Conheça 4 aplicativos para fazer root em seu smartphone Android

Por Dimitri Pereira RSS

android

Uma prática que se tornou bastante comum ultimamente é a obtenção da certificação de superusuários em dispositivos Android e o processo  para se realizar o root, que antes exigia conhecimentos avançados por usuários que decidiam abrir mão da garantia do aparelho, se tornou muito mais simples.

Mas o que é "root"? Root nada mais é que um processo que gera permissões do administrador para obtenção de licenças de superusuários e possibilita a instalação de aplicativos desenvolvidos de forma independente e que não fazem parte da Google Play Store em smartphones Android. O grande aumento no número de programas dedicados a essa operação é proporcional à alta demanda por serviços que solicitam autorização de SU (superusuários).

No entanto, quem faz o procedimento corre riscos. O preço que o usuário paga pela liberação do Android pode ser, além da perda da garantia, também o comprometimento do software do aparelho.

Porém, para quem não resiste à tentação de instalar, por exemplo, interfaces temáticas que exigem acesso à raiz do dispositivo, ou ter acesso ilimitado a todos os aplicativos disponíveis no mundo, confira alguns aplicativos que não exigem nenhum conhecimento específico e, com poucos comandos, são capazes de destravar o seu smartphone. Mas fique ciente de que, depois de realizar o root, a garantia que a fabricante dá ao seu celular é automaticamente perdida e o programa usado para a geração de certificado de SU pode danificar o software do mobile.

Fontes desconhecidas

Os aplicativos responsáveis por realizar a operação de root são instalados através de um computador ou por meio de APKs. Sendo assim, você deve permitir a instalação dos apps baixados a partir de fontes desconhecidas em seu smartphone. Para isso, vá até as "Configurações" do seu aparelho e acesse a opção "Bloquear tela e segurança". Depois, encontre o item "Fontes desconhecidas" e habilite essa função.

Fazendo o root

Os aplicativos apresentados a seguir são capazes de realizar a operação de root, sendo que alguns deles exigem a execução de apenas poucos comandos e outros devem ser operados via computador junto de um smartphone.

KingRoot

Um dos aplicativos mais populares da atualidade baseado em nuvem e desenvolvido para a operação de root é o KingRoot. Apesar do aplicativo ser todo em chinês, o programa não oferece dificuldades ao usuário para que ele consiga a certificação de SU. O interessado deve apenas instalar o app e tocar sobre o botão central da tela.

O KingRoot vai então identificar o modelo do seu smartphone e iniciará o processo de root. Quando finalizar e se tudo correr bem, o app exibirá um símbolo de "check" verde na tela. O KingRoot conclui a operação de root em mais de 60% das vezes em dispositivos Android, o que faz dele uma das melhores ferramentas disponíveis.

root android

Kingo Android Root

Um outro aplicativo que é capaz de realizar o processo de root de forma automática é o Kingo Android Root. Ele também possui uma versão para computador, e caso você escolha essa opção, conecte o seu aparelho via USB e verifique se o modo "Depuração USB" está ativado. Se essa opção não for oferecida, vá em "Sobre o telefone" e toque sobre "Versão do sistema" repetidas vezes.

Depois disso, o aplicativo vai verificar se existe a possibilidade de se fazer o root no aparelho. Asim que os drivers necessários forem baixados, você deverá apenas apertar o botão "ROOT". Após o término da ação, basta clicar sobre "Finish" e pronto! No seu smartphone o APK vai funcionar como o kingRoot, bastando apenas o toque sobre o botão central para que o root seja realizado.

Kingo Android Root para PC

Kingo Android Root para celular

root android

One Click Root 

O One Click Root é um aplicativo pago e oferece, além da geração da certificação de superusuário, um suporte aos dispositivos e fornece também instruções sobre como instalar, por exemplo, ROMs e MODs por meio de uma central de atendimento online 24 horas disponível em todos os dias da semana.

Na sua versão gratuita, essa ferramenta verifica somente a possibilidade de o root ser feito em seu aparelho. Para isso, basta instalar o aplicativo e ativar o processo. Se a mensagem "Congratulations! Your Device Can Be Rooted" for exibida, basta tocar sobre "Root Device". Você será direcionado então para uma tela na qual você deverá fazer um cadastro junto ao serviço para que a ação seja concluída.

 root android

iROOT

O aplicativo iROOT trabalha de forma bastante parecida ao kingo Android Root e é compatível com mais de 8 mil modelos de aparelhos Android. Para instalá-lo, você deverá conectar o seu smartphone ao seu computador e deixar ativado o modo "Depuração USB". Depois disso espere a verificação do sistema. Caso seja possível a realização da operação de root no seu aparelho, clique em "Root" e aguarde alguns minutos até que a operação seja concluída. Outros aplicativos em chinês que exigem acesso de superusuário serão então sugeridos pelo programa.

Ps. Caso o programa aponte a possibilidade de fazer o root e a operação falhe durante o processo, clique sobre "Retry" para que ele tente novamente.

root android

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome