Os 10 melhores apps iOS da semana

Por Luciana Zaramela RSS

Apps iOS

Para o bem de todos e felicidade geral dos leitores do Canaltech, dizemos ao povo que VOLTAMOS! Depois de um breve hiato, a lista semanal com os melhores aplicativos para seu iPhone ou iPad está de volta. E desta vez caprichamos na seleção. Prepare seu dispositivo, arranje um espaço e bom proveito!

Obs.: alguns links só funcionam na App Store dos EUA, basta ter uma conta lá para baixar.

#1. Sisu

É, caros amigos, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foi prorrogado, e se você está aproveitando o tempo extra para se preparar melhor, aproveite que o app é gratuito. Com o novo aplicativo oferecido pelo MEC, você pode acompanhar sua inscrição, ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e, claro, a lista de aprovados. Lembrando que as inscrições para a primeira edição do Sisu terminam às 23h59 deste domingo (29). São mais de 238 mil vagas no ensino superior, em 131 instituições públicas. 

Pelo aplicativo, você também tem acesso a suas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e pode adicionar lembretes na sua agenda e acompanhar todas as datas, desde a inscrição até a convocação da lista de espera. O aplicativo também dá a quantidade de vagas para ampla concorrência e detalhes completos sobre os cursos. Sempre que uma novidade ocorrer, o aplicativo trata de enviar uma notificação para você. O app é uma ótima fonte de consulta de informações oficiais sobre o programa, mas lembre-se: a inscrição é realizada oficialmente pelo site oficial do MEC.

  

#2. Bitmoji, para quem curte carinhas

Os emojis chegaram para ficar. O sucesso que as carinhas fazem no estilo de comunicação do brasileiro é estrondoso, e se você curte se expressar por bonequinhos, figurinhas ou desenhos, o Bitmoji vai ampliar seu catálogo de opções. Você pode criar, por exemplo, avatares exclusivos. O app também oferece uma biblioteca completa de novos ícones para você adicionar no Snapchat, nas conversas nos mensageiros e nos seus e-mails. O aplicativo é gratuito. 

  

#3. Kindle — leitura é com ele mesmo

Os eBooks estão em alta, e com esse aplicativo você vai poder ler livros digitais quando e onde bem entender. Se você curte livros ou pretende iniciar um novo hobby, uma boa dica é transformar a tela do seu iPhone ou iPad em um ambiente de leitura. 

O Kindle traz o leitor de livros digitais da Amazon para o iOS e oferece uma interface simples, fácil de usar e que permite montar sua própria biblioteca virtual. Aliás, ler a noite com ele não traz problemas, já que ele tem o brilho ajustável. Altere cores de texto, use marcadores, selecione passagens bacanas do livro, acesse traduções e tenha acesso ilimitado a mais de 700 mil títulos. Para isso, basta se inscrever no Kindle Unlimited, direto do aplicativo. 

  

#4. FGTS

Que tal ter mais controle de seu Fundo de Garantia com a ajuda deste aplicativo oficial da Caixa? O FGTS consulta os depósitos realizados na sua conta a qualquer momento, localiza pontos de atendimento próximos a você e atualiza seu endereço. Um bom aliado dos trabalhadores brasileiros para manter as finanças sob controle.

O aplicativo ainda não foi adaptado para telas maiores (iPhones mais novos) e, infelizmente, conta com uma pequena falha que rendeu críticas na app store: não salva o número de NIS. No entanto, basta que uma atualização resolva o problema — e esperamos que ela chegue logo. No fim das contas, vale o download.

  

#5. Free VPN — navegue sem deixar rastros

O uso de VPN para navegar na web com mais privacidade tem crescido consideravelmente entre os internautas, e a história não é diferente com os usuários do sistema móvel da Apple. Uma rede privada permite você navegar com muito mais segurança em ambientes duvidosos, protegendo você e seus dados de tentativas de phishing.

Mas também há aquela boa e velha justificativa para quem usa iOS: se o sistema é tão seguro, uma VPN vai ser muito mais útil para servir de túnel em sites cujo acesso brasileiro é restrito (geolocalização). Como o Free VPN usa os servidores da Onavo, nos Estados Unidos, acessar conteúdo restrito para determinados IPs torna-se possível com sua ajuda — já que, dessa forma, seu endereço de IP será substituído pelo do provedor da rede privada. 

  

#6. Scanner for Me — um scanner de bolso

Já imaginou ter um scanner de bolso? Hoje em dia, com as câmeras dos celulares e o amadurecimento da tecnologia de reconhecimento de caracteres (OCR), usar o iPhone para escanear textos é uma verdadeira mão na roda. 

Use seu iPhone ou iPad para digitalizar qualquer texto contido em material gráfico, como contratos, cartões de visita, recibos, documentos, páginas de livros, artigos, etc. Depois você pode gerenciar seus documentos digitalizados de maneira bem fácil, a partir do rolo de câmera do iOS. Também é possível imprimir os documentos escaneados, editá-los com filtros e ajustes de cor e compartilhá-los na web. 

  

#7. Facetune, para uma selfie perfeita

Nem tudo nessa lista é de graça, infelizmente. Mas o Facetune vem fazendo tanto sucesso entre os usuários de iOS que vale a pena citá-lo na nossa lista (a gente nem sempre escolhe apenas aplicativos gratuitos, apesar de serem os queridinhos dos brasileiros). 

Este app te ajuda a dar aquele "tapa" no look, mesmo nas fotos que você tira no celular. Fez uma selfie mas não gostou daquela espinha, ou acordou com olheiras? A mágica fica por conta do aplicativo: com a sua ajuda, ele tira manchas do rosto e imperfeições, clareia os dentes, suaviza marcas de expressão, aplica filtros e faz até remendos nas suas fotos. Se sua praia é selfie mas você não manja nada de Photoshop, o Facetune vai cair como uma luva. Como dizem os usuários da iTunes Store: "vale cada centavo" dos US$ 5,99 (cerca de 20 reais) cobrados. 

Veja como o app funciona (legendas disponíveis):

#8. Yu-Gi-Oh! Duel Links

Agora sim! O novo game para smartphone da franquia Yu-Gi-Oh foi atualizado e foi traduzido (exceto dublagens) para o nosso português (mesmo que ele nem tenha sido lançado oficialmente no Brasil, e por isso você vai precisar de uma conta na iTunes Store dos EUA). Duel Links é uma excelente adaptação do jogo de cartas para smartphones. 

O game é online e traz cartas para você desafiar seus amigos em uma nova aventura. Logo de cara você escolhe entre Seto Kaiba e Yu-Gi, dentre outros personagens, para iniciar os duelos com seus amigos. O jogo conta com modos de duelo, campanhas, PvP online e é possível construir decks de cartas para vencer seus amigos nas batalhas virtuais. Nostálgico, para dizer o mínimo. 

#9. Bully

Senhoras e senhores, eis aqui um dos jogos mais divertidos de todos os tempos. Um clássico da Rockstar Games totalmente adaptado para seu iPhone ou iPad, que conseguiu trazer a jogabilidade e a experiência fluida do polêmico título dos anos 2000 para dispositivos móveis. 

O jogo traz as aventuras de Jeremy Hopkins, um menino malcriado que foi matriculado em uma escola rígida, Bullworth, em período integral. O jovem encrenqueiro não tem o menor dos bons modos e bate nos colegas, beija as garotas (ou garotos), apronta armadilhas, rouba os armários dos alunos, enfrenta os professores e até foge da escola pedalando sua bike para arrumar confusão na cidade. Se você já jogou Bully, sabe do que estamos falando. Senão, faça o download (US$ 6,99 muito bem empregados) e divirta-se!

#10. Pokémon Duel

Pikachu está de volta! Depois do sucesso de Pokémon GO, a Niantic aposta agora em Pokémon Duel, um jogo com uma pegada diferente do primeiro, mas que traz os monstrinhos para batalhar em uma nova aventura — bem estatégica, por assim dizer. 

Cada jogador terá uma equipe de seis Pokémon e irá movê-los pelo ambiente, que é um campo repleto de espaços onde as criaturas podem atacar e bloquear exércitos inimigos. O primeiro a atravessar o campo do inimigo vence a partida. 

Em vez de criaturas animadas, aqui os monstrinhos foram concebidos como bonecos estilo amiibo, como se fossem as peças de um jogo de xadrez. Cada um tem suas habilidades exclusivas e pode desempenhar um número determinado de funções a cada jogada. 

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome