6 dicas e truques para o seu Moto G, Moto X ou Moto Z

Por Sérgio Oliveira RSS

Moto Z

Sistema operacional mobile mais popular do mundo, o Android é recheado de truques e segredos que pouca gente conhece e que pode ajudar em tarefas do dia-a-dia. São recursos que ou estão escondidos nas configurações do sistema ou que podem ser ativados a partir da instalação de aplicativos de terceiros.

Desde mudar a tediosa cor de fundo da gaveta de apps até gestos que facilitam a captura de fotos no Android, abaixo listamos uma série de dicas e truques que funcionam perfeitamente nos smartphones da linha Moto, da Lenovo, mas que também devem funcionar em aparelhos de outras marcas. Então não se acanhe e tente eles no seu Android.

1. Capture a tela

Vamos começar com algo simples. Você certamente já se viu tentando explicar ou mostrar alguma configuração do seu smartphone a um amigo, mas nunca soube como fazer isso da maneira apropriada a não ser quando ele está ao seu lado. Pois bem, isso é coisa do passado e já há algum tempo o Android permite fazer capturas de tela que podem ser enviadas ou compartilhadas em mensageiros instantâneos e redes sociais para ajudar nisso.

No caso dos smartphones da linha Moto, a captura de tela pode ser feita pressionando os botões de Liga/Desliga e o de Volume para Baixo ao mesmo tempo. Ao fazer isso, um flash aparecerá na tela e mostrará que foi salva uma imagem daquilo que estava ali.

A combinação de botões pode variar de acordo com a fabricante, mas o mais comum são as seguintes: Botão Liga/Desliga + Volume para Baixo, Botão Liga/Desliga + Botão Home, ou Botão Home + Volume para Baixo. Tente no seu.

2. Ative o som do teclado

Por padrão, o Android vem com o teclado configurado para vibrar a cada toque nas teclas. É um recurso interessante, mas que pode incomodar um pouco algumas pessoas. Desativá-lo, porém, significa que você não terá nenhum feedback tátil para saber se está digitando corretamente ou não.

Uma boa maneira de substituir as vibrações é ativar o som do teclado. Para fazer isso, acesse o menu "Configurar" no seu Android e toque na opção "Idioma e texto" na seção "Pessoais".

Acesse as configurações de idioma e texto do seu Android para configurar as preferências do seu teclado
Acesse as configurações de idioma e texto do seu Android para configurar as preferências do seu teclado (Captura de tela: Sergio Oliveira) 

Na tela que se abre, toque na opção "Gboard" na seção "Teclado e métodos de entrada" para configurar o teclado do seu smartphone. Depois toque em "Preferências" e finalmente ative a opção "Som ao tocar a tecla" em "Ao pressionar uma tecla".

Com o som ativado, além do feedback tátil você também terá o feedback sonoro de quando tocar em uma tecla
Com o som ativado, além do feedback tátil você também terá o feedback sonoro de quando tocar em uma tecla (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Pronto, feito isso você terá agora um feedback sonoro para lhe ajudar a saber se está pressionando as teclas corretamente ou não. Fácil, não é?

3. Ative a câmera com um gesto

A linha Moto vem com um software chamado "Moto" que permite que o usuário configure uma série de gestos para ativar recursos específicos no smartphone. É o tipo de coisa que facilita a vida no dia-a-dia e poupa alguns toques e pressionadas de botões no processo.

O app
O app "Moto", exclusivo dos smartphones da linha Moto, traz uma série de gestos e ações que podem ser usados para ativar recursos específicos do aparelho (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Um dos mais úteis nesse sentido é o "Gire para Câmera Instantânea". Com ele ativado, basta girar o punho duas vezes para que a câmera ative a qualquer momento, independentemente de o aparelho estar travado ou não.

4. Remova o fundo branco da gaveta de apps

Os smartphones que optam por uma abordagem mais próxima da experiência do Android puro normalmente apresentam a gaveta de aplicativos um fundo branco. Tudo bem, isso não incomoda ninguém, mas a gente tem que combinar que as coisas poderiam ser um pouquinho mais animadas aqui, concordam?

O Nova é um launcher voltado para os usuários que querem personalizar o Android e está disponível gratuitamente na Play Store
O Nova é um launcher voltado para os usuários que querem personalizar o Android e está disponível gratuitamente na Play Store (Captura de tela: Sergio Oliveira) 

Pois saiba que é possível não só mudar a cor de fundo da gaveta de apps como também é possível deixá-la com o fundo transparente. Para isso, entretanto, é necessário baixar a Nova Launcher na Google Play Store. Trata-se de uma interface voltada principalmente para quem quer personalizar e tunar o Android.

Hoje, porém, nos limitaremos a ensinar como modificar o fundo da gaveta de apps em si. Você pode explorar melhor o Nova, mas as alterações são por sua conta e risco, tudo bem? Então vamos lá.

Desativar a opção
Desativar a opção "Fundo de cartão" em "Apps e widgets do drawer" deixará sua gaveta de apps com um fundo transparente (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Depois de baixar e instalar o Nova Launcher, execute-o e perceba que ele exigirá algumas configurações iniciais. Siga adiante até perceber que a interface do seu Android está um pouquinho diferente.

Depois disso, acesse a lista de aplicativos e selecione a opção "Configurações Nova". Na tela que se abre, toque em "Apps e widgets do drawer" e finalmente desligue a chave em "Fundo do cartão".

Gaveta de apps com o fundo transparente depois da configuração do Nova Launcher
Gaveta de apps com o fundo transparente depois da configuração do Nova Launcher (Captura de tela: Sergio Oliveira)

O resultado disso é uma gaveta de aplicativos mais agradável com fundo transparente.

5. Force o reinício

Uma das desvantagens dos smartphones atuais é que a maioria deles vem com bateria não-removível. E isso significa que não temos como tirar e colocar ela de volta quando o aparelho trava ou quando o display simplesmente não acende mais.

E quando isso acontece com o seu Moto G4, Moto X Play, Moto Z e afins, você se pergunta: o que fazer? Antes que o desespero assuma o controle, saiba que sempre existe uma maneira de forçar a reinicialização do dispositivo.

No caso dos smartphones da linha Moto, basta pressionar e segurar o botão Liga/Desliga por cerca de dez segundos. Depois, solte o botão e veja que seu dispositivo está reiniciando e funcionando normalmente.

Este é um truque que varia bastante de fabricante para fabricante, então se não funcionar no seu o ideal é verificar o manual oficial para saber ao certo como proceder.

6. Desbloqueio automático quando estiver em casa

Tudo bem, é importante manter uma senha ou um padrão de desbloqueio fortes em nossos smartphones -- e essa é uma das medidas de segurança mais básicas de todas --, mas temos de admitir que é um muito chato ficar desbloqueando o aparelho quando estamos no conforto e segurança de nossas casas.

Felizmente, com o Smart Lock é possível configurar o Android para que ele não bloqueie o smartphone quando você estiver em casa ou em outros lugares que você considera seguros. E configurá-lo é bem simples e fácil.

Basta ir até "Configurar", "Segurança" e "Smart Lock". Na tela que se abre, toque na opção "Lugares confiáveis". Pronto, aqui você poderá digitar os endereços de lugares que você acha que não há motivos para o smartphone ficar bloqueado.

Definir um local ou mais de confiança fará com que seu smartphone permaneça desbloqueado quando você estiver neles
Definir um local ou mais de confiança fará com que seu smartphone permaneça desbloqueado quando você estiver neles (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Também é possível definir outras configurações de desbloqueio, como reconhecimento fácil, quando o dispositivo estiver próximo de outros dispositivos confiáveis e coisas do tipo. Veja quais delas se encaixam no seu perfil e seja feliz.

Leia também:

E aí, curtiu as dicas de hoje? Tem mais alguma que a gente deixou passar batido aqui? Então compartilha com a gente e com o mundo na caixa de comentários aqui embaixo.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome