom o bastante para isso, o Raptr acaba com todas essas desculpas. Se seu equipamento não é pré-Windows 8, você não terá dificuldades para isso.

Open Broadcast Software

gameplay

O OBS é uma opção de gravação de jogos com código aberto muito popular e foi feito especificamente para isso. Como o próprio nome sugere, o Open Broadcast Software pode ser usado para transmitir seus fluxos de jogos em plataformas como o Twitch, como também é usado para a criação de screencasts. É um ótimo programa, porém o OBS não é recomendado para quem quer apenas uma solução de captura de jogos rápida e fácil.

O OBS é muito complexo e essa característica vem do seu design. Não é claro, por exemplo, como iniciar sessões de um jogo, o que significa que para usá-lo você precisará estudá-lo bem antes. Uma vez que você descobrir o básico, ele se torna pior. Partes essenciais do processo de configuração para gravar uma sessão de jogo estão escondidos sob o clique do botão direito do mouse. Apesar de ter recursos extras escondidos, apenas usuários avançados conseguirão ter acesso a eles.

A menos que você esteja disposto a gastar algum tempo para entender e aprender a usar este software ou para algum fim além da gravação simples do jogo, procure outro software.

MSI Afterburner

gameplay

Este programa não é exatamente um software de gravação e captura de jogos, mas é um programa popular entre os entusiastas de games. Por isso, qualquer um que já o tem poderia usá-lo ao invés de baixar um pedaço de software de captura de vídeos.

O MSI Afterburner é predominantemente uma placa gráfica overclocking privada, não apenas uma placa gráfica MSI. Ela vem com um segundo download chamado Riva Turner Statistics Server.

O RTSS é uma grande ferramenta que limita as taxas de quadros dos seus jogos se a sua GPU estiver trabalhando mais do que o necessário.

Na versão atual do Afterburner (4.2.0) você pode obter configurações para a captura de vídeo, clicando no botão de Configurações na parte inferior do painel principal. Em seguida, use as setas de rolagem na janela que se abre para chegar ao separador de captura de vídeo. Por padrão, você pode usar o F10 para iniciar a gravação, mas também pode configurá-lo para começar a gravar automaticamente uma vez que iniciar um jogo. Existem outras configurações de captura de vídeo que, se desejar alterá-las, tais como a taxa de quadros de gravação ou o tipo de arquivo de vídeo, você poderá fazer.

Durante o período de gravação de gameplays a performance do seu computador pode ser abalada. O desempenho e a taxa de quadros pode cair ou variar. Você deve ter consciência  disso ao usar esses programas específicos.

O desempenho do software de captura de vídeos pode variar muito entre diferentes configurações de PC. A sua CPU, a placa gráfica e até mesmo gráficos podem afetar significativamente os resultados. Comparando o  AMD Gaming Evolved com o ShadowPlay, o segundo software da Nvidia teve uma performance muito melhor com o GeForce, por exemplo, e a gravação da AMD foi melhor nas placas gráficas  do Radeon

Mas tudo depende. Note que as características únicas de cada uma das ferramentas de captura e vídeos descritos acima podem levar você a escolher um e não outro, independentemente de potenciais problemas de desempenho.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome