Janeiro pode ser o último mês para consertar o seu iMac do final de 2012

Por Rafael Rodrigues da Silva | 14 de Janeiro de 2019 às 09h40
Tudo sobre

Apple

A partir do dia 30 deste mês, os modelos do iMac lançados no final de 2012 (tanto o de 21,5 polegadas quanto o de 27 polegadas) se tornam oficialmente obsoletos, o que quer dizer que, caso deem problema depois dessa data, as assistências técnicas da Apple não darão suporte a esses aparelhos (com exceção da Turquia e do estado da Califórnia, onde existem leis que obrigam a fabricante a oferecer suporte por um tempo maior aos equipamentos. Nesses lugares, esses aparelhos não serão considerados obsoletos, mas vintage).

De acordo com um memorando ao qual o site 9to5Mac teve acesso, mesmo depois da data as assistências oficiais da Apple ainda podem aceitar essas máquinas para reparos, mas apenas se eles tiverem as peças necessárias para efetuar o conserto. Caso essas peças tenham acabado no estoque, por serem considerados modelos obsoletos a Apple não tem a obrigação de disponibilizar as peças, e as assistências têm permissão de devolver o aparelho sem consertá-lo.

Isso quer dizer que, caso tenha um aparelho desse modelo, você tem pouco mais de duas semanas para levá-lo à assistência com a garantia de que o reparo será feito. Isso acontece porque, na maioria dos países, as empresas são obrigadas a dar suporte técnico a seus aparelhos até 5 anos depois do lançamento (as únicas exceções são o estado da Califórnia e a Turquia, que exigem uma suporte de pelo menos 7 anos). Assim, no dia 30 de janeiro deste mês, os aparelhos ultrapassarão esse período obrigatório, e a empresa não terá mais nenhuma obrigação de garantir o reparo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para ver toda a lista de aparelhos considerados obsoletos e vintages pela Apple, você pode entrar no site oficial da empresa. Vale lembrar que a medida vale apenas para assistências técnicas oficiais da Apple, com os usuários desses modelos de iMac podendo levar suas máquinas a outros locais se precisarem de reparo, ainda que não sejam oficiais da Maçã.

Fonte: 9to5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.