Publicidade

Omen X: o PC para games em realidade virtual que você carrega nas costas

Por| 27 de Maio de 2016 às 20h42

Link copiado!

http://cdn.slashgear.com/wp-content/uploads/2016/05/backpack
http://cdn.slashgear.com/wp-content/uploads/2016/05/backpack

Depois de anunciar a volta ao mercado gamer com a linha de dispositivos Omen, a HP relevou alguns detalhes do novo protótipo do 'Omen X': Um desktop gamer para ser carregado nas costas como mochila. Mas o que será que motivou a HP a desenvolver esse produto inusitado? A resposta é: mobilidade para jogos em realidade virtual.

Infelizmente, como ainda se trata de um protótipo, muita coisa ainda não foi revelada oficialmente. O que a HP liberou nesta sexta-feira (27) foi uma série de fotos promocionais do Omen X. Todo o hardware da máquina fica dentro de uma carcaça com detalhes em vermelho junto à logo da linha de produtos Omen:

A marca Omen foca na performance e no público gamer, sendo que o diferencial é a oferta de produtos com preço mais competitivos. Segundo a HP, o Omen X foi feito para os jogadores entusiastas. O dispositivo busca trazer mais inovação ao mercado de jogos e revolucionar a experiência dos gamers que jogam em realidade virtual.

Continua após a publicidade

O kit para desenvolvedores Omen X VR PC Pack inclui: duas portas USB Tipo-A, duas portas USB 3.1 Tipo-C ports, uma entrada HDMI, entrada de áudio combo, uma saída de energia para conectar fones de ouvido, duas entradas para baterias e uma entrada para conectar o PC à tomada.

Ainda não sabemos ao certo quais serão os headsets de realidade virtual compatíveis com o Omen X, mas dois nomes que não devem faltar na lista são o HTC Vive e o Oculus Rift. O headset da Oculus necessita de uma entrada HDMI e duas portas USB 3.0 para funcionar, enquanto o Vive precisa de uma entrada HDMI e uma porta USB 2.0.

As especificações de hardware ainda são guardadas em segredo pela fabricantes, mas podemos esperar pelo menos um processador Intel quad-core da geração atual, SSDs de até 512 GB de armazenamento e até 32 GB de memória RAM DDR4.

Continua após a publicidade

O kit enviado para os desenvolvedores virá com um cinto que funciona como bateria extra, e nesse caso não vai ser preciso ficar preso à tomada o tempo todo para que o usuário possa se divertir. As duas baterias recarregáveis prometem autonomia de até uma hora, e podem ser trocadas caso a carga de uma delas acabe. O cinto também vai servir para contrabalancear o peso do usuário buscando evitar quedas no meio das partidas.

Mas não se engane, o produto não será apenas um PC montado dentro da mochila. O Omen X não chega a pesar nem 5 Kg, e inclui uma solução própria de resfriamento com duas ventoinhas traseiras. Tudo para evitar o aquecimento excessivo das costas do usuário.

Nada impede que o produto também seja usado em cima da mesa, conectado a outras perífericos, como um PC tradicional. Quando estiver pronto para jogar novamente é só desconectar os cabos, conectar as correias para prender o produto nas costas e conectar o headset na máquina.

Mas infelizmente ainda não dá para gente se animar muito, pois como se trata apenas de um kit para desenvolvedores, nem a HP tem estimativas para quando o produto chega ao mercado. Tudo indica que a companhia vai liberar mais demostrações da mochila-PC nas próximas semanas. A primeira aparição oficial da mochila deve ser na E3 2016, marcada para junho.

Continua após a publicidade

A HP já está aceitando pedidos do kit vindos de desenvolvedores e vendedores independentes de software. Não dá pra negar que o produto é inovador... quem sabe não veremos o Omen X no mercado até o fim do ano? A HP não foi a primeira a apostar nesse tipo de solução, mas vamos aguardar pelo que a fabricante vai revelar sobre a mochila-PC na Computex 2016. O evento está marcado para a próxima semana em Taipei, Taiwan – e o Canaltech já está de malas prontas para acompanhar tudo de perto.

Fonte: Digital Trends