12 dicas e truques do Facebook que todos deveriam conhecer

Por Joyce Macedo RSS

Facebook

O Facebook é uma unanimidade. Por mais que sua popularidade não seja mais a mesma de alguns anos atrás, dificilmente encontramos alguém que não se rendeu à essa rede social em algum momento da vida. Se você é adepto da criação de Mark Zuckerberg, provavelmente vai gostar de conhecer alguns truques e dicas para melhorar sua experiência na plataforma.

1. GIF como foto do perfil

Dar vida à sua foto do perfil do Facebook é uma tarefa fácil. Basta acessar o aplicativo móvel da rede social, selecionar a sua imagem de perfil e, em seguida, selecionar a opção que indica vídeos do perfil.

Este recurso permite ao usuário carregar vídeos curtos que ficam rodando em loop para os visitantes do seu perfil. Até o momento em que encerramos este texto, a novidade estava disponível apenas para donos de iPhones. No entanto, um alerta já aparecia para usuários de dispositivos Android, indicando que em breve eles receberão a novidade.

2. Salve para depois

Salvar link

Você se deparou com algo interessante no seu feed de notícias, mas não tem tempo para ler agora? Você pode salvar o conteúdo para visualizar mais tarde. Links, posts, vídeos, fotos, entre outros, podem ser facilmente guardados com um simples toque.

Para isso, basta tocar na setinha que aparece ao lado do conteúdo que deseja salvar e escolher "Salvar link". Depois, para acessar o que foi salvo, basta procurar pela opção "Salvos" no menu do aplicativo – caso esteja acessando o Facebook pelo seu dispositivo móvel – ou no lado esquerdo da tela inicial da versão web da rede social.

3. Diga adeus aos convites para jogar Candy Crush

Bloquear convites

Sim. Estamos em 2016 e as pessoas ainda insistem em convidar os amigos para jogar jogos que eles nunca demonstraram o mínimo interesse. No entanto, bloquear convites de aplicativos inconvenientes é uma tarefa bem simples.

Vá até o menu de configurações da rede social, depois procure por "Bloqueio". Aqui você poderá bloquear tanto convites de pessoas específicas quanto aplicativos que você detesta.

4. Notícias mais rápidas e com menos anúncios

Instant Articles

Em dezembro de 2015, o Facebook anunciou a chegada do recurso Instant Articles ao Brasil. A nova tecnologia permite que usuários da rede social acessem notícias com maior rapidez em dispositivos móveis.

Diversos meios de comunicação já estão utilizando a ferramenta, que promete carregamento até dez vezes mais rápido do que o normal. Por aqui, o serviço deve ser expandido a partir de 12 de abril, data da conferência F8, onde a rede social pretende disponibilizar o Instant Articles para todos os editores de conteúdo presentes no Facebook.

Mas como saber que uma notícia que aparece no seu feed vai ou não carregar mais rápido graças a essa tecnologia? Simples, basta procurar pelo ícone de um raio no canto superior direito da foto de cabeçalho.

5. Desative a reprodução automática de vídeos

Reprodução de vídeo

Se você não quer que o Facebook carregue todos os vídeos do seu feed de notícias automaticamente, certifique-se de mexer na configuração da rede social.

Para isso, acesse o menu "Configurações" na versão web do Facebook e procure por "Vídeos". A segunda opção desta tela, "Reprodução Automática de Vídeos", está ativada por padrão. Basta mudar para "Desativado" e pronto!

Nos aplicativos móveis, vá até as configurações do aplicativo, busque pela opção "Reprodução automática" e escolha a opção que preferir. Lembrando que o ideal para economizar seu plano de dados é deixar em "Apenas em conexões Wi-Fi" ou "Nunca reproduzir vídeos automaticamente".

6. Relembre momentos do passado

ON THIS DAY

O recurso "Neste dia" é querido por muitos usuários do Facebook. No entanto, muitos não sabem que não é preciso esperar a boa vontade da rede social para visualizar o que você estava fazendo em determinado dia do passado.

Para desenterrar a sua cápsula do tempo virtual basta acessar o recurso a partir do link www.facebook.com/onthisday ou procurar no menu do aplicativo móvel a opção "Neste dia". 

Lembrando que o Facebook permite ocultar memórias que envolvem determinadas pessoas – como seu/sua ex, por exemplo. A configuração é feita no menu "Preferências", localizado na página do "Neste dia". Basta tocar e escolher pessoas ou datas específicas que você não queira relembrar.

7. Veja todas as suas curtidas, comentários e compartilhamentos

Registro de Atividades

O Registro de Atividades do Facebook é bem eficiente e permite ao usuário ver detalhadamente todas as suas ações na rede social. Para isso, basta acessar seu perfil e tocar em "Ver Registro de Atividades".

8. Veja como seu perfil aparece para outras pessoas

Ver como

Quando estiver usando o Facebook em um computador, vá até o seu perfil, toque nas reticências ao lado do "Ver Registro de Atividades" e selecione a opção "Ver como". Esta ferramenta permite que você veja como a sua Linha do Tempo aparece para o público ou um amigo específico. 

9. Esconda um post de uma pessoa específica

Privacidade post

Ao publicar algo no Facebook, você pode escolher exatamente quem verá o conteúdo. Além das opções básicas de amigos, público e apenas você, também é possível optar por "Personalizado" no menu dropdown que fica no canto superior de um post.

Ao clicar nesta opção, você pode escolher esconder a postagem de pessoas específicas selecionando " Não compartilhar isso com...".

10. Impeça alguém de entrar em contato com você

Bloquear no Facebook

Aproveitando essa vibe negativa, vamos falar sobre o famoso bloqueio. Se você quer impedir alguém de entrar em contato com você no Facebook, basta ir até o perfil da pessoa, clicar nos três pontos localizados no canto inferior direito da sua foto de capa e, em seguida, "Bloquear".

11. Seja um stalker profissional

Stalker

Se você quer manter o controle sobre toda a atividade social de uma pessoa no Facebook, você pode optar por ser alertado sempre que ela compartilhar algo na rede social. Para isso, basta entrar no perfil do stalkeado, clicar na setinha ao lado de "Amigos", na foto de capa, e selecionar "Receber notificações".

12. Encontre posts e fotos curtidas ou comentadas por uma pessoa específica

Photos liked by

Se você quer levar a espionagem para outro nível, você pode procurar por mensagens ou fotos curtidas e comentadas por um de seus amigos. Para isso, você precisa alterar o idioma do seu Facebook web para inglês e digitar coisas específicas no campo de pesquisa, como, por exemplo "photos liked by Fulano da Silva". 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome