Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Mercado brasileiro registra 25% de queda na produção de computadores

Por| 04 de Setembro de 2015 às 14h35

Link copiado!

Mercado brasileiro registra 25% de queda na produção de computadores
Mercado brasileiro registra 25% de queda na produção de computadores

No acumulado de julho de 2014 a julho de 2015, a produção de computadores e periféricos no Brasil registrou queda de 24,9%, segundo dados de um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os componentes eletrônicos também despencaram no acumulado dos últimos 12 meses, em 24,6%. Os números são reflexos da desaceleração do mercado global de PCs, acentuada pela crise econômica brasileira.

De acordo com o levantamento, a fabricação de equipamentos de comunicação registrou queda de 8,3% no mesmo período. Em um ano, o setor de eletroeletrônico obteve uma retração geral da ordem de 22,5%, número preocupante para a indústria do setor. Segundo o instituto, o declínio obtido é resultado da redução de 15,7% da indústria elétrica e do recuo de 6,5% da indústria eletrônica.

Ao comparar os meses de julho de 2014 com julho de 2015, o resultado mostra uma queda ainda mais preocupante para o setor. A fabricação de equipamentos de informática e periféricos no mês obteve retração de 49,8% no comparativo anual. No mesmo parâmetro de comparação, a produção de equipamentos de comunicação caiu 45,8%. O segmento de componentes foi o único que apresentou crescimento, de 4,9%.

Continua após a publicidade

Ao isolar a indústria eletrônica, o levantamento do IBGE destaca os declínios de 39,2% dos equipamentos de informática e de periféricos, além de 32,3% de queda dos aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo.

No acumulado deste ano, de janeiro a julho, em relação ao mesmo período de 2014, a retração na fabricação da indústria de eletroeletrônicos foi de 18,1%. Este número é resultante do recuo de 28,9% da indústria eletrônica e de 6,8% da indústria elétrica.