Metade dos brasileiros quer trocar de PC nos próximos seis meses

Por Redação | 24 de Julho de 2015 às 08h26

Uma pesquisa realizada pelo Ibope Conecta encomendada pela Dell mostra que 46% dos brasileiros estão dispostos a trocar seus computadores nos próximos seis meses. A obsolescência dos aparelhos pode ser o principal motivo que está despertando o desejo de quase metade dos brasileiros entrevistados a substituírem suas máquinas.

Cerca de 34% dos que participaram da pesquisa informam que compraram seu PC doméstico há mais de dois anos. Ao buscarem por um novo computador, os consumidores avaliam o processador (57%) e a marca (22%) como os atributos mais importantes para a escolha. A internet é o meio mais utilizado por eles para decidir qual computador adquirir. Um terço dos entrevistados afirmou que avalia os produtos em lojas online, sendo que 29% buscam por análises na web e 1% considera as opiniões presentes nas redes sociais.

A maioria dos participantes da pesquisa (56%) considera o notebook como o principal computador da sua casa. Já os desktops aparecem na segunda posição com 31%, seguido pelos tablets (7%), dois em um ou conversíveis (2%) e all-in-ones (2%). Basicamente, esses aparelhos são utilizados para o acesso à internet, conforme indicam 95% dos entrevistados.

Dentro de dez anos, 80% dos entrevistados acreditam que os smartphones serão o principal meio utilizado para o acesso à internet. O levantamento, que foi realizado no mês de junho, indica que os brasileiros possuem, em média, 1,9 computadores em suas casas. Os entrevistados gastam cerca de 5,3 horas diárias em frente do seu dispositivo doméstico.

A pesquisa encomendada pela Dell também averiguou os hábitos das pessoas no que diz respeito ao acesso a ferramentas profissionais em seus dispositivos domésticos. Cerca de 76% dos entrevistados afirmaram que acessam o e-mail do trabalho em seus computadores. Já pouco mais da metade (57%) disse ter permissão da empresa para o uso do equipamento pessoal no escritório e 46% possuem acesso a arquivos e documentos da empresa.

Outros 15% acreditam que a empresa onde trabalham não tem conhecimento sobre o uso de aparelhos pessoais para o acesso de informações corporativas. “Esse uso dos equipamentos pessoais no ambiente profissional, também conhecido como BYOD (Bring Your Own Device), representa um caminho sem volta e as empresas precisam estar preparadas para isso", destaca o presidente da Dell Brasil, Luís Gonçalves.

A pesquisa do Ibope Conecta entrevistou mil internautas que possuem computadores ou tablets.

Via Dell

Fonte: http://www.dell.com/learn/br/pt/brcorp1/press-releases/2015-07-23-research-ibopehttp://computerworld.com.br/metade-dos-brasileiros-sonha-trocar-de-pc-nos-proximos-seis-meses

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.