5 truques secretos do Facebook que você não conhecia

Por Sérgio Oliveira RSS

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular do mundo e atualmente conta com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensalmente. Entretanto, isso não significa necessariamente que as pessoas conhecem a fundo a cria de Mark Zuckerberg, tampouco os recursos que ela esconde em meio ao amontoado de publicações que surgem na linha do tempo diariamente. 

Essa falta de familiaridade com os recursos do site só aumenta devido às constantes mudanças por qual ele passa praticamente todo mês. Pensando nisso, resolvemos listar cinco truques para você que quer ficar por dentro de tudo que o Facebook tem a oferecer. 

1. Veja a primeira mensagem que você enviou a um amigo 

Se você gosta de reviver o passado ou remexer antigas memórias com um amigo sem ter que rolar a tela do Facebook infinitamente, há uma forma bastante fácil de visualizar a primeira mensagem (na verdade, todas as mensagens) enviada a ele. Para isso, primeiramente você terá que baixar todos os seus dados armazenados na rede social. De posse do arquivo, que é enviado por e-mail pela rede social, você pode vasculhar tudo o que compartilhou lá até hoje, bem como todas as mensagens enviadas a seus amigos. 

O grande problema desse método é que pode levar horas, talvez dias, até que o Facebook reúna tudo isso e envie para você. Caso não queira esperar tanto tempo por isso, há uma maneira um pouco mais trabalhosa, mas instantânea, de ver as primeiras mensagens enviadas a um amigo. 

Para isso, abra seu navegador preferido no PC (tem que ser no computador) e acesse a página mobile de mensagens do Facebook. Agora, clique sobre o bate-papo com o amigo desejado e logo em seguida, com o botão direito do mouse, clique em "Ver mensagens mais antigas..." e peça para abrir o link numa nova aba. 

No site mobile do Facebook, peça para visualizar mensagens antigas a partir do seu navegador no desktop

No site mobile do Facebook, peça para visualizar mensagens antigas a partir do seu navegador no desktop (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Perceba que essa nova aba possui uma URL bem longa e com vários números. Observe que uma das partes da URL exibe "&start=7". Esse "7" indica a partir de qual mensagem a conversa será exibida, portanto você quer que esse número seja o maior possível, aproximando-se do identificador da primeira mensagem enviado ao amigo. Certo, então como conseguir esse número? 

Detalhe da URL das mensagens exibida pelo site mobile do Facebook

Detalhe da URL das mensagens exibida pelo site mobile do Facebook (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Essa é uma informação que pode ser conseguida no bate-papo comum para desktop no seu PC - acesse-o aqui. Clique na conversa com seu amigo e role a tela para cima até visualizar algo como "Carregar mensagens antigas (5461)", que é o número aproximado de mensagens que vocês trocaram em todo esse tempo. 

No site convencional do Facebook, role as mensagens até ver o número exibido ao lado de

No site convencional do Facebook, role as mensagens até ver o número exibido ao lado de "Carregar mais mensagens antigas" e anote-o (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Agora, volte à URL de antes, substitua o "7" pelo número que você visualizou ali e pressione ENTER no teclado. Pronto, feito isso, basta clicar mais algumas vezes em "Ver mensagens mais antigas..." para chegar à primeira mensagem enviada para seu colega. 

Substitua o valor antigo do start de

Substitua o valor antigo do start de "7" para o encontrado anteriormente. Aqui vale uma dica: apague o restante da URL e a deixe como na imagem (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

2. Desative as confirmações de leitura 

Há dois tipos de pessoas nos mensageiros instantâneos da vida: aquelas que não se importam com nada e as que se incomodam até mesmo com aquele "Visualizado" que aparece quando se lê uma mensagem. Se você faz parte do segundo grupo, seja porque está querendo fugir de alguém ou simplesmente porque quer poder ler algo e responder quando bem entender, então nós temos a salvação. 

Nativamente, o Facebook não disponibiliza nenhum meio para desativar as confirmações de leitura no Messenger, então a única forma de fazer isso é recorrendo a terceiros. Embora só funcionem para quem usa a rede social no computador, as extensões Facebook Unseen App e Crossrider Chat Undetected quebram um galho enorme. A primeira delas funciona exclusivamente no Chrome, enquanto a segunda tem versões para Chrome, Firefox e Internet Explorer. Basta escolher, baixar e começar a papear sem medo de ser visto. 

O Unseen App é o salvador da pátria dos que querem poder ler uma mensagem e respondê-la quando bem entenderem, sem serem cobrados por isso

O Unseen App é o salvador da pátria dos que querem poder ler uma mensagem e respondê-la quando bem entenderem, sem serem cobrados por isso (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Contudo, antes de prosseguir, vale um aviso: os termos de uso do Facebook proíbem a utilização de qualquer plugin, extensão ou software que altere o funcionamento ou aparência da rede social como um todo. Claramente esses plugins alteram a funcionalidade do Messenger, então o uso deles é por sua conta e risco. 

3. Remova o "Visto por último" do Messenger 

Esta é outra funcionalidade que perturba bastante quem quer se manter longe dos olhares curiosos dos "stalkers". Aquela pequena numeração que aparece ao lado da sua imagem de perfil no Facebook Messenger indicando há quanto tempo você esteve online pela última vez pode ser um verdadeiro tormento. 

Indicação de tempo ao lado das fotos de perfil no bate-papo do Facebook indicam há quanto tempo elas estiveram ativas desde a última vez

Indicação de tempo ao lado das fotos de perfil no bate-papo do Facebook indicam há quanto tempo elas estiveram ativas desde a última vez (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Assim como a dica anterior, não há um método nativo para solucionar esse inconveniente. Para a tristeza geral, também não há nenhuma solução de terceiros para acabar de vez com o impertinente. A dica, portanto, é desinstalar de vez o Facebook Messenger do seu dispositivo móvel e utilizar o mensageiro somente no desktop ou no navegador móvel do seu smartphone/tablet. 

4. Aumente a privacidade de suas fotos 

Privacidade é um tema recorrente quando o assunto é Facebook, e já que vamos falar disso mais uma vez, não custa nada perguntar: como será que as pessoas estão vendo o seu perfil no site? Para descobrir isso, basta acessar o seu perfil e clicar na opção "Ver como..." no canto direito logo abaixo da sua imagem de capa. Dessa forma, você consegue ter uma noção de como o público em geral vê seu perfil quando o acessa. 

Clicar em

Clicar em "Ver como..." dará uma boa ideia de como as pessoas que não são suas amigas no Facebook veem seu perfil (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Perceba que pode ser que mesmo que você tenha todo o cuidado do mundo na hora de definir que apenas os seus amigos podem ver as suas imagens, algumas fotos publicadas por um amigo ou amigo de um amigo e que têm você marcado nelas aparecerão aqui. É algo bastante assustador, principalmente se levarmos em consideração que um estranho tem acesso a isso. Se for uma imagem embaraçosa ou até mesmo difamatória, aí a coisa fica ainda mais complicada. 

Se você já passou ou está passando por isso neste instante, há duas coisas que você pode fazer. A primeira delas é definir que todas as marcações devem passar primeiro pelo seu aval antes de aparecerem no seu perfil, de maneira a evitar que alguma imagem surja repentinamente associada a você e lhe afete de algum modo. 

Essa configuração pode ser feita acessando as "Configurações" do Facebook e na sequência a opção "Linha do Tempo e marcações". Na primeira seção, clique em "Analisar as publicações nas quais seus amigos marcam você antes de serem exibidas na sua linha do tempo?" e a habilite. Pronto, a partir de agora apenas aquelas marcações que você permitir aparecerão na sua linha do tempo. 

Alguns ajustes nesta seção das configurações do Facebook pode ajudar a evitar inconvenientes com marcações

Alguns ajustes nesta seção das configurações do Facebook podem ajudar a evitar inconvenientes com marcações (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Caso queira limitar ainda mais a visualização desse tipo de publicação, dê uma olhada na opção "Quem pode ver publicações nas quais você foi marcado em sua linha do tempo?" e defina exatamente quem poderá ver posts em que você está marcado na sua linha do tempo. 

A segunda coisa que você pode fazer é revisar quais imagens postadas por seus amigos você aparece marcado. A partir daí você tanto pode pedi-lo para mudar a privacidade da imagem ou simplesmente remover a marcação por conta própria. Faça isso clicando em "Ver Registro de Atividade" (Próximo do botão "Ver como...") no seu perfil e depois em "Fotos" na coluna à esquerda. 

No registro de atividades, é possível ver todas as fotos que estão circulando no Facebook e que têm você marcado nelas

No registro de atividades, é possível ver todas as fotos que estão circulando no Facebook e que têm você marcado nelas (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Depois disso, selecione a opção "Fotos com você" e selecione as opções de filtro na parte superior da listagem para verificar quais fotos publicadas por outras pessoas estão públicas ou sendo exibidas apenas para amigos ou amigos de amigos. 

É um processo lento e trabalhoso, mas extremamente eficaz e que pode ajudar sobretudo aqueles que são ou já foram vítimas de alguma espécie de bullying

5. Veja mensagens de desconhecidos 

Quando você recebe mensagem de algum amigo, o Facebook emite um alerta imediatamente. O mesmo não acontece quando um desconhecido dispara uma mensagem para você, o que pode ser extremamente frustrante principalmente para os que participam de grupos de vendas e estão sempre comercializando algum tipo de muamba. 

No passado, essas mensagens ficavam escondidas nos confins da rede social e pouquíssima gente sabia como visualizá-las. Ciente da popularização dos grupos e da interação no privado entre pessoas que não são amigas, o Facebook resolveu alterar a forma como lida com essas conversas. 

Há algum tempo o Facebook alterou a forma como somos notificados sobre mensagens recebidas de estranhos. Agora elas aparecem como solicitações de mensagem

Há algum tempo o Facebook alterou a forma como somos notificados sobre mensagens recebidas de estranhos. Agora elas aparecem como solicitações de mensagem (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira) 

Agora, basta clicar sobre o ícone das mensagens no desktop para checar se há alguma "Solicitação de Mensagem" de algum desconhecido. Pronto, basta clicar ali para ver o que aquela pessoa estranha quer falar com você, aceitando o pedido de troca de mensagens ou ignorando-o completamente. 

E aí, você conhece algum outro truque do Facebook que passou batido nesta lista? Que funcionalidade você utiliza e que é pouco conhecida da maioria dos usuários da rede social? Compartilhe conosco na caixa de comentários aqui embaixo. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome