SP Sem Carro, o Waze para quem anda a pé, é lançado em São Paulo

Por Redação

App SP Sem Carro

Enquanto milhões de paulistanos veem a vida passar diariamente nos engarrafamentos, um grupo de pessoas decidiu avançar e procurar opções para solucionar esse problema, seja mudando-se para locais mais próximos do trabalho, adotando transporte público, andando de bicicleta ou até mesmo à pé.

Desta maneira, em 2012 surgiu o "Como Viver Em São Paulo Sem Carro", idealizado pelo engenheiro Alexandre Lafer Frankel em parceria com o jornalista Leão Serva. Como o nome sugere, o projeto explora opções para melhorar a mobilidade urbana sem a necessidade do uso do carro no dia a dia. Através de livros e uma página do Facebook com mais de 117 mil seguidores, o projeto evoluiu e nesta quarta-feira (28) foi lançado um novo aplicativo para ajudar ainda mais pessoas a se livrarem do carro.

SP Sem Carro SP Sem Carro

Chamado de "SP Sem Carro", o app é uma espécie de “Waze” para trajetos a pé, oferecendo rotas de locomoção, com opções de tempo, distância e custo. Para ter estas possibilidades, algumas parcerias foram feitas com algumas empresas tal como o Google, que disponibilizou APIs de seus serviços. “Trata-se da compilação de alguns aplicativos já existentes em uma única plataforma (...). Com isso, é possível que o usuário digite seu destino e consiga encontrar as melhores rotas, além de definir o tempo de viagem para cada opção de modal. Para os transportes pagos (Metrô, CPTM ou táxi) ele apresenta o custo”, explica Leão Serva, destacando que a participação dos usuários é fundamental para a evolução do aplicativo. “Queremos ampliar, cada vez mais as funções do SP Sem Carro com o objetivo de incentivar os paulistanos a abandonarem os carros para atividades que dispensam o uso do modal”, completa.

O evento de lançamento do app ocorreu na sede do Instituto de Engenharia, em SP, que também é um dos idealizadores do projeto e contou com a participação de nomes de peso, como o urbanista Ricardo Montezuma, um dos responsáveis pela reorganização do transporte público em Bogotá; Ana Odila de Souza, diretora da SPTrans; José Ignácio Sequeira de Almeida, da Associação Brasileira de Pedestres; e Ivan Whately, do Instituto de Engenharia.

O aplicativo já está disponível gratuitamente para iOS na App Store, porém ainda em fase de testes. A versão final, bem como a para Android, deverá chegar já na segunda quinzena de novembro. Você pode acompanhar a página do projeto no Facebook clicando neste link.

Faça o download do SP Sem Carro na App Store

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome