Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Protótipo raro do iMac G3 mostra construção transparente e placa amarela

Por| Editado por Wallace Moté | 17 de Agosto de 2021 às 10h10

Link copiado!

Imagem: AppleInsider
Imagem: AppleInsider
Tudo sobre Apple

O iMac G3 foi um dos grandes sucessos de venda da Apple no final do século passado. O computador foi lançado em 1998 e suas inovações incluíam display colorido, interface USB e um design futurístico e colorido que quebrava os padrões cinzentos da época. O YouTuber Krazy Ken, do canal Computer Clan, encontrou um protótipo raro desse dispositivo, com várias distinções em relação ao modelo final.

Design mais transparente  

Logo de cara é possível notar diferenças visuais entre o protótipo e o modelo final. Enquanto a versão para o público apresenta uma carcaça translúcida, o anterior ao lançamento é transparente, permitindo a aparição mais clara dos componentes internos. Essa é uma tendência comum a protótipos de vários computadores da marca, provavelmente associada com a redução de custos de fabricação.

Continua após a publicidade

No geral, o protótipo possui uma construção mais simples: por não ser um produto final, ele não precisou passar por testes de agências regulatórias e não possui certificações contra interferências magnéticas, por exemplo. Existem adesivos espalhados no dispositivo, alertando que o computador ainda não está pronto para a venda em massa e "não será vendido até a aprovação da Comissão Federal de Comunicações" .

Além disso, outros adesivos referem-se a controles internos da Apple, como a certificação de que o computador estava em uma determinado estágio de testes. Uma curiosidade em relação a esse modelo é que ele tinha um sensor infravermelho em suas primeiras versões para o público em 1998, mas foi retirado um ano depois.

Outro detalhe interessante é que o protótipo foi montado na Coreia do Sul, onde eram produzidas as carcaças coloridas do computador. O modelo disponível para o público já era montado nos Estados Unidos. Naturalmente, essa versão anterior ao início das vendas não possui um número de série, e o espaço em que ele ficaria localizado está em branco.

Continua após a publicidade

Parte interna: destaque para construção em amarelo

Não é incomum que placas internas de protótipos da Apple venham em cores diferentes do tradicional verde-escuro, e esse vem com uma coloração amarelada na placa lógica (que é similar a uma placa-mãe, especificamente em alguns produtos da Maçã). Inclusive, a placa amarela até aparece em comerciais antigos do produto, talvez em uma tentativa de impusionar a ideia de visual colorido do computador.

O protótipo não possui várias partes internas importantes, como por exemplo uma memória RAM. Naturalmente, o dispositivo não funciona, e está sem o botão power na parte frontal.

Continua após a publicidade

O vídeo completo pode ser conferido abaixo:

Fonte: YouTube - Computer Clan