Microsoft libera build 16257 do Windows Server Insider Preview

Por Redação | 08 de Agosto de 2017 às 18h33

Acaba de ser liberada pela Microsoft a build 16257 do Windows Server para membros do programa Insider. A versão traz algumas melhorias e novidades, como pacotes de ferramentas de administração remota de servidores. 

Além disso, o Windows Subsystem for Linux (WSL) também está disponível para o Windows Server nesta atualização, algo que foi elogiado até mesmo pelas distros do Pinguim. Outra novidade bacana é a possibilidade de testar o WSL diretamente no Windows Server, já que ele roda os binários do Linux de forma nativa, sem modificações. Sendo assim, o administrador pode rodar várias linguagens, como Ruby, Python, Perl, scripts bash, node.js e outros tipos de ferramentas tradicionais do Linux. 

No entanto, o WSL ainda não suporta serviços persistentes do Linux, como daemons e jobs, em segundo plano. Para ativar o WSL e instalar uma distro, acesse o guia de instalação de 2016.

Outra novidade é a otimização dos downloads das atualizações do Windows Update e da Windows Store (algo presente no sistema operacional da Microsoft desde a atualização de aniversário do Windows 10). Agora, o Windows Server ganha mais praticidade com otimização de banda entre máquinas com o mesmo OS. Para ativar os downloads P2P entre máquinas rodando Windows Server, basta ir até Settings -> Update & Security -> Advanced Options -> Delivery Optimization e ativar a opção Allow downloads from other PCs.

Lembrando que a Microsoft dá acesso ilimitado aos insiders que usarem estas duas senhas para baixar o Windows Server durante o pre-release: 

Server Datacenter Core: B69WH-PRNHK-BXVK3-P9XF7-XD84W
Server Standard Core: V6N4W-86M3X-J77X3-JF6XW-D9PRV

Você administra servidor e faz parte do programa Insider? Para tirar eventuais dúvidas, não deixe de ler o conteúdo na página oficial de download do Windows Server Insider Preview.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.